Ran
Pôster de  Ran
Usuários
4,3 50 notas, 5 críticas
Meus amigos
--
Avaliar :
0.5 Horrível
1 Muito ruim
1.5 Ruim
2 Fraco
2.5 Regular
3 Legal
3.5 Bom
4 Muito bom
4.5 Ótimo
5 Obra-prima

Sinopse

Japão, século XVI. Hidetora (Tatsuya Nakadai), o poderoso chefe do clã dos Ichimonjis, decide dividir seus bens entre os três filhos: Taro Takatora (Akira Terao), Jiro Masatora (Jinpachi Nezu) e Saburu Naotora (Daisuke Ryu). Com o primeiro fica a chefia do feudo, as terras e a cavalaria. Os outros dois ficam com alguns castelos, terras e o dever de ajudar e obedecer Taro. Saburu, prevendo as desgraças que viriam, se mostra contrário à decisão paterna. Expulso do feudo e acaba sendo acolhido por Nobuhiro Fujimaki (Hitoshi Ueki), de quem se torna genro. Hidetora vai ao seu antigo castelo, que agora é de Taro, e não é bem recebido. O mesmo acontece ao visitar Jiro e, isolado em seu ex-império, Hidetora se aproxima da insanidade.

imagem de Ran Trailer Original 2:02
4.240 visualizações
Imagem da notícia Cidade de Deus está entre os 100 melhores filmes estrangeiros de todos os tempos
NOTÍCIAS - Visto na Web
domingo, 4 de novembro de 2018
Imagem da notícia Filmes adaptados de Shakespeare serão tema de mostra de cinema
NOTÍCIAS - Festivais e premiações
De 5 a 17 de setembro no Rio de Janeiro.
terça-feira, 5 de setembro de 2017
Imagem da notícia Parabéns para eles! Relembre 50 filmes que completam 30 anos em 2015
NOTÍCIAS - Visto na Web
1985 foi palco de clássicos inesquecíveis do cinema... Você já assistiu a todos eles?
domingo, 30 de agosto de 2015
foto de Tatsuya Nakadai
Personagem : Hidetora Ichimonji
foto de Masayuki Yui
Personagem : Tango Hirayama
foto de Mieko Harada
Personagem : Kaede
foto de Akira Terao
Personagem : Taro Takatora Ichimonji

Críticas dos usuários: eles gostaram

As melhores e mais úteis críticas
5,0
Enviada em 21 de outubro de 2020
Uma das obras primas do monstro sagrado Akira Kurosawa, aqui agraciado com a indicação no óscar de melhor diretor, filmes ainda indicado nas categorias de melhor Fotografia, quer talvez merecia sorte melhor, assim vencendo Entre dois amores, direção de arte e saiu vencedor como melhor figurino. Aqui temos um roteiro redondo, com um desenvolvimento de primeiríssima qualidade. Ran é um dos grandes filmes dos anos 80.
5,0
Enviada em 22 de março de 2021
Os filmes de Kurosawa são marcados pelas belas fotografias, dramas pesados e muita, muita poesia. Ran está classificado, para mim, como um dos seus três melhores filmes, ao lado de Sonhos e Os 7 Samurais. Baseado na história do Rei Lear de Shakespeare, conta a saga do clã Ichimonji, comandado com mãos de ferro pelo patriarca samurai Hidetora, que aos 70 anos decide se aposentar e transferir para os 3 filhos todo o poder de seus castelos ...
Leia Mais
4,5
Enviada em 20 de dezembro de 2021
Kurosawa foi um dos grandes gênios do cinema. Suas obras atravessaram continentes e gerações. Ran(caos) não fica para trás. O único problema é que o filme fica cansativo em alguns pontos, fora isso é um trabalho que beira a perfeição. É baseado na obra Rei Lear, de Shakespeare, mas me arrisco a dizer que ficou melhor do que o próprio Shakespeare projetou. Um filme que deve estar na lista obrigatória de todo amante de cinema.
5,0
Enviada em 12 de maio de 2015
Fantástico filme. E uma grande reflexão nas questões que envolvem sucessão.

Detalhes, detalhes

Durante 10 anos Akira Kurosawa planejou cada cena de Ran, preparando storyboards que mostravam como cada cena deveria ser rodada.Na época do início das filmagens de Ran a visão do diretor já estava bastante prejudicada, o que o impedia de rodar sozinho as cenas. Ele contou então com o auxílio de diversos ajudantes, que se basearam nos storyboards já prontos para preparar cada take.

Prêmios

OSCAR1986Melhor FigurinoIndicaçõesMelhor Diretor - Akira KurosawaMelhor Direção de ArteMelhor FotografiaGLOBO DE OURO1986Melhor Filme EstrangeiroBAFTA1987Melhor Filme EstrangeiroMelhor MaquiagemIndicaçõesMelhor Roteiro AdaptadoMelhor FotografiaMelhor FigurinoMelhor CenografiaCÉSAR1986Melhor Filme EstrangeiroMelhor CartazBODIL1986Melhor Filme EuropeuFESTIVAL DE SAN SEBASTIÁN1985Prêmio OCIC

Produção gigantesca

Ran utilizou cerca de 1400 figurantes e 200 cavalos, sendo que muitos deles tiveram que ser importados dos Estados Unidos para a realização do filme.O castelo destruído foi realmente construído pela equipe do filme, num local próximo ao Monte Fuji.

Detalhes técnicos

Nacionalidades Japão, França
Distribuidor -
Ano de produção 1985
Tipo de filme longa-metragem
Curiosidades 5 curiosidades
Orçamento 11 500 000 USD
Idiomas Japonês
Formato de produção -
Cor Colorido
Formato de áudio -
Formato de projeção -
Número Visa -

Mais filmes : Melhores filmes do ano 1985, Melhores filmes Ação, Melhores filmes de Ação de 1985.