Jaula surpreende com um enredo misterioso e envolvente, mas falha no final porque se torna conveniente demais. Considerando o desenvolvimento do personagem, os eventos finais parecem mais Ex-Machina do que naturais.
Paula e Simón estão voltando para casa pela rodovia. As coisas não vão bem entre eles. No meio da estrada, eles encontram uma garota perdida. A cena em si é exagerada apenas para entretenimento e tensão desnecessária.
A menina, a quem chamam de Clara, está desnutrida e com graves problemas físicos e mentais. Através de um mecanismo de trama, Paula decide que eles devem ficar com ela até que as autoridades encontrem os pais de Clara, ou pelo menos descubram o que está acontecendo.
A trama se concentra na relação entre Paula e Clara, evoluindo para situações adversas que ferem nossa concepção de Clara. Ela tem distúrbios pós-traumáticos que nos fazem duvidar de sua santidade.
A trama é boa, até descobrirmos o que está acontecendo. Então as coisas ficam um pouco ruins. Em uma cena longa e tediosa, temos uma explicação formal de cada detalhe da trama até agora, mostrando-nos como cada evento se desenrolou sob outro ponto de vista. Até então, só tínhamos o ponto de vista da Paula; adicionar outro ponto de vista no meio do filme quebrou um pouco a imaginação para mim.
Deste ponto em diante, as coisas são muito convenientes. Não quero entrar em detalhes que estraguem o filme, mas direi apenas que tudo, embora plausível, é um pouco bobo. Falo sobre esse assunto mais adiante, com spoilers.
No final, o filme é bom, satisfatório, mas essas falhas de enredo forçam um 7 de 10. Com um pouco de ajuste, eu diria que o filme seria um thriller quase perfeito, provavelmente fruto de um romance. No final, ficamos com apenas um bom filme de suspense, recomendável, mas falho.
**ATENÇÃO: Notas adicionais com SPOILERS**
Paula resolve enfrentar a vilã, incapaz de reconhecer o perigo em que se encontra. Entendo que ela se deixe levar por sentimentos maternos, mas sabe do que a vilã é capaz após avaliar um caso suspeito; no mínimo, ela deveria estar alerta.
O vilão, sabendo que Paula o descobriu, não a mata. Eu tolero isso, porque o motivo dele é plausível, mas depois não matar Paula é apenas uma conveniência da trama, um ardil para que tudo acabe bem.
Esses eventos, somados à longa cena que explica os detalhes de como o vilão cobriu tudo, rebaixaram a classificação do filme para mim.