A Sombra do Pai
    • Carmattos
    • Folha de São Paulo

Cinema com Rapadura

por Ygor Pires

“A Sombra do Pai” é uma experiência sensorial mais discreta e intimista do que o trabalho anterior de Gabriela Amaral, algo que atesta sua versatilidade em inquietar o público.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cineweb

por Neusa Barbosa

Os medos que assombram seu pai assumem a apavorante materialidade de um fantasma, um soldador com rosto sempre oculto por uma máscara de ferro e que usa suas ferramentas produzindo sons e faíscas. Esse recurso à crença no sobrenatural mostra-se uma resposta da própria fragilidade destes personagens.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

Talvez o longa produza alguns arrepios, especialmente em sua fase final. Mas não é o que tem de mais importante nem mais forte. Sua qualidade maior é provocar uma sensação de mal-estar generalizado e crescente.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

O Globo

por Mário Abbade

“A Sombra do Pai” é um filme introspectivo que trabalha muito mais a sugestão do que a ação, com um elenco impecável e a habitual mise-en-scène bem construída por Gabriela. E, apesar da pegada macabra, é um filme de amor de uma criança por seus pais.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Robledo Milani

"A Sombra do Pai" é uma viagem muitas vezes sem volta, na qual o naturalismo das situações e a introdução do fantástico caminham lado a lado, de mãos dadas, sem sustos ou tropeços. São realidades distintas, porém complementares.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Carmattos

por Carlos Alberto Mattos

Esse seu novo opus tem a inteligência sofisticada da diretora embutida nos subtextos psicanalíticos e políticos. A forma externa, contudo, tem um peso às vezes demasiado e um tom algo monocórdico que afeta outros filmes brasileiros do gênero.

A crítica completa está disponível no site Carmattos

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Estamos diante de um exercício onde certas ideias se fixam, mas ainda assim um exercício onde a diretora se prova capaz de realizar cenas fortes, mas um filme menos interessante, ao primeiro olhar, do que “O Animal Cordial”.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo