2001 - Uma Odisséia no Espaço
    Você assistiu 2001 - Uma Odisséia no Espaço ?

Oswalcy D.
    Oswalcy D.

Enviada em 21 de outubro de 2015
    O mundo está cheio de mentiras bem contadas. Essa é a MAIOR MENTIRA BEM CONTADA da historia do cinema. Chato, arrastado, parei por aqui...
    Lucas M
    Lucas M

Enviada em 4 de outubro de 2015
    pela época esse filmense torna o melhor filme de ficção científica do mundo , prende do início ao fim, música nota 10, efeitos especiais nota 10. para quem ama ficção científica é obrigatório.
    Enviada em 27 de setembro de 2015
    Tranquilo, misterioso, belo e complexo. Gosto dos filmes de Stanley, mas sinceramente não consegui captar a mensagem que 2001 deseja passar. Não entendi o monolito negro. A nota vai mais pela fotografia, jogo de câmeras, por ter "profetizado" o uso de videoconferência, inteligência artificial etc. Vou assisti-lo novamente pra tentar entender melhor. Pra uma obra da década de 60, se saiu melhor que muito filme atual. Kubrick ;)
    Daniel W.
    Daniel W.

Enviada em 3 de julho de 2015
    o melhor filme de stanley kubrick ante hoje um filme bastande complexo mais um dos melhores efeitos visualis da historia do cinema o melhor que se passa no espaço anté hoje um filme para ficar para sempre na historia do cinema
    Erich D.
    Erich D.

Enviada em 27 de maio de 2015
    Na minha opinião, um dos três melhores filmes de todos os tempos, um filme que nos faz pensar e refletir, coisa difícil nos dias de hoje, onde tudo é descartável e passageiro. Um filme que deve ser apreciado e degustado calmamente como um bom vinho. Trilha sonora incrível, imagens belíssimas, uma viagem maravilhosa ao universo de um gênio chamado Stanley Kubrick.
    Camile C.
    Camile C.

Enviada em 26 de maio de 2015
    Realmente, se alguém for assistir esperando guerras, ETs, supernovas, explicações físico-teóricas, simplesmente não vai gostar desse filme!

Não é um filme que tem como finalidade, meramente, o entretenimento. É algo para quem enxerga o cinema além, como arte (e arte, falando da definição pura e seca, sendo não o que é belo, mas o que nos toca e desperta para alguma coisa).
    A beleza desse filme não está apenas nos efeitos visuais, na trilha sonora (que pasmem, recebeu duras críticas na época de seu lançamento). Tudo, em 2001 (...) é pensando milimetricamente para causar empatia, para não causar estranhamento e sentimento de que "isso não vai acontecer nunca" ou "é muito fora da realidade". Seus poucos diálogos não interferem no envolvimento, na projeção do telespectador nos personagens.
    Quem se entrega ao enredo, se vê cercado de teorias, termina de assistir ao filme com inquietação: "O que é a vida inteligente?" "Hal estava com falha ou foi programado para tal?" "o que são os monólitos?"
    "Teria o homem capacidade de evoluir sem um 'empurrãozinho'?", "Essa evolução seriam o fim da humanidade?"

Eu não entendo de técnicas, não sou a mais observadora das pessoas, e concordo com a função de entretenimento do cinema. Mas, não posso negar, quando nos deparamos com um filme desses, somos obrigados a admitir a sétima arte como poderosa, autêntica e efetiva!
    Victor M.
    Victor M.

Enviada em 8 de maio de 2015
    Um filme que tem a capacidade de nos fazer questionar algo novo a cada vez que vemos. "2001: Uma Odisseia no Espaço" traz consigo um profundo pensamento a cerca da existência humana perante o universo com o passar das eras. O fator que faz deste filme uma das maiores obras de arte do cinema é que ele não surpreende quem está assistindo com as respostas, e sim com as perguntas que ele deixa. Vale muito a pena!
    Mateus Souza
    Mateus Souza

Enviada em 29 de março de 2015
    Assisti esse filme esse ano na Sessão Kubrick do TCM. Um filme muito interessante de ficção científica que propõe ideias para o futuro; eu não sei como foi na época de lançamento é óbvio, mas achei interessante mesmo assistindo hoje. Questões como evolução humana, relação computador-homem, vida extraterrestre e a evolução tecnológica da espécie são abordadas com um tom de mistério, fantasia e suspense intrigantes. Não achei o filme pretensioso e muito abstrato de sentido como muitos dizem, mas parte dele fica para o telespectador interpretar e imaginar e eu não acho isso ruim, faz com que tu participes da obra. O filme é longo e lento e eu sei como é se chatiar com isso, mas essa é uma característica importante para a história que envolve muito astronautas no espaço (local calmo e lento). Com uma boa trilha, que a crítica diz casar muito bem com a cena que está passando. Existem vários detalhes interessantes no filme e várias referências. Apesar do ritmo lento, cada cena e cada detalhe provocou em mim uma curiosidade e interesse, sentimento característico dos bons filmes que assisto. Enfim, é um clássico e acredito ser muito bom ainda hoje; efeitos especiais não são muito datados e a mensagem geral do filme permanece válida.
    Fabiano O.
    Fabiano O.

Enviada em 25 de março de 2015
    Provavelmente um dos filmes mais complexos e difíceis de se compreender de todos os tempos, 2001: Uma Odisséia no Espaço é visualmente fantástico e conta com uma trilha sonora magnífica, e as suas clássicas 4 divisões para desenvolver o filme (dando destaque a clássica abertura da "Aurora do Homem" com os primatas disputando território e descobrindo que o osso poderia ser uma arma e a transição do osso para o satélite de forma parecida com a do osso) podem confundir muito e requer atenção e interpretação do público, causando grande impacto.
    Homem em conflito com Máquina, apresentado quando o super computador HAL 9000 passa a apresentar falha e achar que a missão com humanos pode ser um risco, e os elementos do Passado, do presente e do futuro são mostrados através da conexão entre os monólitos (um encontrado na Lua e outro na órbita de Júpiter) geram controvérsias sobre a vida e sua origem dentro e fora do planeta, fazem com que o filme supere a barreira do tempo tratando-se de influência e pioneirismo nos efeitos visuais.
    Apenas um gênio como Kubrick poderia ser capaz de mesclar efeitos visuais belos, música clássica e poucos diálogos para nos apresentar esse clássico da ficção científica. Obra prima.
    Enviada em 17 de fevereiro de 2015
    Uma obra prima! Um filme extremamente reflexivo, com toques sutis na sua história, em que você tem que prestar muita atenção pra apreciar essa obra com qualidade.