Scarface, a Vergonha de uma Nação
    Você assistiu Scarface, a Vergonha de uma Nação ?

Enviada em 1 de fevereiro de 2021
    Obra prima da melhor qualidade! Howard Hawks dirige com tamanha qualidade que assusta e parece ser tão atual que os filmes de hoje não conseguem chegar nem perto de sua qualidade, com raras exceções. Um filme Incrível
    Francisco Russo
    Francisco Russo

Bom filme, mas que perde na comparação ao seu remake "Scarface". Esta na verdade é uma versão mais enxuta da história de Tony Camonte, já que possui quase a metade da duração do filme de Brian De Palma. O impacto da trama continua presente, apesar de que nesta versão a todo momento nos defrontamos com situações que tentam fazer com que o povo americano combata pessoas como Tony, verdadeiras lições inseridas em diálogos que em certos momentos soam até mesmo fora de contexto e inadequadas. Além disso temos atuações inspiradas de Paul Muni, cheio de maneirismos que criam um personagem marcante, e também de Ann Dvorak, que faz a fogosa e reprimida Cesca. Destaque negativo apenas para o final, que perde muito em impacto e até mesmo coerência do personagem, algo que Brian De Palma conseguiu melhorar bastante em sua versão."
    Thicc B
    Thicc B

Enviada em 24 de março de 2019
    A Culminação de dois anos e tres filmes de Gangster se conclui mentalmente com Scar Face, a storia de morte violência ganância e luxúria que nem Public Enemy ou Little Caesar tiveram a audácia de implementar em suas storias.
    Continuando com as dramaticas recriações de reais eventos gangster como Saint Valentine's Day Massacre, e várias invasões de bar é como se o próprio Al Capone tivesse feito o filme.
    Paul Muni é o aterroizante Tony do filme e cada cena que ele abre a boca é um espetaculo á testemunhar e um suspense inigualavel á vivenciar , pois nunca um filme foi tão cru com suas demonstrações de violencia , por que este filme foi feito por pessoas realmente querendo educar uma nação sobre uma comunidade corrupta de crime e malicia, o roteiro anti-gangster em varios aspectos transparentes mostra o gangster como violentamente conquistador, mas obviamente lesado em morais educacionais, o exemplo mais óbvio e dolorosamente exagerado é o secretádo do Tony(Vince Barnett) que além de ter a capacidade de utilizar armas, não consegue ler ou escrever , sendo o secretário mais burro do mundo já interpretado em uma camera.
    Com a atitude de uma criança grossa e a língua de uma anta incompetente, é óbvio que os produtores queriam exemplificar gangsters como vandalos chutados de sistemas de escola e crescidos como bruta montes idiotas, mas com a execução tão plástica nesse aspecto do filme , chegando á niveis inacreditaveis de paródia , é facil se esquecer de que Scarface é o filme mais influencial na historia de narrativa criminologica , e para 1932.....violenta.
    Cenas repletas de homicidio sendo tratadas como diversão , e vingança parecendo ser tão deliciosa quanto a cerveja contra-bandiada, que ás vezes é perigoso se projetar nos personagens , personagens que além de dispensadores de violência tambem tem as donzelas.
    o confilto principal do filme é um complexo triangulo "amoroso" entre a namorada do chefe do Tony , e a irmã de Tony que , não se preocupe, não atraida por ele ou vice versa , mas constantemente defendida e protegida por seu irmão gangster invejoso , eventualmente sobrando como o único amor da vida do crime , o nepotismo de familia.
    O ultimo elemento á ser explorado , e punido neste terceiro filme.
    Que todos aqueles se aspirando á outros gangsters sofrerão a mesma punição.
    Para viver na espada, pra morrer pela espada.
    Uma espada que dependendo de qual versão do filme você esteja assistindo, nem aparece , tenha certeza de não assistir a versão censorada do filme em que Tony é abruptamente preso no fim e enforcado na próxima cena antes do fim do filme.
    Para qualquer um interessado neste filme , seja para verificar no Progenitor de Al Pacino ou a Genesis da criminologia em Breaking Bad Hitchcock Billy Wilder, ou a mera conclusão de uma trilogia de crime , procure , assista , e divirta-se com Scarface A Vergona de uma Nação.