A Última Tentação de Cristo
    Você assistiu A Última Tentação de Cristo ?

Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 17 de setembro de 2020
    Baseado no livro escrito por Nikos Kazantzakis, quando estreou nos cinemas de todo o mundo, o filme “A Última Tentação de Cristo”, dirigido por Martin Scorsese, ficou envolto em controvérsia - muito em parte por causa de sua temática: que tenta retratar a jornada de Jesus Cristo (interpretado por Willem Dafoe) como um homem normal, com sentimentos e tentações comuns a cada um de nós.

Isso ocorreu, apesar da mensagem contida no prólogo do filme, que nos informa que a história que iremos assistir não se trata de algo baseado na Bíblia, e sim uma tentativa de entrar na mente de alguém que, com certeza, deve ter tido as suas lutas internas, tendo em vista a enormidade da missão que Ele teve em sua existência. Até uma frase do autor do livro é inserida no prólogo, de forma a que possamos compreender o que se passava na mente dele quando ele escreveu a obra.

“A Última Tentação de Cristo” retrata alguns dos momentos mais conhecidos da trajetória de Jesus, porém com uma diferença dos relatos bíblicos, que nos mostram um Jesus sereno e pacífico. O Jesus que o filme nos apresenta é alguém angustiado, que aguarda sempre por um sinal, por algo que confirme o que Ele deve fazer. No seu calvário na cruz, Ele passará por uma última tentação, por um último conflito, em busca da luz final.

Indicado a 01 Oscar 1989 - de Melhor Diretor, para Martin Scorsese -, “A Última Tentação de Cristo” é um filme que se estende desnecessariamente, mas que é um exercício importante de um dos grandes diretores que o cinema já viu. É uma obra contemplativa, reflexiva e que não foi feita para agradar. O que ela deseja é nos desafiar a enxergar uma outra perspectiva. Como você a encarará, será uma experiência altamente pessoal.
    Guilherme M.
    Guilherme M.

Enviada em 2 de outubro de 2013
    Mais um classico de Martin Scorsese que vale a pena ser visto !!
    c4rlc4st
    c4rlc4st

Enviada em 28 de abril de 2019
    Para se aproximar de Deus, os cristãos tentam se santificar e deixar de lado sua humanidade. Mas e para Deus se aproximar dos humanos?
    Scorsese traz uma resposta a essa pergunta, pois baseado no livro da década de 50, constrói o Jesus mais humano do cinema, com seus medos, dúvidas, anseios e sentimentos. Esse personagem é muito mais palpável e possível de se identificar do que com as figuras intocáveis que costumam representar Jesus.
    Com uma direção competente e corajosa, o filme causou e ainda pode causar muitas controvérsias, mas só para aqueles que não conseguem extrair a mensagem e se importam apenas com convenções de gênero, em que Jesus é perfeito em atos e pensamentos.
    felipe
    felipe

um dos melhores e mais corajosos filmes do Martin Scorsese. genial.
    Rafael V
    Rafael V

A Última Tentação de Cristo:
    Uma obra polêmica, mas que mostra o que é essencial numa pessoa, num homem, os seus desejos, sentimentos e pecados e, Jesus Cristo não foge a regra, pois também é homem e, portanto, tem todos sentimentos típicos do ser humano. A Igreja pode não gostar, mas que o filme conta uma história humana e podemos até dizer: cristã, conta! Ótima direção de Scorsese e excelente atuação de William Dafoe como Jesus Cristo. Nota: 9.
    Marcelo B.
    Marcelo B.

Enviada em 4 de maio de 2013
    A primeira parte do filme é até um pouco maçante mas vale a pena continuar a assisti-lo até porque em determinado momento ele se torna de um brilhantismo tal que nos vemos diante de uma arte primorosa!
    Kleber L.
    Kleber L.

Enviada em 3 de abril de 2024
    pensei q fosse uma blasfêmia a Jesus, mais ou menos... filme muito doido; faz pensar e ver o q talvez Jesus... o q sei é q vale à pena ser visto!... consumatum est!
    Arthur
    Arthur

Enviada em 13 de janeiro de 2022
    Talvez o filme mais polêmico da filmografia de Martin Scorsese, A Última Tentação de Cristo é uma adaptação cinematográfica do controverso romance de mesmo título de Nikos Kazantzakis. É um filme de ficção que não se baseia nos quatro Evangelhos e no retrato de Jesus que é amplamente conhecido pelos cristãos. É estrelado por Willem Dafoe como Jesus Cristo junto com Harvey Keitel, Barbara Hershey, David Bowie e Harry Dean Stanton.

O filme retrata a vida de Jesus Cristo e suas lutas com várias formas de tentação, como medo, dúvida, depressão, relutância e luxúria. Em outras palavras, explora Jesus como um ser humano sujeito ao pecado. para ver mais de sua natureza física e as lutas que ele teve com ela em vez de sua natureza espiritual. Também podemos vê-lo aplicar os ensinamentos que ele deu aos israelitas durante seu tempo aqui na terra e sua vitória vitoriosa das lutas do pecado. Além disso, os temas de pecado, culpa e redenção foram explorados nesta história fictícia com total desrespeito às crenças e dogmas religiosos. Além disso, o filme deve ser creditado por sua busca honesta e sincera da verdade, especialmente porque investiga como o próprio Jesus teria lidado com o pecado, a culpa e a tentação.

A sequência final do filme foi considerada blasfema e controversa por muitos cristãos em todo o mundo, pois mostra Jesus, enquanto crucificado na cruz, sendo tentado por Satanás. casou-se com Maria Madalena e vive uma vida de homem comum. Mas depois, ele pediu perdão a Deus e o aceitou mais uma vez como o único filho de Deus ao saber do erro que ele cometeu. Embora essas cenas tenham feito os cristãos protestarem e lutarem para que o filme seja banido em alguns países cristãos, o filme de Scorscese oferece ao espectador uma forma de investigação especialmente no que diz respeito a como Jesus, que é percebido ser um ser humano perfeito, teria reagido às mesmas situações que passamos na vida.

Se o espectador abrir a mente ao ver este filme e deixar de lado suas crenças religiosas cularmente cristãos, apreciaria um filme grande, comovente e honesto sobre Jesus durante sua vida aqui na terra se ele estivesse sujeito às mesmas condições de um homem comum, particularmente tentação, pecado e culpa. Ao fim o longa consegue te fazer sentir emoções positivas pelo sacrifício de Cristo. Um filme sensível, alegórico e acima de tudo um dedicado estudo de personagem, dificilmente terei vontade de reassistir, mas ainda sim uma experiência incrível.
    Willian 2014
    Willian 2014

Enviada em 27 de abril de 2014
    É um filme excelente sobre Jesus,esse filme foi baseado em um livro com o mesmo nome. spoiler: Este filme não se baseia no Evangelho,mas numa exploração imaginária do eterno conflito espiritual.
    .Ele mostra como seria se Jesus não tivesse feito o sacrifício na cruz. spoiler: O"anjo"que tirou Jesus da cruz,foi Satanás,que o enganou,dizendo que Deus não queria que ele mais morresse
    .Recomendo.
    Hedy F.
    Hedy F.

Enviada em 3 de abril de 2018
    Um trabalho magistral que humaniza Jesus (em uma atuação primorosa e apaixonada de Willem Dafoe) que apenas exalta a mensagem da importância do sacrifício que ele tem que fazer pela humanidade. Ao não seguir fielmente a Bíblia e adaptar o romance homônimo, Scorsese tece um estudo sobre a fé e sobre sacrifícios. Um filme de orçamento pequeno até para época, mas visualmente inventivo e deslumbrante. Um dos melhores filmes já feitos sobre Jesus Cristo e um dos poucos a ir além do que está nos textos sagrados.