A Freira 2
    3,2
    Você assistiu A Freira 2 ?

Enviada em 8 de setembro de 2023
    Excelente estória muito bem contada, trazendo reflexões importantes sobre a fé e o poder da oração. Jovem noviça terá que voltar a enfrentar demônio astuto e que se apresenta com sutileza em busca de uma importane relíquia para ter poder. Muitas ideias interessantes. Funciona.
    Joao
    Joao

Enviada em 10 de setembro de 2023
    Exatos 5 anos atrás, no dia 08 de setembro de 2018 eu assistia “A Freira” no cinema. Foi um filme não muito aclamado pela crítica porém que me cativou bastante, aquele típico filme de terror que bastante gente não gosta mas você (eu) cria um carinho especial.
    Pois bem, eu gostei tanto do filme, principalmente por ter assistido e gostado bastante de “Invocação do Mal 2”, então, sempre que dava eu assistia ao filme novamente. Sendo assim, esperei ansiosamente pela sequência, foram 5 anos de espera (por mais que esses 5 anos tenham passado “voando”), porém esse filme me decepcionou bastante. Os pontos negativos que eu achei: O filme não cria um ambiente de terror que vai te cativando aos poucos, é tudo jogado logo de cara na tela pra tentar te assustar de alguma forma, o filme apela muito para o “Jump Scare”, e convenhamos, estamos quase em 2024 e esse é um recurso EXTREMAMENTE batido, isso lá pra 2011/2012 ainda funcionava porém NA MINHA OPINIÃO não é legal. Durante a exibição do filme eu vi cerca de 40 pessoas sairem da sala de cinema, eu sinceramente estava pensando em fazer o mesmo mas eu decidi ficar.
    Resumindo: fiquei extremamente decepcionado com esse filme. Esperava muito mais dele. O “universo” “Invocação” começou lá em 2013 e agradou muito o público, porém os filmes que foram sendo lançado em sequência foram perdendo a sua essência. Não sei se terá “A Freira 3”, isso obviamente está condicionado com a bilheteria que esse filme fará. Se eu não me engano, de todos os filmes da franquia, A Freira (2018) foi o que teve a maior bilheteria de todos. Porém creio sinceramente que esse não chegará nem perto disso e possivelmente não haverá uma continuação. Se houver continuação será daqui uns 5 anos novamente, e aqui estarei eu possivelmente em setembro de 2028 fazendo uma análise do 3º filme.
    DUDU SILVA
    DUDU SILVA

Enviada em 11 de setembro de 2023
    Esse novo filme da franquia invocação do mal não tras nada de novidade, mas é um bom passa tempo apesar de ser esquecivel
    Jackson A L
    Jackson A L

Enviada em 30 de janeiro de 2024
    Inferior ao primeiro, que já não era bom! Neste, ficou menos assustador e não há nada de diferente do que visto no anterior. Roteiro preguiçoso e presunçoso.
    Daniel N.
    Daniel N.

Enviada em 13 de outubro de 2023
    Se fosse um pouco menos XMen teria sido excelente. A trama envolvendo Santa Luzia foi muito bem bolada, bem bacana o enredo.
    Rodrigo Gomes
    Rodrigo Gomes

Enviada em 8 de setembro de 2023
    Se mantém na média, em nada deixa a desejar. Direto e acertivo. O enredo não enrola e nos leva com ótimos personagens em uma história interessante e macabra. Bom.
    B.Boy Jc
    B.Boy Jc

Enviada em 30 de janeiro de 2024
    Pouco melhor que o primeiro. O filme demora um pouco pra engrenar, a primeira metade se limita a mostrar situações isoladas de sustos. Já na segunda parte o filme acelera um pouco e melhora bastante. Eu ainda acho que os efeitos práticos funcionam melhor em filmes de terror do que o CGI, as vezes exageram demais que parece mais filme de herói!! Enfim, gostei. Bom filme.
    Adriano Silva
    Adriano Silva

Enviada em 19 de outubro de 2023
    TEM SPOILERS!

A Freira 2 (The Nun 2) 2023

"A Freira 2" (também conhecido no original como "The Nun: Chapter Two") é dirigido por Michael Chaves, com roteiro escrito por Ian Goldberg, Richard Naing e Akela Cooper, a partir de uma história de Cooper e James Wan. O longa-metragem serve como uma sequência direta de "A Freira" (2018) e foi desenvolvido como o nono filme da franquia "The Conjuring Universe" (o famoso "Invocaverso"). O filme é estrelado por Taissa Farmiga, Jonas Bloquet e Bonnie Aarons, retornando do primeiro filme.

A história se passa 4 anos após os eventos do primeiro filme, no ano de 1956, na França. Onde temos um padre que é brutalmente assassinado e parece que o mal está novamente se espalhando. Para deter novamente o poder maligno, a Irmã Irene (Taissa Farmiga) mais uma vez deverá enfrentar a poderosa e demoníaca Valak, a Freira.

Este ano completa exatos 10 anos desde a estreia do primeiro "Invocação do Mal", lá em 2013. Na época o longa foi encarado apenas como mais um dos inúmeros filmes de terror que sempre eram lançados. Mas fato é que logo o filme começou a ganhar o conhecimento do público e virou febre. James Wan na época já tinha um grande conhecimento desse mundo cinematográfico de terror, pois ele já havia trabalhado como diretor e roteirista em produções como "Jogos Mortais" (2004), "Gritos Mortais" (2007), "Sentença de Morte"(2007) e "Sobrenatural" (2010). Como James Wan tinha todo o respaldo da produtora Warner Bros., além de todo o sucesso e bilheteria de "Invocação do Mal", logo ele decidiu criar Spin-offs da sua franquia principal. Foi assim que nasceu o "The Conjuring Universe", com produções como "Annabelle", "A Maldição da Chorona" e "A Freira". Além do filme "O Homem Torto", que foi cancelado.

Apesar do grande sucesso do "The Conjuring Universe", não são todos os filmes da franquia que são bons. Quantidade não quer dizer qualidade, e esta afirmação se encaixa perfeitamente aqui. Como no caso do primeiro "A Freira", que serviu apenas como base para a introdução de uma personagem de "Invocação do Mal" em seu filme solo. Porém, o filme é ruim, não funciona com a mesma relevância e estrutura narrativa da franquia principal, e ficou marcado apenas como mais um Spin-off caça-níquel tentando remar na mesma onda de "Invocação do Mal". Eu cheguei a afirmar na minha resenha que "A Freira" é o pior filme do "The Conjuring Universe".

"A Freira" arrecadou 365 milhões de dólares nas bilheterias mundiais, o que a levou ao posto de produção com a maior arrecadação em toda a franquia de "Invocação do Mal". Seria mais do que óbvio que teríamos um segundo capítulo com a continuação de toda a história. E esta continuação veio com "A Freira 2". Mas o filme é bom?

A cena inicial é boa, com a Valak quebrando os ossos do corpo do Padre e depois o queimando vivo, e na frente do garoto. Toda esta introdução deixa bem claro que a Freira demoníaca está de volta e dessa vez mais sangrenta e vingativa. E logo somos informados através de relatos que ela está matando todos que cruzam em seu caminho, seja Padres, pessoas religiosas, Freiras e até coroinhas.

Dito isto: "A Freira 2" é tão ruim quanto o primeiro, ou até pior. Você pode até considerar o primeiro melhor, ou este segundo melhor, a verdade é que ambos são péssimos. O roteiro de "A Freira 2" é preguiçoso, superficial, genérico, pífio, sem pé nem cabeça, que parte do nada para lugar nenhum. Se no primeiro tínhamos a introdução da figura da Freira baseado na complexidade do caso em que duas freiras foram brutalmente atacadas por uma entidade maligna, onde o Vaticano envia o Padre Burke (Demián Bichir) e uma jovem freira, Irmã Irene, para investigar o caso. Aqui o roteiro é tão preguiço e mal escrito que temos o mais do mesmo. Não temos nenhum desenvolvimento, nenhuma evolução, nenhum avanço na história da Valak (que era algo que eu esperava).

Simplesmente o roteiro decide trazer de volta a figura da Freira, onde ela causa algumas mortes bizarras para impressionar o espectador. Decide que dessa vez a protagonista será apenas a Irmã Irene e não contará mais com a presença do Padre Burke, que dizem ter morrido de cólera. No final do primeiro filme o personagem Maurice Theriault (Jonas Bloquet) salva a vida da Irmã Irene, após o embate com a Valak, porém o mesmo fica possuído pela entidade. Ou seja, este é o gancho para o roteiro de "A Freira 2", usar o Maurice como cobaia de Valak durante grande parte da história. Esta é um decisão que eu considero falha, pobre, sem criatividade e sem credibilidade. Poderiam ter desenvolvido algo melhor, mais interessante, que pelo menos surpreendesse.

Uma coisa é certa, o "The Conjuring Universe" nunca foge do trivial, e aqui temos mais uma prova disso. "A Freira 2" também peca pelo comodismo, pelo conformismo, por decidir entregar o mais do mesmo e nunca sair da sua zona de conforto. Ou seja, tudo que você já está acostumado em filmes de terror moderno você verá aqui; justamente os clichês, a forçação de barra em cima dos famosos jumpscare, cenas que sempre pecam pela previsibilidade de você já saber o que irá acontecer na cena seguinte. Além do que "A Freira 2" parece um grande catado de tudo que já presenciamos em outros títulos da franquia, e isso que mais impacta no quesito originalidade, pois o roteiro parece abraçar o comodismo e jogar na segurança de tudo que já fez anteriormente.

Uma das maiores falhas do longa é justamente a falta de atitude, de querer ir mais além, de querer se aprofundar em uma trama mais complexa, mais interessante, e não ficar só bebendo da fonte do primeiro filme. Mas isso definitivamente não acontece, pelo fato de que no final do primeiro filme a Irmã Irene meio que derrota a Valak com o poder do famoso "sangue de Jesus tem poder". Aqui voltamos praticamente na mesma história, que é a Irma Irene novamente derrotando a Valak com o poder dos barris de vinho benzido. A explicação agora é o fato da descoberta de que a Irmã Irene é descendente da Santa Luzia, a padroeira dos olhos. Dessa forma a linhagem sagrada da personagem é o que justifica sua capacidade de milagres e se torna arma fundamental no embate. Ou seja, atacar a Valak novamente com algo líquido. Então tá né...mas a mim não me convenceu!

Outra falha do primeiro que volta a acontecer:
    Se no primeiro a figura da Freira foi pouca explorada e pouco utilizada, aqui é menos ainda, onde a Freira é utilizada somente como pano de fundo para impressionar nos jumpscare. O Maurice possuído ganha mais destaque e aparece mais vezes do que a própria Freira. A figura da Freira é utilizada apenas nos momentos mais oportunos durante toda a trama, e isso justifica as suas pouquíssimas aparições, o que eu não concordo. Aqui era como se a Freira ficasse o tempo todo oculta e se apoiando em seus servos durante grande parte do tempo; como no caso do próprio Maurice e daquela espécie de "Homem-bode".

Dos poucos pontos positivos no filme:
    Temos a excelente caracterização da Freira, que é ainda mais bizarra que no primeiro. Por sinal, aquela cena final é boa e se destaca pela agressividade e o tamanho da Freira. A Freira é o grande nome por trás do filme, ela é o grande chamariz da produção, mas aquele "Homem-bode" é bizarro e sensacional. Por sinal, aquela cena em que o bode macabro sai dos vitrais e persegue as garotas é excelente. Eu vi um grande potencial ali, pena que ele foi pouco explorado. Aquela cena na banca de revista, onde se forma a figura da Freira, é muito boa.

Tecnicamente:
    O diretor Michael Chaves já é um velho conhecido da franquia, ele foi o diretor em "A Maldição da Chorona" (2019) e "Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio" (2021). Em "A Freira 2" Michael Chaves faz um trabalho ok, ele entrega tudo que realmente a produção pedia; como uma direção centrada, ajustada, conseguindo criar ambientes soturnos e macabros com seus takes. A trilha sonora é precisa, agrega bem nas cenas com mais ação. Aqui a trilha sonora ficou à cargo de Marco Beltrami (compositor da excelente trilha sonora de "Um Lugar Silencioso", de 2018), uma vez que o grande conhecido da franquia, Joseph Bishara, ficou de fora. A fotografia é muito boa, destaca muito bem cada cena, principalmente nas cenas finais com o enquadramento da Valak. A direção de arte também tem seus méritos, por construir cenários bem sombrios, ainda mais pelo filme ter sido filmado em uma igreja real abandonada na França.

O elenco:
    Taissa Farmiga (a irmã da Vera Farmiga) é o grande nome em "A Freira 2". No primeiro filme a Irmã Irene se mostrava bem inexperiente e até assustada em determinadas situações. Aqui ela já é menos ingênua e mais corajosa, até por ela ser a principal ali sem a presença do Padre Burke. Taissa entrega o que a sua personagem pede.
    Sem a presença do Padre Burke, quem fica ao lado da Irmã Irene dessa vez é a Irmã Debora (Storm Reid). Reid até consegue agregar na história com sua personagem; uma Freira rebelde que não acredita muito no discurso da Igreja e tem como ambição ver um milagre de perto.
    Bonnie Aarons, que vive a Freira Valak, é novamente o grande destaque do filme. É impressionante todo o poder de interpretação que ela tem na pele na demoníaca Valak, e muito por sua caracterização e maquiagem, que estão em um altíssimo nível de perfeição.
    Jonas Bloquet é mais uma vez super esforçado, mas especificamente aqui ele peca pelo caricato e pelo exagero. De certa forma ele compõe um personagem que tem suas ligações dentro da franquia, tem sua importância em um modo geral, mas no fundo não passa de um personagem vazio e dispensável.
    Completando com Katelyn Rose Downey, que faz a pequena Sophie. A atriz é boa e sua personagem é peça fundamental na história.

Ainda temos uma cena pós-créditos:
    No maior estilo do "Invocaverso", a cena pós-créditos mostra o casal de demonologistas Ed (Patrick Wilson) e Lorraine Warren (Vera Farmiga) atendendo um telefonema de um Padre que lhes dá alguma má notícia e pede sua ajuda. Esta cena tem toda uma ligação com o universo de "Invocação do Mal", já que ela complementa a ligação que o casal Warren teve ao tentar exorcizar Maurice (dentro da linha cronológica da franquia). Eu acredito que esta cena funciona apenas como uma maneira de ligar o filme à saga, apesar de também parecer como uma espécie de ligação com um possível "Invocação do Mal 4".

"A Freira 2" foi um sucesso comercial, arrecadando US$ 257 milhões em bilheterias ao redor do mundo.

A recepção crítica:
    No Rotten Tomatoes, 52% das 130 críticas são positivas, com uma classificação média de 5,1/10. O Metacritic, que usa uma média ponderada, atribuiu ao filme uma pontuação de 47 em 100, com base em 24 críticos. O público pesquisado pelo CinemaScore deu ao filme uma nota média de "C+" em uma escala de A+ a F, enquanto os entrevistados no PostTrak deram uma pontuação geral positiva de 64%, com 47%.

No mais:
    "A Freira 2" é apenas mais um capítulo perdido dentro do "The Conjuring Universe". O longa-metragem é muito falho, genérico, superficial e peca excessivamente com erros grotescos e banais. Todavia isso já era esperado, uma vez que o primeiro fez o sucesso que fez unicamente bebendo da fonte de "Invocação do Mal", ao apresentar uma personagem com grande potencial porém mal explorada.

Como essa atual geração é órfã de bons filmes de terror, o que resta é se entregar para Spin-offs genéricos que não passam de verdadeiros caça-níqueis.

O que me resta é novamente afirmar que os dois filmes de "A Freira" são os piores filmes do "The Conjuring Universe".
    [18/10/2023]
    Vinícius d
    Vinícius d

Enviada em 5 de novembro de 2023
    As cenas de susto boas como o primeiro filme, arriscaria dizer que as do primeiro filme estão um pouco melhores mas esta no mesmo nível. Os assassinatos do demônio (A freira fantasma) estão bons. Mas os personagens paralelos estão fracos, a professora e a menina não cola nem cheira para a história, a freira Irene dá o seu jeito para levar a continuação do primeiro filme, agora sem o padre companheiro ficou muito em cima dessa personagem. Ficou um peso muito grande impedindo inovação, os sustos vão acontecendo mas o filme via amornando, a cena do bode para frente na igreja, transubstanciando, é uma piada. A diretora ficou chata depois que morre. Em dados momentos a freira se esgota porque deixaram o filme também nesse personagem secundário Maurice que pelo menos era engraçado no primeiro filme agora virou um coitado e mais nada. O encerramento do filme anterior deixou um ar de se esperar mais sobre esse segundo filme e não entregou tanto assim. Pelos sustos está valendo.
    Myn

3) Excelente maquiagem, efeitos sonoros e gráficos
    4) Te prende do começo ao fim com suspense e algumas cenas de susto
    5) Boa atuação do elenco

- 0.5 Por que?
    1) Figurino poderia ser melhor do personagem Maurice (mesma roupa em todas as cenas)
    spoiler: 2) Não entendi como o bode do nada se tornou algo real e que não passava de uma história para amedrontar pessoas