Mare Nostrum
    • Jornal do Brasil
    • Papo de Cinema

O Globo

por Susana Schild

As emoções são contidas, as pessoas mal se tocam, como no cotidiano de filmes de Ozu que Elias assume como inspiração. Este projeto que foge de estereótipos é defendido por elenco afiado.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Carmattos

por Carlos Alberto Mattos

Num roteiro bem estruturado, com bons diálogos e uma gramática visual clara, o diretor Ricardo Elias sustenta as várias pontas da história até um desfecho doce-amargo capaz de enternecer o espectador.

A crítica completa está disponível no site Carmattos

Cineweb

por Alysson Oliveira

O filme começa de maneira um tanto titubeante e tímida, mas quando o terreno entra em cena, "Mare Nostrum" se encontra e flui com segurança e delicadeza. É um filme no qual os personagens acumulam frustrações e precisam aprender a lidar com elas.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

Elias debruça-se sobre os detalhes que fazem o cotidiano de todos nós, como problemas de dinheiro, com filhos e separações. [...] O filme é bastante simples e afetuoso, trazendo elementos mágicos para o habitual realismo adotado por Elias.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por A redação

Existe um problema central. O roteiro [...] acelera situações. Força uma empatia entre Roberto e Mitsuo. Leva a desfechos repentinos, explicações apressadas que comprometem a surrealidade que o filme pretende às vezes entregar.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Jornal do Brasil

por Francisco Carbone

Com boas intenções, o filme tenta dizer que o humano tem jeito, é só nos situarmos em busca de um bem comum que a saída pode se avizinhar.

A crítica completa está disponível no site Jornal do Brasil

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Um filme que até começa de modo simpático, mas à medida em que avança vai se revelando cada vez mais simplório e esquecível. Bonitinho, e bem ordinário.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema