Minha conta
    A Voz do Coração
    Média
    3,9
    190 notas
    Você assistiu A Voz do Coração ?

    12 Críticas do usuário

    5
    6 críticas
    4
    3 críticas
    3
    0 crítica
    2
    3 críticas
    1
    0 crítica
    0
    0 crítica
    Organizar por
    Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
    Kamila A.
    Kamila A.

    6.993 seguidores 776 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 21 de dezembro de 2015
    O cinema está repleto de histórias de superação e de relatos de pessoas que venceram barreiras em busca de um objetivo. O filme francês A Voz do Coração, do diretor Christophe Barratier, reúne dois grandes clichês do cinema: o homem que repensa a sua vida diante da morte de uma pessoa querida e o professor que disciplina alunos inicialmente rebeldes, mostrando-os uma nova oportunidade de vida.

    Em outras palavras, podemos definir A Voz do Coração como um encontro entre Cinema Paradiso, filme do diretor italiano Giuseppe Tornatore, e Ao Mestre Com Carinho, filme estrelado por Sidney Poitier. O filme começa com Pierre Morhange (interpretado, curiosamente, pelo mesmo ator que fez o Totó adulto de Cinema Paradiso), um maestro aclamado no mundo da música. Morhange se prepara para mais um concerto quando recebe a notícia do falecimento de sua mãe, Violette. Morhange retorna para a sua cidade natal e lá encontra Pepinot, um amigo que trará lembranças de sua infância e, principalmente, do homem que lhe revelou – e lapidou – o seu talento musical.

    Morhange e Pepinot eram dois dos garotos que moravam no internato “Fundo do Poço”, instituição que abrigava meninos problemáticos. O local era, literalmente, um fundo do poço e um inferno, no qual os meninos eram tratados com muita rigidez (vide o lema “Ação, Reação!”) e pouco carinho. Ou seja, no lugar de “reformar” o caráter, a instituição só fazia aumentar a revolta dos garotos. Faltava no internato alguém com sensibilidade, alguém que fosse leniente (e não conivente) e cúmplice dos garotos. Esse alguém era Clarent Mathieu, o novo professor e inspetor da instituição.

    Mathieu fica inicialmente chocado com a maneira como a disciplina é imposta aos garotos. Ele fica ainda mais abismado ao observar a complacência com que a equipe de professores trata o diretor do internato (que causava medo tanto nos meninos, quanto em Mathieu). Ele decide ir na contramão dos fatos e mostra que pode ser amigo dos seus alunos e, mesmo assim, exigir respeito deles. Entretanto, a disciplina continuava um problema, e é num daqueles momentos únicos que ele enxerga a solução. Mathieu é um músico frustrado e, ao ver os meninos cantarem harmoniosamente músicas de deboche, resolve montar um coral. É aí que se tem início ao desfile de clichês que passam pela grande tela na hora final de A Voz do Coração.

    Indicado a dois Oscar 2005 (nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Canção Original, pela bela Vois sur ton chemin), A Voz do Coração é um daqueles filmes que é previsível (a platéia antecipa cada cena ou reviravolta); mas, mesmo assim, não perde o efeito e emociona, revolta e nos faz rir. Este é um exemplo de fórmula do cinema que nunca fica velha e que nunca cansará de ser visitada – e revisitada.
    Carlos Eduardo P.
    Carlos Eduardo P.

    36 seguidores 15 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 19 de janeiro de 2015
    Emocionante e de uma sensibilidade ímpar. Adorei e indico a todos, principalmente educadores.
    Luciano Deppa B
    Luciano Deppa B

    23 seguidores 9 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 22 de fevereiro de 2015
    Sensível ao ponto de expor o quanto nosso sistema educacional oprime e corrompe sem perder a emoção e sem deixar de indicar caminhos.
    AllanSiao
    AllanSiao

    12 seguidores 8 críticas Seguir usuário

    2,5
    Enviada em 9 de fevereiro de 2012
    Eu assisti este filme e adorei, realmente é um filme que mostra a realidade nas escolas; a falta de recurso para os professores consegurem abordar uma certa atividade perante seus alunos nota 10 otimo filme.
    L??????e???o? L
    L??????e???o? L

    3 seguidores 14 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 22 de dezembro de 2014
    Ótimo filme ! a história me prendeu do começo ao fim, combatendo raiva com amor,final bom..
    Carla S.
    Carla S.

    6 seguidores 1 crítica Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 22 de outubro de 2012
    Pra quem trabalha com educação, é uma ótima maneira de aprender a educar de verdade, mesmo sendo em épocas diferentes. Ainda há salvação para a educação no nosso país.
    Thiago V.
    Thiago V.

    5 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 20 de fevereiro de 2016
    spoiler: O filme mostra a história de um maestro que retorna a sua cidade após a morte da sua mãe, e reencontra um amigo de infância que o faz relembrar desta época de sua vida e do professor que revelou seu talento musical. O maestro e seu amigo eram considerados meninos "problemáticos" e moravam em uma escola interna, em que era pregada a rigidez, principalmente pelo diretor da instituição, que adotava o lema da "ação e reação". Com a chegada de um novo inspetor, com um perfil mais humano e paciente com as crianças, se descobri que os alunos do colégio interno poderiam formar um coral, o que contribui muito para resolver o problema da indisciplina. No fim, o professor acaba se tornando amigo dos alunos e revela o talento do maestro para a música.
    Tássia Bastos
    Tássia Bastos

    1 seguidor 19 críticas Seguir usuário

    2,5
    Enviada em 9 de fevereiro de 2012
    Filme lindooo!
    valter W
    valter W

    2 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 16 de outubro de 2014
    Excelente filme!!! Valeu cada minuto. Emocionante! Do começo ao fim... algo raro nos filmes contemporâneos.
    Elizabeth G.
    Elizabeth G.

    1 crítica Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 9 de junho de 2015
    Adorei o filme. Mostra bem como era o ensino tradicional, daquele periodo.
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top