Ray
    Você assistiu Ray ?

Guilherme M.
    Guilherme M.

Enviada em 16 de agosto de 2013
    A Superação de Ray Charles para chegar ate a fama é comovente e a atuação de Jamie Foxx é um Espetaculo !!
    Enviada em 28 de janeiro de 2015
    As histórias reais sempre chamam bastante atenção.E se for a de um ídolo,é sempre melhor.Ray Charles é representado aqui por Jamie Foxx.Uma das boas coisas no filme,é poder ver a atenção de Foxx ,ao interpretar Ray.Com uma grande dedicação,e onde acaba trazendo os perfeitos trejeitos do astro.O que é bastante interessante em todo o filme também,é que pouco a pouco descobrimos a história.Simultaneamente a acompanhamos a infância sofrida,quando se descobre a doença que lhe causa a perda da visão.Até a sua idade adulta,quando Ray já se consagra em sua área.Mais ainda assim não deixa de ser sofrido.O filme nos reserva momentos que são bem curiosos,onde destaca o envolvimento com drogas e bastante mulheres.Temos um elenco grandioso,e que mostra um bom trabalho ao longo.Mesmo aparecendo após muito tempo no filme,Kerry Washington mostra uma beleza fora do normal.
    Thais M
    Thais M

Enviada em 2 de julho de 2013
    O Jamie como Ray ficou perfeito, imagine fazer o papel de um deficiente visual ... Emocionante , adoro filmes biograficos e que retratam essa época .E como ele fez sucesso com as mulheres hein?!
    Lucas S.
    Lucas S.

Enviada em 6 de agosto de 2017
    Trata-se da biografia de Ray Charles, abordando desde sua infância até seu ponto alto na música mundial.
    A trilha sonora é esplêndida, como é de se esperar. Até quase se torna um musical, se assim não o for.
    As vezes o filme torna-se meio massante, creio que pelo excesso de cenas que poderiam ser dispensadas.
    Mas é um bonito filme, de se admirar e se beneficiar dele.
    A interpretação de Jamie Foxx está sensacional.
    Considerem assisti-lo.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 20 de setembro de 2015
    Ray Charles, sem dúvida, marcou seu nome como uma lenda da música. Assim como todo músico, Charles teve suas influências: o R&B, o Gospel, o Blues, o Jazz e o Country. No entanto, a maior influência que Ray sofreu não podia ser encontrada em suas composições, e sim na sua personalidade e no tipo de homem que Ray se tornou. Foi a mãe de Ray, Aretha (Sharon Warren, simplesmente fantástica), quem foi fundamental para a vida do músico. Aretha mostrou para Ray, assim que ele ficou cego (aos sete anos de idade), que ele nunca teria que ser tratado como aleijado pelas pessoas e que ele não deveria viver de caridade. Para ela, Ray teria que ser independente. Por estas razões, ela ensinou o filho a se virar desde cedo.

É a influência de Aretha o elemento mais importante da cinebiografia Ray, filme do diretor indicado ao Oscar 2005 Taylor Hackford (“Advogado do Diabo”) e estrelado pelo vencedor do Oscar 2005 de Melhor Ator Jamie Foxx. As lembranças e os conselhos da mãe visitarão a cabeça de Ray nos piores momentos de sua vida.

Ray retrata muito bem todos os percalços e, depois, bonanças que fazem parte da carreira de um músico. Está tudo na grande tela: os primeiros testes, a primeira banda, os empresários inescrupulosos que roubam e exploram os músicos, os companheiros de banda insensíveis, o primeiro contrato com uma gravadora, o primeiro hit, a dificuldade de manter o sucesso e apresentar algo novo, o dinheiro correndo solto, as grandes mansões e, finalmente, a consagração. Entretanto, Ray também mostra um outro lado, o que significava para um artista negro fazer sucesso nos Estados Unidos da década de 50 e ter que lidar com o preconceito (seja ele o racial ou o de mistura de ritmos).

Assim como a música de Ray Charles, Ray é um filme frenético, empolgante e emocionante. O mérito disto é todo do elenco. Jamie Foxx pode não oferecer uma atuação cheia de momentos emotivos, mas sua transformação em Ray Charles é surpreendente. O elenco de coadjuvantes também é excelente, com destaque para as três atrizes que interpretam as mulheres da vida de Ray Charles (além da já citada Sharon Warren, temos Kerry Washington e Regina King).
    Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

Enviada em 23 de fevereiro de 2019
    Ray incorpora (Jamie Fox) em um filme de Tailor Hackford. A inspirada e extraordinária vida de Ray Charles. Quem é o maior: o mito ou o homem? A verdade é que a sua própria vida é a vencedora. Ray teve uma infância pobre e conheceu o sucesso a e a riqueza graças ao enorme talento. Cresceu sem pai, ao lado da mãe e do irmão pequeno. Mas uma tragédia iria persegui-lo para o resto da vida, sendo seu maior fantasma. Começando a carreira em bares, Ray trilha o caminho. O afastaram de sua mulher e seus dois filhos, jogando-o nos braços de amantes ao longo da estrada. Com determinação Ray Charles encontra a saída, a redenção e o sucesso. "Ray" é um filme envolvente e humano, que conta a história de uma pessoa que desceu aos infernos e renasceu triunfantemente, encantando gerações com sua brilhante música. Ganhador do Oscar 2006 de Melhor ator (Jamie Fox) e Melhor Mixagem de Som. "Soul" mais "Blues" é igual a Ray Charles.
    William
    William

Muito bom filme, excelente atuação de Jamie Foxx, pra mim a melhor que ele já fez. Adorei ver a trajetória de sucesso de Ray Charles, assim como os seus medos e problemas pessoais, senti falta de um pouco da vida dele em sua adolescencia, seu aprendizado com a musica, mas ai ja seriam mais pelo menos 90min.
    Recomendadíssimo.
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR

A biografia de Ray Charles ganhou as telonas. A despeito do excelente trabalho do cômico Jamie Foxx que incorporou todos os famosos trejeitos do músico em pauta (a maneira como tocava piano, como se locomovia e falava); mesmo o elenco de apoio ser eficiente, Kerry Washington no papel de Della Bea e Sharon Warren no papel de Aretha Robinson, respectivamente, esposa e mãe de Ray Charles; muito embora a ambientação das casas noturnas das décadas de 50 e 60 tenha sido exuberante; a bela direção de Taylor Hackford (isso, aquele mesmo que dirigiu "O advogado do diabo", para ficar num exemplo mais atual), que concluiu o filme de forma deveras simplista ao elevar Ray a sinônimo dos direitos civis nos EUA; tudo isso é verdade, mas quando os acordes musicais começam a desfilar "Mess around", "Hit the road, Jack", "Unchain my heart" ou "Georgia", é que o espectador tem noção da grandeza da arte deste "Ray". Esta cinebiografia se ocupou basicamente em intercalar os anos iniciais de carreira com eventos da infância pobre, no interior do estado da Flórida. A pobreza, a morte do irmão mais novo, a cegueira, a mãe solitária, trabalhadora, doente e digna, explicam boa parte dos eventos que irão ocorrer na vida de Ray Charles: a obstinação e a dependência de heroína. É importante ser frisado que Ray estava vivo quando as filmagens terminaram. É claro que ele não viu nada - antes que algum engraçadinho de plantão resolva brincar - entretanto, deve ter tido alguma influência na atual de Jamie Foxx, bem como em alguns aspectos do roteiro do filme. Aliás, ele sempre dizia que adorava a música country pelas estórias que eram contadas. E misturar gospel, com country e rhythm & blues foi a receita que fez de Ray Charles um dos nomes mais importantes da música popular do século XX.
    Daniel
    Daniel

Esse filme é demais, quem não assistiu não sabe oque está perdendo, este filme mostra que se uma pessoa quer algo do coração, tem que ir em busca e agarar as oportunidades da vida e esse filme mostra esse grande guereiro que foi Ray Charles.
    Eliezer Andrade
    Eliezer Andrade

Enviada em 9 de maio de 2020
    Ray Charles é um dos gigantes da música que jamais deverá ser esquecido pela sua estória e seu talento. Para a grande maioria dqueles que têm mais de 45 anos deve lembrar dele apenas no clipe We are the world, e aqueles com menos idade então ele é um mero desconhecido. Dito isso: vale a pena ver o filme e conhecer sua estória de vida e seu talento incomum.