Asas do Desejo
    Você assistiu Asas do Desejo ?

SenhorOculto
    SenhorOculto

Um dos casos que a refilmagem é mais agradável que a versão original, só que poucos têm coragem de admitir isso, por medo de serem apedrejados entre os amantes do Cinema. Parece que a maioria dos assuntos populares tem tendência a ser ridicularizada, enquanto os poucos, aclamados (se Titanic não fosse bem divulgado, o cinéfilo “cult” diria: merecia melhor reconhecimento!); e de fato isso é verdadeiro algumas vezes tanto na ação como no conteúdo.

“Asas do Desejo” é um filme sério, seco, profundo e grandiosamente poético, mas ao mesmo tempo um forte sonífero e um incômodo nas costas, haja paciência para vê-lo sentado, pois nada acontece nesse filme, nada. Apenas uma redundância de leituras mentais que pareciam mais estudos do psicológico alemão, leituras sobre leituras, uma análise do povo. A repetição dessas descrições duram até quase o final, assim como a imagem em preto e branco, reforçando ainda mais o tédio; depois ocorre um “declínio” por parte de uma personagem, dando uma atmosfera mais atraente ao filme e depois retornando até o fim a sua habitual monotonia.

Têm cenas de balada que não entram bem em sincronia, parecia mais uma demonstração gratuita de um “Show”, quebrando desnecessariamente o clima melancólico, talvez seja só um recurso para tentar agradar, porém, para o autor desse comentário, teve um efeito inverso. Uma película massacrante e para poucos (ou para muitos, porque até agora foi difícil encontrar alguém falando ma!)!

Avaliação: Regular.

Site: http://cinelevesresenhas.blogspot.com/2011/10/asas-do-desejo-1987.html
    Valter T.
    Valter T.

Enviada em 6 de setembro de 2020
    Trabalho primoroso, sensível e poético de Wenders..: uma verdadeira fábula moderna. Obra prima maravilhosa!
    Rafael
    Rafael

Genial. Wenders consegue exprimir de maneira única os anseios humanos espelhados numa visão belissima da cidade de Berlim. Dar uma nota inferior a 10 para esse filme é um crime!
    Elvira A.
    Elvira A.

Enviada em 1 de outubro de 2013
    "Asas do Desejo" é um filme poético e tem bela fotografia. Achei lindas duas cenas: quando os anjos vêem a miséria humana, do alto dos prédios e no vagão do trem, e quando um deles se apaixona por uma mortal. Algumas delas serviram de inspiração para as sequências da novela "Escrito nas Estrelas". O diretor Wim Wenders escolheu um bom elenco.
    Khemerson M.
    Khemerson M.

Enviada em 13 de dezembro de 2014
    Em 1987, dois anos antes da queda do muro de Berlim, o cineasta alemão Win Wenders apresentou ao mundo no Festival de Cannes, o seu então mais recente trabalho, o filme Asas do Desejo (“Der Himmel Über Berlim”, no original). Aclamado por público e crítica, o longa-metragem logo se tornou um clássico instantâneo, pois, contando uma narrativa simples, mas de profunda carga filosófica, nos apresentava a dois anjos, Damiel (Bruno Ganz) e Cassiel (Otto Sander), que perambulam pela Berlim pós-guerra, acompanhando o cotidiano daqueles moradores, ouvindo seus pensamentos e testemunhando seus desejos, angústias, medos e lembranças, sempre de forma passiva. Assim, é comum vê-los se recostando sobre as pessoas e reconfortando-as com um leve toque de mãos, uma vez que a invisibilidade e a onipresença dos anjos impossibilitam um contato visual e físico. Asas do Desejo, neste sentido, nos impressiona já nas primeiras cenas, trazendo Damiel olhando a cidade do alto e, num leve bater de asas, percorre os mais diferentes cenários, passando por pessoas que, envoltas em seus pensamentos, filosofam sobre suas vidas, dando ao anjo uma pequena faceta de suas personalidades... (Leia mais no link em anexo)
    Deia Rodrigues
    Deia Rodrigues

Enviada em 3 de março de 2024
    Esse filme é uma obra prima e com certeza não agrada aos ansiosos e entusiastas de ações e barulhos. É quase um manual da vida, é um tratado filosófico sobre as angústias impressas e vividas no interior de cada ser, apenas mostradas e não julgadas. É belíssimo e tão reflexivo que parece um poema filmado.
    Edson Kiyoshi M.
    Edson Kiyoshi M.

Enviada em 18 de novembro de 2013
    Dois anjos em Berlin; um deles se apaixona e o desejo o torna humano. Várias são as reflexões, inclusive sobre a existência, e depois, queda, do muro. Um pungente Wenders, e ainda tem Peter Falk! spoiler:
    Allison S.
    Allison S.

Enviada em 31 de janeiro de 2018
    Um filme poético, filosófico, lúdico, aliado a um enredo muito bem fechado, que contribui bastante para que toda a abstração presente tomasse um corpo bem definido, o deixando no limite da obra prima, sem avançar ao delírio.
    Maravilhoso!
    Giba Cardoso
    Giba Cardoso

Enviada em 31 de julho de 2020
    Exibido há 23 anos, Asas do Desejo expõe a natureza humana de forma poética e naturalista. Não há julgamentos, certo ou errado, Bem ou Mal.
    Se fosse nos dias atuais, ficaríamos horrorizados com os pensamentos humanos. O anjo jamais ia quer "experimentar" ser humano.
    Quanto às críticas negativas, cada um tem o direito à sua. Poesia não é pra qualquer pessoa.
    Elton Gomes Lucas
    Elton Gomes Lucas

Enviada em 17 de janeiro de 2020
    Faço aqui uma abordagem puramente teológica do filme. É claro, que em uma impressão inicial, eu, como teólogo, rejeitaria o argumento do filme, pois anjos não se apaixonam por seres humanos e não se tornam humanos. Contudo, existem ensinos teológicos claros no filme: os anjos buscam ajudar os seres humanos, sem, entretanto, violar seu livre-arbítrio. O mau uso desse livre-arbítrio provocou guerras e desastres mas, ainda assim ele é respeitado. Quando o anjo se torna humano, ele consegue sentir o que o ser humano sente. Se isso jamais aconteceu com um anjo, aconteceu com a encarnação do próprio Deus. Não temos um sumo sacerdote que não pode se compadecer de nossas fraquezas, mas alguém que as sentiu como nós.