Fazendo Meu Filme
Média
4,0
87 notas

30 Críticas do usuário

5
20 críticas
4
6 críticas
3
0 crítica
2
1 crítica
1
1 crítica
0
2 críticas
Organizar por
Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
Amanda Andrade
Amanda Andrade

1 crítica Seguir usuário

5,0
Enviada em 15 de fevereiro de 2024
"Nenhum filme é melhor que a própria vida."

Paula pimenta sacudiu o livro e todos os personagens caíram de lá de dentro! Não eixste UMA unidade de ator nesse filme que não esteja exatamente como a minha mente imaginou desde a primeira vez que eu li os livros, há 13 anos atrás. A graciosidade desse filme já começa por ai.

O elenco foi perfeito, tanto para com os personagens que a gente tanto ama, como entre eles mesmos. Dá gosto de ver um elenco tão unido, humilde e fiel não só ao trabalho que se comprometeram a fazer, como também com a legião de fãs que os livros de FMF possuem. Eles vestiram a camisa, e tornaram a experiência de assistir o filme ainda mais prazerosa. Um exemplo claro é a Bela Fernandes, que na vida real é uma pessoa muito diferente da Fani, mas deu um show de compatibilidade com a nossa cineasta amante de filmes de amorzinho.

Obviamente a caracterização foi algo completamente responsável por esse sentimento. O filme se situa nos anos 2000, assim como o livro, e ao ver os figurinos com as modas da época, os pequenos detalhes que remetem ao início da nossa era tecnológica no Brasil, só trouxe ainda mais conforto ao assistir, principalmente por eu ter nascido em 1999 e ter vivido a era dos disckman, dos sons portateis, e-mails, msn, mensagens de texto, revistas adolescentes, dvds, cds e as agendinhas que andavam com a gente pra cima e pra baixo.

Claro que como toda leitora que se preze, eu sempre tive receio quanto a adaptações de livros e desse não foi diferente, ainda mais levando em conta que estamos no Brasil e não conheço uma adaptação de livro infanto juvenil que tenha um roteiro que siga a mesma premissa do livro. Felizmente, o filme se encontra a copia fiel do livro, com pequenas adaptações apenas em cenários, pois sabemos que não tem como ser tudo 100% igual, porém os principais diálogos, eventos e aventuras sa vida da Fani em seu livro de estreia estão retratados com maestria no filme.

Amei que fizeram adaptações quanto a momentos problemáticos do livro, ainda mais levando em conta a classificação indicativa do filme. A parte da Fani com o professor ficou completamente leve e gostosa de assistir, sendo o oposto do original, que trazia até ânsia.

O que não me agradou muito foi a trilha sonora. Por ser um filme que se passa no Brasil, senti muita falta de músicas MPB ao longo das cenas, que mesmo com algumas melodias ao fundo, deixaram alguns momentos com uma sensação de desconexão. Entendo a questão de direitos autorais, mas ainda assim, fez muita falta. A rapidez com que o filme se desenrola também foi um ponto negativo, mas nada que tenha atrapalhado a experiência toda num geral.

Queria finalizar essa review dando uma menção honrosa pra atuação da Alanys Santos, nossa Gabi. Fani e Leo podem ser os protagonistas, mas a Gabizinha roubou a cena em todos os momentos que ela apareceu. Essa garota ainda vai longe. Outro ator que também se destacou, mesmo com pouquíssimos momentos de tela, foi o Pedro David, nosso Rodrigo. As expressões no fundo das cenas, a química entre ele e a Kiria (Priscila) e a desenvoltura que ele teve nos poucos momentos em que teve destaque, foram incríveis. Ambos Alanys e Pedro ainda vão longe.

E seguindo a ideia da Fani, esse filme merece 5 estrelinhas, ser favoritado e ganhar lugar na minha estante!
FERNANDA LAIANE
FERNANDA LAIANE

8 seguidores 117 críticas Seguir usuário

4,0
Enviada em 8 de abril de 2024
Só quem foi adolescente e passou essa fase lendo a Paula Pimenta, sabe realmente o que esse filme representa. Esse longa não representa somente uma adaptação, ele representa a vida de muitos adolescentes interiores que hoje são adultos, ele representa o que é ter uma melhor amiga diferente de ti, um apoio familiar, os dilemas de uma adolescente um tanto maluquinha, uma fanática por filmes, o que é gostar do melhor amigo, o que é crescer e ter medo das mudanças que a vida nos trás...
Esse filme foi um presente para a minha adolescência interior. É uma obra fiel ao livro, romântica, engraçada e emocionante.
O filme da Fani, é definitivamente um filme de amorzinhooo.

ps: Na época das filmagens, eu havia julgado bastante a caracterização de alguns personagens, dos figurinos e as mudanças dos cenários. Mas, essas mudanças foram necessárias e acho que melhoraram ainda o filme. O figurino ficou simplesmente divino e todo o resto tá PERFEITOOOOO.
Adriano Côrtes Santos
Adriano Côrtes Santos

987 seguidores 1.229 críticas Seguir usuário

4,0
Enviada em 19 de fevereiro de 2025
"Nostalgia envolvente, boa adaptação, atuações cativantes, trilha sonora eficaz, mas suaviza momentos dramáticos do livro original."
Fani, uma adolescente sonhadora e apaixonada por cinema, encara a chance de um intercâmbio para Londres enquanto lida com amizades, paixões inesperadas e os dilemas típicos da juventude.
Fazendo Meu Filme captura a essência dos anos 2000, combinando nostalgia e leveza com uma trama envolvente. A direção de Pedro Antonio utiliza figurinos e referências culturais de forma autêntica, sem cair na artificialidade. Bela Fernandes convence como Fani, e sua química com Xande Valois traz verdade ao romance juvenil. A quebra da quarta parede adiciona carisma, aproximando o público da protagonista. Apesar de suavizar certos dramas do livro, o filme mantém sua essência emocional, resultando em uma experiência doce e cativante.
Fabiano Pacheco Nunes
Fabiano Pacheco Nunes

6 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 14 de novembro de 2021
BELA FERNANDES É SENSACIONAL EM QUALQUER. PAPEL BELA FERNANDES. PARA CONTINUAR VOCÊ ATUANDO TORÇO
Patricia R
Patricia R

1 crítica Seguir usuário

5,0
Enviada em 15 de fevereiro de 2024
O filme é divinamente bom tanto quanto o livro, como a própria fani diz "5 estrelinhas? Esse filme merece a lua , rodas as estrelas e todo o universo"! Eu estou apaixonadas Paula nunca erra
isabebellapocas
isabebellapocas

1 crítica Seguir usuário

5,0
Enviada em 14 de fevereiro de 2024
incrível demais!! paula pimenta sacudiu os livros e caiu esse elenco... melhor adaptação de livro do mundo, ficou igual
Leticia S
Leticia S

1 crítica Seguir usuário

5,0
Enviada em 16 de fevereiro de 2024
Filme carismático, romântico, que tem uma trama incrível, baseado em um livro para adolescentes. Que tem vários clichês adolescentes, e é claro um romance fofio
Anne M.
Anne M.

2 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 17 de fevereiro de 2024
Adaptação perfeita do livro. Captaram muito bem o sentimento e a emoção do livro e os personagens ficaram idênticos. Me surpreendeu positivamente, adorei!
Gigiamaralch
Gigiamaralch

1 crítica Seguir usuário

5,0
Enviada em 14 de fevereiro de 2024
LINDO DEMAIS!!! O cinema brasileiro está sendo honrado com esse filme. Assistam e vamos valorizar o cinema nacional apoiando essa adaptação para virem as próximas
Caroline Anselmo
Caroline Anselmo

1 crítica Seguir usuário

5,0
Enviada em 15 de fevereiro de 2024
Meu Deus, que nostalgia, voltei ao meus 14 anos novamente, que perfeição esse filme... eu só estou triste porque sofri lá atrás na espera dos próximo livros e agora vou sofrer novamente aguardando o filme, eu não vejo a hora... a Fabi, o Léo, a nathalia, a Gabi, a Priscila.... Meu Deus, do jeitinho que eu imaginava, sério... como é bom sentir ter essas memórias vivas, estou aqui depois de colocar minha bebê para dormir, de volta aos meus 14 anos... E vê a Paula pimenta, no aeroporto... ahhhhh, eu preciso demais!!!
Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema
  • Melhores filmes
  • Melhores filmes de acordo a imprensa