Cinema Paradiso
    4,7
    Você assistiu Cinema Paradiso ?

Sílvia Cristina A.
    Sílvia Cristina A.

Enviada em 8 de janeiro de 2013
    É muito difícil não se emocionar com "Cinema Paradiso". Ele mexe profundamente com o lado infantil que escondemos dentro de nós; o traz à tona e nos faz chorar como criancinhas diante de um conto de fadas. Porém, "Cinema Paradiso" está muito longe de ser uma história da carochinha. Com uma linguagem extremamente simples, o filme é uma comovente e inesquecível homenagem ao cinema e a todos os seus amantes. Lembra com saudosismo o tempo em que as salas de projeção eram local privilegiado de encontro entre as pessoas , transformando o ato de ir ao cinema num significativo evento social. "Cinema Paradiso" tem muitos temas paralelos: a amizade , a descoberta do amor, a importância de seguirmos a nossa vocação, a inutilidade de tentarmos esquecer ou superar alguns fatos que determinam a nossa vida. De um lado , temos Totó que se consagrou como cineasta , mas que nunca se realizou afetivamente , depois de perder seu amor de juventude. Do outro, temos Alfredo, o projecionista de o "Cinema Paradiso" , um homem simples e sem instrução , que descobrimos ao final ter uma alma de cineasta , o que ressalta a dolorosa verdade de que muitas pessoas não têm a menor possibilidade de expressarem o que são e o que sentem ; são complemente esmagadas pela vida e pelas circunstâncias , restando a elas apenas sobreviver e de vez em quando sonhar. Vale destaque a cena final , que é antológica ; uma espécie de síntese do filme sonorizada magistralmente pela música "O tema do amor" , de Andrea Morricone. Extremamente afetivo , sensível e comovente! Um filme essencial para qualquer cinéfilo.
    Enviada em 20 de dezembro de 2015
    Uma bela homenagem ao cinema.
    "Cinema Paradiso" nos leva a um lindo conto de amizade.Ao longo do filme nos emocionamos com facilidade.Desde a bela dinâmica entre 'Totó' e Alfredo,até as belas cenas de filmes clássicos,que são rodadas no "Nuovo Cinema Paradiso".
    Começo ,meio e fim mais do que perfeitos.

-Filme assistido em 20 de Dezembro de 2015
    -Nota 10/10
    Ibsen P.
    Ibsen P.

Enviada em 1 de setembro de 2015
    Defina cinema: - cinema paradiso. Com cem merreis, faz melhor que 99,9 % dos filmes feitoa até hj. A cena final é simplesmente a mais emocionante do cinema.
    ziul
    ziul

sem dúvida nenhuma uma obra-prima do cinema no cinema.
    Tartufo
    Tartufo

Enviada em 17 de agosto de 2014
    Simplesmente fantástico quem curte cinema como eu não deve deixar de assisti-lo.

O garoto totó dá um show de interpretação.

Em maio deste ano estive em Torino na mole antonelliana, Museo do Cinema e realizei um sonho antigo que tinha de conhecer um dos melhores museus do mundo sobre a sétima arte.

Che Cosa bela.
    Stanley
    Stanley

Um filme belissimo, de uma sensibilidade a flor da pele. Um grande diretor italiano que sabe colocar o sentimento bem dosado, sem cair no sentimentalismo piegas de alguns filmes dramaticos. O filme e um poema, algo que enternece a cada um de nos e, na verdade, e uma admiravel homenagem ao cinema. Tornatore, como os grandes diretores italianos, sabe como colocar as emocoes na dose certa.
    Carlos P.
    Carlos P.

Enviada em 15 de julho de 2020
    A trilha do filme é o ápice das trilhas sonoras, uma obra-prima. Não há como separar a trilha do filme, a história é contada não só pelas falas ou pelo visual, mas pela trilha também(muitas vezes mais pela trilha do que por todo o resto). Uma das obras que vai ficar eternizada pela bela homenagem ao cinema, mas também pelo excelente trabalho do gênio Enio Morricone.
    Vagne L
    Vagne L

Enviada em 3 de setembro de 2018
    Pode ser resumido como a melhor homenagem feita pelo cinema a si próprio.
    O Filme é impecável e há tudo o que é necessário para trazer a tona muitas emoções. É capaz de nos gerar inúmeras reflexões sobre a vida, com suas perdas, ganhos, e em como a realidade é infinitamente mais dura que os filmes.
    Totó, um personagem cuja doçura, ingenuidade e amor traduzem como é bom amar com o coração de uma criança.
    Cinema Paradiso, Obrigado!
    Bruno Campos
    Bruno Campos

Enviada em 16 de fevereiro de 2018
    A emocionante e singela amizade entre Toto e Alfredo, através da magia do Cinema. O grande diretor Giuseppe Tornatore cria uma atmosfera de encantamento por cada um dos inúmeros personagens de uma pequena cidade, de forma arrebatadora para o espectador, levado e experimentar sua infância, com direito a saborear poeticamente tudo aquilo como se fosse seu, sua própria memória vividamente não vivida. Um traço de Fellini e um toque de Ariano Suassuna são sentidos no tempero desta linda história. Oscar de Filme Estrangeiro.

Enviada em 16 de agosto de 2017
    O melhor Filme estrangeiro da História do cinema mundial, um roteiro deslumbrante e pouco visto na sétima arte, atores escolhidos a dedo pelo roterista, começo fascinante, meio muito bem desenvolvido e final comovente e muito amoroso, um filme pra guardar no coração!!!