O Grande Desfile
Curiosidades, bastidores, novidades, e até segredos escondidos de "O Grande Desfile" e da sua filmagem!

Morte nas filmagens

O eletricista Carl Barlow morreu durante a produção quando ele escorregou e caiu de uma plataforma.

Da ideia de fazer o filme até a execução

O diretor King Vidor reclamou ao produtor da MGM Irving Thalberg que estava cansado de fazer filmes que ficavam em cartaz durante apenas 1 semana e que gostaria de fazer um filme de guerra com um enfoque diferente. Thalberg ficou bastante empolgado com a ideia e tentou comprar os direitos autorais do espetáculo da Broadway "What Price Glory", escrito por Maxwell Anderson e o veterano da Primeira Guerra Laurence Stallings. Já que os direitos da popular peça anti-guerra já haviam sido comprados, ele contratou Stallings para ir até Hollywood e escrever o roteiro do filme que Vidor havia sonhado em fazer. Stallings apareceu com "O Grande Desfile", uma história anti-guerra que dispensava os conceitos tradicionais de heroísmo, focando mais na história de amor entre um soldado americano e uma garota francesa. Depois que Vidor completou a fotografia principal do filme, Thalberg fez a edição bruta e realizou um pequeno pré-lançamento antes da real estreia. O público respondeu bem, e Thalberg decidiu expandir as cenas de guerra, uma vez que Vidor havia feito um filme ambientado na guerra sem nenhuma cena de guerra. Assim, Vidor fez a famosa cena em que o exército marcha, e contou com 3000 figurantes, 200 tanques e 100 aviões. Depois que Vidor foi para outro projeto, Thalberg fez outras cenas de batalha dirigidas pelo diretor George W. Hill. O resultado foi um filme de enorme sucesso, e a película muda mais lucrativa da produtora MGM.

Um filme lucrativo

É o filme mudo mais lucrativo de todos os tempos, e fez 22 milhões de dólares ao redor do mundo na época do seu lançamento.

O empréstimo do departamento de guerra americano

O departamento de guerra americano emprestou aos produtores do filme 200 tanques de guerra, aproximadamente 4000 soldados e 100 aviões para serem usados no filme.

Quase nada para o diretor

O filme foi um grande sucesso. Quando a MGM descobriu que uma cláusula no contrato do diretor King Vidor dava a ele 20% do lucro, os advogados do estúdio ligaram para o diretor e agendaram uma reunião. Na reunião Vidor foi persuadido a vender sua participação no filme por uma pequena quantia. O filme ficou 96 semanas no Astor Theater e fez 5 milhões de dólares (uma quantia enorme na época, mais ou menos, 50 milhões de dólares em 2003), se tornando o filme mais lucrativo da MGM até aquela época. Vidor depois deu a seguinte declaração: "Assim eu me poupei de me transformar em um milionário em vez de ficar de continuar sendo um jovem diretor que se esforça para fazer algo sempre interessante e diferente com a câmera".

Curiosidades de filmes mais lidas dos últimos 30 dias
  • O Morro dos Ventos Uivantes (2026)
  • A Ilha dos Prazeres Proibidos (1978)
  • O Agente Secreto (2025)
  • Zootopia 2 (2025)
  • Avatar: Fogo e Cinzas (2025)
  • Uma Batalha Após A Outra (2025)
  • Valor Sentimental (2025)
  • Pecadores (2025)
  • Marty Supreme (2025)
  • Cara de Um, Focinho de Outro (2026)
  • Alerta Apocalipse (2026)
  • Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - Castelo Infinito (2025)
  • De Olhos Bem Fechados (1999)
  • Ninfomaníaca - Volume 1 (2013)
  • Michael (2026)
  • Sonhos de Trem (2025)
  • Bastardos Inglórios (2009)
  • Pisque Duas Vezes (2024)
  • Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria (2025)
  • O Morro dos Ventos Uivantes (2011)