O Operário
    Você assistiu O Operário ?

Joabe S.
    Joabe S.

Enviada em 13 de junho de 2015
    Ótimo filme! Excelentes atuações do elenco! Ótima história! É um filme que faz uma reflexão sobre o sofrimento pela culpa através de uma alienação do protagonista. A trama é bem elaborada e a atuação do protagonista é incrível! Vale a pena ver! Sem dúvida um ótimo filme!
    Cristiane S
    Cristiane S

Enviada em 17 de maio de 2015
    Perturbador!!!! O filme tem um roteiro desajustado, mas o enredo é muito original! Ademais a atuação de Bale é um espetáculo à parte.... Vale a pena conferir!
    Valerio M.
    Valerio M.

Enviada em 31 de janeiro de 2015
    Filme bom D++++++. Mas o que chama a atenção é atuação fenomenal de Christian Bale
    Fellipe  L.
    Fellipe L.

Enviada em 30 de setembro de 2014
    Ah,esse é o melhor FUCKING filme que já vi na vida. O suspense,o drama,as reviravoltas...não existe igual. E a atuação do Bale? Sensacional!!! Ele se dedicou inteiramente ao filme,felz uma dieta rigorosa ao extremo para poder incorporar o personagem e fez com sucesso. Creio que sem ele o filme nao passaria a ser ruim mas também não seria a obra que é. Não se fazem filmes assim constantemente mas se fizessem não teria tanta graça e/ou percepção da idéia que o filme tem a passar. Simplesmente incrível!
    Marcio A.
    Marcio A.

Enviada em 13 de maio de 2014
    Até nos silêncios pontuados nos mais de 100 minutos de projeção o filme deixa uma pista. Entre mosaicos que reforçam a amargura personificada brilhantemente por um irreconhecível Christian Balle, e a trama caleidoscópica inserida pelo Diretor Brad Anderson, tudo parece funcionar neste interessante filme... que revela a travessia de um homem que em busca de sua paz interior, percorrendo os mais obscuros percursos neste drama psicológico que envolve o espectador até o seu epílogo surpreendente. A ininterrupta e sombria trilha de Trevor, é desenvolvida diante de um roteiro denso e muito bem estruturado, não deixando espaço para furos ou equívocos. Balle brilha não apenas pela sua incômoda magreza, mas pela dedicação e luta pelo papel que se encaixou magnificamente bem no que diz respeito a esta extraordinária pelicula. O peso da amargura do protagonista flutua paralelamente com as reviravoltas de algumas descobertas reveladas no roteiro. É um drama psicológico que exala competência e capricha no clima pesado e sombrio, que realça ainda mais os tortuosos caminhos de Trevor. Excelente.
    Leopard S.
    Leopard S.

Enviada em 12 de janeiro de 2014
    Uma aula de terror psicológico onde Christian Bale,de modo surpreendentemente corajoso,aparece de forma esqueleticamente magra para "entrar" no personagem - Trevor Reznik , um homem muito debilitado fisicamente,que sofre de insônia e amnésia - provando que o seu profissionalismo pode ser testado até os limites mais altos dos desafios da carreira.

O Operário é simplesmente início,a confusão,a amnésia e principalmente a insônia do personagem,causa no espectador uma espécie de angústia,que somada à aparência do personagem,se torna uma coisa de causar calafrios.

Para quem gosta do gênero,um prato mais do que dos ápices dessa categoria de eiramente uma obra de arte! Excelente!
    Victor B.
    Victor B.

Enviada em 17 de novembro de 2013
    Ao meu ver um marco cinematográfico da última década, Bale no ápice do sacrifício e glória, uma trama um tanto confusa ligada ao envolvente, um racha cuca, que tira tudo de obvio e cronológico ao seu decorrer, guiando cada um a uma linha de raciocínio, talvez oposta, talvez exata, algo que só ganha sentido quando o próprio se faz presente, deixando o filme a ser completamente entendido a partir do final. spoiler: Diria que é um daqueles que não acaba no final, e sim começa, a se encaixar, quanto ao espaço, tempo, cronologia, sentido, como em um golpe de luz quebrando a escuridão, e através do que antes era apenas confusão, The Machinist ganha um espetáculo de interpretações
    Maria Vizone V.
    Maria Vizone V.

Enviada em 18 de agosto de 2013
    Pode não ser um grande filme, o ator e muito bom. spoiler:
    Raildon L.
    Raildon L.

Enviada em 18 de agosto de 2013
    Há filmes que mostram, com esmerada maestria, a insanidade. Clube da Luta (Fight Club, EUA, 99) pertence a essa categoria. O longa-metragem de David Fincher comprovava ser possível arrancar dos porões norte-americanos uma certa loucura que parecia escondida pelo conservadorismo vigente daquele país.

Apesar da extravagância de seus conceitos, que fortaleciam a degradação do homem perante as exigências da sociedade moderna, a película conseguia ser determinante ao mostrar a angústia de viver no paradoxo Dr. Jekyl/.

Já em Spider - Desafie Sua Mente (Spider, Can/Ing, 2002) , o diretor David Cronemberg invade a mente do seu protagonista (Ralph Fiennes, de O Jardineiro Fiel) em busca de respostas para seus conflitos internos. Com uma narrativa seca dando enfoque ao que seria a distorção da realidade, acompanhamos o seu ponto-de-vista para o que teria provocado a destruição de sua mente. Cronemberg utiliza o roteiro de tal maneira que o público passava a enxergar pelos olhos do personagem, percebendo com afinco essa problemática.

Neste O Operário (The Machinist, Esp, 2004), temos um exemplo ainda mais pertinente da falência da razão. Trevor Heznik (Christiam Bale) não dorme há cerca de um ano. Olheiras profundas e uma magreza surreal completam seu estado físico. Aparentemente, seus parceiros de trabalho notam que algo de estranho está acontecendo com ele, contudo, seu caráter anti-social termina por afastar essas preocupações. Isolado, Heznik jamais permitiria a intromissão de elementos de fora em seus anseios e perturbações.

Um desleixo, de sua parte, acaba provocando um acidente que faz um dos operários, do local em que ele trabalha, perder o braço. O que acaba servindo de agravante para a sua situação. Heznik, culpado, procura explicações na distração provocada por um funcionário que acabava de ser contratado. Para sua surpresa, esse homem se tratava de uma imagem refletida do seu inconsciente.

A partir desse trauma, qualquer resquício de razão que ainda teimava em resistir dentro de sua cabeça acabava de ser exterminado daquela existência. Heznik já não podia distinguir realidade de ficção. É tanto que, uma obsessão aguda em procurar a figura inexistente toma conta do seu cotidiano. Instala-se um quadro psicótico que o público parece sentir na própria pele. Fatos de sua vida vão se misturando como peças de um quebra-cabeça e, ao passar da narrativa, percebemos que há um complô de idéias borbulhando entre uma explicação plausível.

O conflito de O Operário se formaliza na medida em que o próprio Heznik não crê estar enfrentando o problema da esquizofrenia. Como aceitar estar enlouquecendo? Essa dúvida ganha força no sentido em que Heznik descobre não ter mais escapatória. Seu destino é a loucura. Sua realidade é a ilusão. O que apenas robustece uma certa angústia perpassada por filmes dessa estirpe: o medo de perder a consciência.
    Ingrid C.
    Ingrid C.

Enviada em 9 de julho de 2013
    A história é envolvente e tem de prestar bastante atenção pra entender, só conseguiu fechar os olhos quando entendeu o pq sua vida estava de cabeça para baixo e se arrependeu ! Por achar que ele fosse o bonzinho do filme fiquei com um pouco de pena do fim que teve, mas com certeza justo... era ele mesmo o assassino.