Obviamente uma visão de amador.
Vi o filme sem expectativa nenhuma, talvez isso ajude.
Quanto a obra: Entendo como um filme que tende mais a comédia de que um suspense, apesar de cenas um tanto viscerais, não o entendi com a proposta de ser uma cópia do clássico Tubarão.
A comédia se dá pela narrativa, que parece crescer sob um prisma ecológico de salvação do meio ambiente, dando bom foco para uma ONG de jovens ambientalista. A comédia/tragédia acontece com o decorrer da narrativa.
É importantíssimo lembrar a citação inicial do filme, de Charles Darwin.
Obviamente o filme se utiliza de algumas alegorias e metáforas, com exageros e demasiada necessidade da suspensão da crença, mas a tragédia/comédia que é esse filme é uma pura e simples crítica ao ecologismo ingênuo, representado pelo grupos de jovens ambientalista, juntamente com a sátira das decisões políticas de pouco caso frente a um risco eminente.
O filme não abraça de fato o negacionismo climático nem nada do gênero, mas seu final surpreendente e nada heroico mostra quando muitas vezes o ser humano mais atrapalha do que ajuda, ao tentar interferir em coisas que a própria natureza dita.
Acredito que a grande seletividade natural mencionado no início do filme (Darwin) seja frente a força imponente da natureza contra a burrice humana, muito bem explorara pelo filme, diga-se da passagem.
A cena da ambientalista sendo atacada pelo tubarão me tirou risadas, tamanha a burrice da cidadã ao tentar amansar o tubarão.