O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Média
4,5
3209 notas

197 Críticas do usuário

5
112 críticas
4
38 críticas
3
15 críticas
2
21 críticas
1
7 críticas
0
4 críticas
Organizar por
Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
Ricardo L.
Ricardo L.

63.042 seguidores 3.148 críticas Seguir usuário

3,5
Enviada em 13 de novembro de 2017
Um filme de Fama internacional! No meu gosto não caiu muito, mas tem sim suas qualidades, como boas atuações, fotografia bonita e bons diálogos, apesar de um pouco exagerado. Roteiro é um pouco arrastado, mas bem desenvolvido. Em trilher de boa qualidade.
cinetenisverde
cinetenisverde

29.393 seguidores 1.122 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 17 de janeiro de 2017
Desde sua estreia oficial no Brasil assisti esse filme já três vezes no cinema (até agora). Curiosamente, em todas elas com a plateia lotada. Treze anos após sua estreia, em minha terceira vez, no interior da Argentina, ao final de uma péssima exibição, o filme foi aplaudido. É um filme fácil, para o grande público, e consequência disso foram suas cinco indicações ao Oscar (apesar de ser falado em francês): roteiro original, fotografia, direção de arte, som e, claro, filme estrangeiro (perdeu para o bósnio Terra de Ninguém).
Francisco Russo
Francisco Russo

19.519 seguidores 687 críticas Seguir usuário

1,5
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
Bonitinho apenas. Talvez seja esta a melhor palavra para definir "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain". O filme até que começa muito bem, com seus 15 minutos iniciais realmente agradando bastante ao espectador. Mas logo após o filme entra num marasmo total que, embora sempre esteja acontecendo algo, trata apenas de detalhes da história como um todo. Mas existem alguns pontos de "Amélie Poulain" que merecem destaque. O principal deles, sem sombra de dúvidas, é o modo como a história é conduzida por Jean-Pierre Jeunet. Assim como ocorreu em "Corra, Lola, Corra", Jeunet utiliza os mais diversos meios para contar a história, incluindo aí animação, edição mais rápida, closes em Amélie e outros truques. Acredito inclusive que sem tais truques "Amélie Poulain" perderia muito de seu interesse, pois alguns dos principais momentos do filmes são proporcionados por eles, como a cena em que vemos o coração de Amélie batendo ou quando Nino conversa com a fotografia. Além disso, a fotografia em tom esverdeado utilizada no decorrer do filme é muito interessante, dando novas cores a Paris e deixando o filme visualmente belo. Note que até mesmo as roupas de Amélie geralmente tem algo verde ou vermelho, cores fortes justamente para lhe dar um maior destaque. A edição do filme também é muito boa, dando um bom ritmo à trama e atendendo aos truques aplicados por Jeunet. "Amélie Poulain" é um bom filme, mas decepciona principalmente por causa de toda a expectativa gerada pelo seu desempenho comercial na França e nos Estados Unidos, além dos prêmios por ele já conquistados. Para um filme tão badalado esperava algo mais.
Carlos Henrique S.
Carlos Henrique S.

13.751 seguidores 809 críticas Seguir usuário

4,5
Enviada em 25 de abril de 2020
Gostei mais dessa vez que eu vi do que a primeira.Le Fabuleux destin d'Amélie Poulain é um delicado filme sobre a vida e a beleza que existe nela,a forma sutil e bem humorada que a mensagem é passada torna o filme ainda melhor.

Concorrente na disputa em 5 categorias do Oscar de 2002,o filme que saiu de mãos vazias foi um verdadeiro injustiçado.Mesmo assim é um dos principais filmes franceses e todos os tempos,seu estilo peculiar chama atenção de cara do espectador que se vê apaixonado na jornada da excêntrica Amélie Poulain,é uma personagem agradável.Mesmo com traumas na infância,ela se tornou uma pessoa adorável,doce e simpática que a partir de uma boa ação desencadeia uma seria de boas ações para variadas pessoas,á medida que se apaixona por um cara também peculiar.O diretor Jean-Pierre Jeunet constrói um mundo muito íntimo da personagem,o que faz com que quem assista mergulhe nos pensamentos e no jeito da protagonista,criaturas da mente dela e seres imaginários,além da clássica cena do "derretimento".

É um filme sobre os pequenos detalhes,a narração e o jeito que o diretor propõe esses pequenos detalhes faz roda diferença,ele dá magia a tudo que não percebemos e assim vemos um lado mais bonito das coisas serem.A atmosfera do filme é peculiar e agradável,a fotografia de palheta sépia dá um visual excelente o filme que é pincelada pela excelente trilha sonora do yann Tiersen.O design de produção também é muito bom e o trabalho da câmera também dá uma vida maior ainda ao filme.É o melhor personagem da carreira da Audrey Tautou,uma personagem sutil doce e extremamente inocente,ela sempre busca o lado mais bonito do mundo e isso é muito bem feito.

Le Fabuleux destin d'Amélie Poulain é um filme leve,divertido e extremamente delicado,ele passa um lado minimalista do mundo e coloca o espectador para mergulhar em um universo mágico da protagonista.
Sandro P.
Sandro P.

7.476 seguidores 572 críticas Seguir usuário

3,5
Enviada em 7 de junho de 2016
Um filme Interessante, divertido, autêntico... Excelente a interpretação da Audrey Tautou. Filme Frances obrigatório na lista de qualquer Cinéfilo.
Rodrigo Gomes
Rodrigo Gomes

6.132 seguidores 947 críticas Seguir usuário

2,0
Enviada em 19 de abril de 2023
Muito devagar, sem pontos altos. Um dos roteiros mais exóticos que já assisti. Fraco e deixa a desejar com o tema fabuloso.
anônimo
Um visitante
4,0
Enviada em 17 de maio de 2019
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é um belíssimo filme sobre a importância de saber aproveitar os pequenos prazeres da vida, de se abrir para o mundo e partilhar a vida com outros através do altruísmo. São raros os filmes atuais que abraçam a tese de que (pelo menos a maioria) das pessoas no mundo são boas. A trama, até bem simples, acompanha a tragicômica vida da excêntrica Amélie Poulain(brilhantemente interpretada pela então promessa do cinema francês Audrey Tautou, com pouco mais de 20 anos na época), uma tímida garçonete que trabalha em um pequeno restaurante no centro de Paris. Vivendo uma vida discreta sozinha em seu apartamento, sua vida muda repentinamente depois que ela encontra um antigo tesouro de infância perdido que pertencia a um antigo morador do seu apartamento, então ela, desesperada pela perspectiva de passar toda a vida só e sem ter feito nada de útil até ali, decide encontrar o dono do artefato e devolver a ele. A partir daí, ela decide ajudar indiretamente todos à sua volta enquanto tenta lidar com o próprio isolamento. Não é um filme para todos, no entanto. Todas as afetações visuais e narrativas do cinema europeu estão presentes, e a linha otimista e, até certo ponto, utópica do filme em relação a eficácia de se fazer o bem pode irritar os cinéfilos mais cerebrais. E é claro que se trata de mais uma comédia romântica de trama previsível, em que você sabe que tudo vai acabar bem...Mas o que engrandece este modesto filme francês é justamente a forma como o diretor/roteirista Jean-Pierre Jeunet abraça os clichês inerentes desse tipo de filme e consegue, de certa forma, subvertê-los adicionando mais profundidade na linguagem cinematográfica para um filme de tal gênero. É impressionante como o diretor consegue elevar uma trama tão simples ao desenvolver o arco de cada personagem de uma forma dinâmica e criativa, isso nos deixa completamente envolvidos emocionalmente com cada um deles, nos importando com os seus destinos. O que fica para nós é a boa lição de que não custa nada tentar ser bom, simplificar a vida e, nem que seja de vez em quando, ajudar o próximo. Nós todos podemos ser heróis de nossas próprias causas! Basta um pouco de boa vontade...
Anderson  G.
Anderson G.

1.363 seguidores 386 críticas Seguir usuário

4,5
Enviada em 17 de junho de 2017
"o fabuloso destino de amélie poulain" não é um filme sobre a vida, mas sim como a vida deveria ser, mostrando a relatividade da felicidade, com uma ótima técnica e direção e um roteiro alinhado a proposta do longa, temos um daqueles filmes que jamais irá sair de nossas cabeças, ele não nos ganha naquele papo de beleza da simplicidade, pelo contrario, vemos a beleza dos sonhadores. Contemplem a historia de Amélie (Audrey Tautou), uma jovem que cresce num lar de pais metódicos, que esperava ansiosamente o momento de sair de casa, e quando o momento chega, a mesma leva uma vida simples trabalhando como garçonete, até descobrir o amor, a felicidade e os prazeres da vida. O roteiro é muito bem alinhado a proposta do filme, e é extremamente metódico, todos os personagens recebem background, até aqueles que não precisavam, mas isso faz parte do estilo do filme e do roteiro, a jornada de Amélie é quase épica, pois sua jornada vai além de satisfação própria, existe uma necessidade de tornar a historia de cada personagem épica se mudarmos os pontos de vista. É muito difícil escrever com palavras a moral que o filme trata, podemos dizer que é a importância de sonhar e imaginar, a vida nunca ira bater se não estivermos olhando pra ela, pois Amélie nunca está, ela aplica um filtro e basta enxergar o melhor de todos, nunca encarando as adversidades de frente, e mesmo aqueles que insistem em estragar seu mundo perfeito, ela dá um jeito, seja fazendo boas ações para o mesmo entrar dentro do seu filtro seja o punido sem perder o humor, mas não é apenas essa mensagem que o filme passa, entendemos que a paixão é intrínseco ao ser humano, e vemos isso nos mais diversos personagens e nos mais diversos modelos de paixões, seja paixão por aquilo que faz, paixão platônica ou até mesmo a paranoica busca pela perfeição ou por entender algo, que não deixa de ser uma paixão, a busca por trazer a felicidade a terceiros e até mostrar as qualidades e defeitos de cada personagem, humanizando assim todos independente de sua caracterista, e mostrando que todos tem paixão, e isso torna a vida boa, e mesmo assim, ainda acho, que me falta adjetivos para descrever mais a moral tratada nesta película. Tecnicamente, o filme é lindo, sua fotografia é clara, sua mixagem e edição de som são ótimas, sua trilha sonora é maginifica e mescla entre um erudito alegre e depressivo, fazendo o telespectador passar por todos os sentimentos possíveis, até seus efeitos especiais são bons, mas o melhor pra mim é a montagem do filme que dita um ritmo perfeito, ele é extremamente acelerado, apresenta um monte de personagens e contextos, e no final parece que você absorveu muito além do que é mostrado em tela, outro ponto alto é os ângulos de câmera que o diretor usa, eles são simplesmente fabulosos, e funcionam quase que como um personagem trazendo pontos de vistas. Em termos de atuação, todos os personagens estão bem, com destaque, obvio, para a atriz Audrey Tautou, dona de uma beleza notável e natural, além de possuir uma boa carga dramática, o zoom que é dado sempre em seu rosto, dita o teor dramático da cena, e seu sorriso malicioso faz toda a mensagem do filme parecer extremamente real. O experiente Jean-Pierre Jeunet se recupera de trabalhos mal sucedidos no passado, e voltando ao cinema francês o cineastra aplica uma direção que beira a mais completa perfeição. Por fim, "o fabuloso destino de amélie poulain", é um filme belo e magistral com a capacidade de encantar e impressionar a todos. “Não são tempos fáceis para sonhadores”.
Wellingta M
Wellingta M

936 seguidores 257 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
Este filme foi meu objeto de estudo para minha tese de TCC. É um dos meus filmes de cabeceira, já o assisti umas 10 vezes. Um filme raro, perfeito, onde tudo se encaixa: Cenário, iluminação, música, roteiro, elenco, figurino, direção... Audrey está perfeita em seu melhor papel no cinema, até agora. Filme sensacional,recomendadíssimo!
Elvira A.
Elvira A.

934 seguidores 266 críticas Seguir usuário

4,5
Enviada em 20 de setembro de 2013
O filme é lindo e o desempenho de Audrey Tautou cativa o público. A trilha sonora é maravilhosa.
Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema
  • Melhores filmes
  • Melhores filmes de acordo a imprensa