A trajetória de Rodrigo Diaz de Bivar, mais conhecido como El Cid (Charlton Heston), herói espanhol do século XI que uniu os católicos e os mouros do seu país para lutar contra um inimigo comum: o emir Ben Yussuf (Herbert Lom). Esta longa jornada começou quando Rodrigo, um súdito do rei Ferdinand de Castella, Leão e Astúrias (Ralph Truman), liberta cinco emires que eram prisioneiros dele e por causa deste ato é acusado de traição. Don Ordóñez (Raf Vallone) o acusa inicialmente, mas na corte é o Conde Gormaz de Oviedo (Andrew Cruickshank) quem acusa duramente Rodrigo e humilha Don Diego (Michael Hordern), o pai de Rodrigo. Estes acontecimentos acabam provocando um duelo de Rodrigo com o Conde Gormaz, o campeão do rei. Rodrigo o mata, mas acontece que Gormaz também era pai de Jimena (Sophia Loren), a mulher que Rodrigo amava e com quem ele pensava em se casar. Mas, em virtude do acontecido, ela passa então a odiar (ou pensa, que odeia) Rodrigo, seu antigo amor. Aproveitando este momento conturbado Ramiro, rei de Aragão, exige a posse da cidade de Calahorra e sugere que ela seja disputada entre os paladinos de cada reino em uma luta até a morte. Então Rodrigo se apresenta para duelar pelo seu rei, pois ele tinha matado Gormaz, o antigo paladino, e se Rodrigo vencesse o combate contra Don Martin (Christopher Rhodes), que já tinha matado vinte e sete homens em combates corporais, seria perdoado pelo rei.
Clássico esplendoroso! Direção primeiríssima de Anthony Mann e atuações incríveis de Charlton Heston e Sophia Loren, filme indicado a três óscar, direção de arte, trilha sonora e canção. Roteiro bem construído nos seus três atos, com parte técnica impecável.El Cid é com certeza um dos maiores filmes épicos já feito.
Miguel Neto
66 seguidores
98 críticas
Seguir usuário
4,0
Enviada em 25 de janeiro de 2014
Um clássico, um épico, super comentado e eu nunca tinha assistido. Assisti pela primeira vez e adorei, só de imaginar que cada guerreiro que aparece nas batalhas é um homem de verdade e não uma repetição de efeitos especiais. O filme perde muito em qualidade para os filmes de hoje, mas temos que ver com outros olhos. As interpretações são muito dramáticas (como era comum na época), então a gente tem que se transportar para a época ...
Leia Mais
Wilson B.
1 crítica
Seguir usuário
5,0
Enviada em 31 de agosto de 2013
Devo ter assistido esse filme umas 5 vezes, porque adoro filmes de época que tem historias, bem como, sou fã de Charlton Heston e Sofhia Loren, atores extraordinários.
Quando assisti pela primeira vez, eu devia ter uns 12 anos, como passava de sábado a noite e no matine de domingo, acabei assistindo 2 vezes, quando já residia em outra cidade do interior de SP, já com 14 anos, estava passando, e fui eu novamente assistir ( no cinemas do ...
Leia Mais
Vinícius Rcc G.
2 seguidores
6 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 17 de agosto de 2012
Mais um épico estrelado por este brilhante ator e uma oportunidade de apreciar a interpretação e beleza de Sophia Loren.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade