O Dilema das Redes
    Você assistiu O Dilema das Redes ?

Neia A.
    Neia A.

Enviada em 20 de fevereiro de 2023
    UM LIXO QUE NEM VI A METADE,O QUE ELES DIZEM É QUE CONTROLAM NOSSAS VIDAS,COMO SE FOSSEM DEUS,ME DEU ATE NOJO,USO E GOSTO DA TECNOLOGIA COMO TODO SER HUMANO NORMAL MAS MINHA VIDA NAO DEPENDE DISSO NAO.
    vchasseraux
    vchasseraux

Enviada em 8 de fevereiro de 2022
    Documentário onde retrata a nossa sociedade atual. Pessoas fracas impotentes e com medo que vivem uma realidade virtual e não conseguem encarar a verdadeira, realidade nua e crua. Mostra que somos manipulados o tempo inteiro por grandes corporações que só visam o lucro, poder e o sucesso
    Maria
    Maria

Enviada em 11 de setembro de 2021
    Vale a pena assistir.
    Certamente é melhor do que esses filmes e séries horríveis que a Netflix vem fazendo. Indico.
    Alex FreireRP
    Alex FreireRP

Enviada em 7 de novembro de 2020
    Necessário

Eu sei que soa como clichê mas todos, absolutamente todos que fazem uso de redes sociais, seja qual for, Facebook, Instagram, YouTube, Whatsap, não importa qual, é uma necessidade assistir esse documentário por pessoas que ajudaram a criar essas ferramentas e apontam com clareza e simplicidade os malefícios que estão sendo causados neste momento, só para ficar em dois exemplos as divisões políticas e as fake news que manipulam opiniões, dividem e moldam a sociedade, o risco é iminente, a mudança é necessária mas para ela vir, os usuários (uma boa parte ao menos) precisam perceber a enrascada que estamos.
    Maravilhoso, claro que poderia ser maior, ter uma parte 2, mas atinge com maestria seu propósito e espero que abra os olhos de muitas pessoas pelo mundo como abriu os meus.
    KETLYN SOARES
    KETLYN SOARES

Enviada em 31 de outubro de 2020
    Oi nao consigo ver o documentário alguem pra me ajudar? spoiler:
    ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
    Aline V
    Aline V

Enviada em 24 de outubro de 2020
    Excelente síntese do que acontece e de quanto o vício às redes, aliado ao aumento de fakes sobre todos os aspectos, , foco em futilidade e velocidade extrema de disseminação de informações está impactando a política, comportamento e a saúde mental das pessoas. Muitos falaram que ele expõe o problema e não dá a solução, não concordo - pq é falado que provavelmente a solução ou parte da solução é o engajamento e o investimento de grandes empresas com foco na melhora da situação, controle das fakes e incentivo ao uso saudável e com elevação de conteúdo.
    Daniel N.
    Daniel N.

Enviada em 13 de outubro de 2020
    Nada que não soubéssemos... mas assustador para quem tem filho pequeno, ainda mais pelos depoimentos dos "cabeças", que não permitem que os filhos tenham redes sociais. Que rumo incerto nos espera... sinistro.
    Thiago Meireles
    Thiago Meireles

Enviada em 13 de outubro de 2020
    Acho que o mais importante foi a credibilidade dos fatos e opiniões das pessoas que participaram do documentário. A teoria já é bem sabida mas alguns detalhes foram legais. A crítica do "Adoro Cinema" foi válida. Tb achei que as cenas ilustrativas foram muito desnecessárias e poderiam dar mais ênfase para os entrevistados... Mas achei bem legal.
    Monica Picco
    Monica Picco

Enviada em 8 de outubro de 2020
    No início da década do século (pós anos 2.000) vimos as redes sociais como algo positivo. Encontramos familiares que não víamos há anos, familiares de outros países que nem sabíamos que existiam. Nos conectamos com o mundo em grupos que nos identificávamos de alguma forma. Com o tempo e com o avanço das redes sociais, fomos ficando mais próximos, em grupos menores conforme nossos interesses. Profissionais liberais abriram seus conhecimentos e com eles, sua clientela. As comunicações entre colegas de trabalho se tornaram ininterrompidas! Falávamos com os chefes, fornecedores e equipe 24 horas por dia, 7 dias por semana, independentemente de leis trabalhistas.

No início, a formação de grupos conforme suas identidades, sejam elas de qual natureza for: cultural, artística, profissional, familiar, consumo, etc, trouxeram mais benefícios do que malefícios. Mas com o tempo essa democracia foi incomodando. Estar num grupo ou criar um grupo significava fechar as comunicações para quem interessava de fato. Passamos a jogar nas redes opiniões pessoais (ou do nosso grupo), independentemente do que os demais leitores achariam. Visto que, por exemplo, no facebook tambem estamos num grupo ‘nosso’, pois são ‘amigos’ que nós aceitamos adicionar ou sermos adicionados, entende-se que neste grupo ‘nosso’ há diversos subgrupos totalmente heterogêneos: familiares, colegas de trabalho, amigos da escola, vizinhos, e por aí vai. São ‘o meu grupo’ totalmente dividido nos meus diversos grupos. E eu estou em todos! Neste sentido, quando uma pessoa publica uma opinião diferente de outros do grupo, é motivo de causa de discussão, ofensas e até exclusão (ou autoexclusão) dessa pessoa do ‘grupão’. Passamos a nos separar do diferente. Segmentamos nossa amizade, nossas opiniões políticas, as informações que consumimos.

Há um ditado contemporâneo que diz: a internet é o paraíso dos covardes. Nas redes as pessoas acusam, xingam, ofendem, sem aparecer fisicamente. É um ambiente, teoricamente, protegido, como se a pessoa tivesse o direito de dizer todos os tipos de absurdos, sejam eles verdades ou mentiras, e todos fossem obrigados a ‘engolir’ tais falas. O lugar de fala dessa pessoa é sua própria cadeira, mas ela se torna o púlpito maior quando essa fala transgride a moral, a ética, a verdade e as políticas de boa convivência naturais das relações presenciais.

Neste contexto, passaram a surgir as fakenews, impactando demasiadamente nas relações pessoais, em grupos, em subgrupos e no mundo. Neste bojo, vieram os ‘bots’, programas que colhem nossos dados, seguem nossas pesquisas, captam nossos interesses, transformam tudo isso em algorítimos e passam a nos enviar conteúdos adequados ao nosso perfil. Sendo tais bots maravilhosamente interessante aos grupos comerciais (uma vez que são direcionados anúncios do nosso interesse onde quer que estejamos visitando nas páginas da web), foram e estão sendo extremamente nocivos para a sociedade contemporânea. Eleições presidenciais, como a do Trump, nos EUA, foram conduzidas e definidas por esses bots. E a do Bolsonaro, no Brasil, também. (caso queira mais informações, ler o artigo O que é bot? Conheça os robôs que estão 'dominando' a Internet, disponível no site techtudo).

O filme mostra, então, como esses bots são utilizados para manipular nossa vida: nosso consumo, nossas escolhas, nossas opiniões, o que compartilhamos, o que não verificamos as veracidades. Adolescentes sendo direcionados para grupos e opiniões altamente prejudiciais à sua autoestima e seu poder de escolha natural. Adultos se odiando e odiando grupos que os odeiam. É o ódio instalado em nossos dispositivos e nos chamando à briga o tempo todo. E, no intuito de não brigarmos, nos fechamos nos sub-sub-sub-sub grupos que não discordamos, fechando assim cada vez mais nossa rede de relacionamento. Paradoxalmente, as redes que nos abriram ao mundo, nos fecham a poucas pessoas, a poucos subgrupos estressadamente segmentados, onde podemos falar e ouvir (ou seja, escrever e ler) o que não nos incomoda.

No entanto, independentemente das relações pessoais, é urgente que se reflita o papel nocivo das redes hoje, utilizadas pelos grandes grupos de tecnologia, para agirmos e pensarmos como eles querem que pensemos.
    O filme mostra, metaforicamente, os dados nos induzindo a clicarmos, visitarmos, estarmos constantemente conectados, controlando nossas vidas e nossos sentimentos, como se fôssemos robôs, brinquedos nas mãos deles. E na realidade, estamos sim sendo esses brinquedos, quando clicamos nos anúncios que nos são mostrados, ou quando espalhamos notícias sem checar a veracidade delas. Estamos sendo usados para nos comportar como eles querem que nos comportemos. E isso é assustador.

Escolher presidentes da república induzidos por bots e por fakenews é danoso para o mundo, enquanto em paralelo nos digladiamos com os que discordam das nossas opiniões e travamos uma guerra civil online. Guerra civil esta que falta pouco para irmos às ruas, às vias de fato.

Por isso fica o dilema, como o nome do filme diz: devemos sair das redes sociais? Devemos usar a internet só para nossas pesquisas profissionais e acadêmicas? Como nos comportar para não sermos manipulados? Como não odiar aquele grupo que só fala asneira? E como ouvir esse grupo (ou essa pessoa) e não reagir? E por fim, o que é estar alienado? É ficar fora das redes ou dentro delas?

Mônica Picco
    out/2020
    Rosalvo Castro
    Rosalvo Castro

Enviada em 7 de outubro de 2020
    No momento atual precisamos de alguém ou algo para despertarmos sobre o que somos interferidos e não atentamos para o fato. "O dilemas das redes" veio com esta finalidade. Nos despertar para o que poderia sómente ter o lado positivo de estreitarmos os relacionamentos mas que vem em paralelo nos envolvendo e, pior, nos interferindo no dia-a-dia. Excelente oportunidade para pensar neste assunto.