Ao Francis sobreviver à sua fuga da África Ocidental, Francis acorda em uma praia no sul da Europa, determinado a viver uma vida decente e regular a partir de agora. Mas ele acaba na atual Berlim, inicialmente resistindo a uma oferta de traficar drogas no parque Hasenheide, porém acaba sob a influência de Reinhold, seu amigo neurótico e viciado em sexo que o abriga. Entretanto, ao conhecer a dona do clube Eva, a acompanhante Mieze, Francis sente que encontrou algo bom pela primeira vez, que pode trazer coisas boas e ruins para sua nova jornada em Berlim.
Confira a classificação indicativa no Portal Online da Cultura Digital.
Críticas AdoroCinema
2,5
Regular
Berlin Alexanderplatz
Jornada convencional
por Barbara Demerov
Histórias como a de Berlin Alexanderplatz ganham seu valor devido ao tratamento que dão a seus protagonistas. No caso do filme de Burhan Qurbani, o imigrante Francis (Welket Bungué) tem sua trajetória delineada de forma muito clara, assim como seus desejos e receios. Apesar de possuir clichês que envolvem ação e romance e expandir a narrativa de modo que a torne mais frágil do que poderosa, o filme mantém a mensagem concisa que quer passar.Transitando entre as rotas do poder, desvirtuamento e recomeços, a jornada de Francis (ou Franz) é pautada pela sede de poder - por mais que ele não direcione sua vontade de entrar no comércio das drogas a isso no início. Quando conhece Reinhold (Albrecht Schuch), um portal de possibilidades que têm o potencial de arruinar as boas intenções de Franz se abre, mas o protagonista nega a encarar os crimes que comete ou a má influência até quando isso se to...
(Insta: @cinemacrica): O longa discorre sobre a jornada de inserção social de um imigrante africano na capital alemã. Como se é de esperar, o processo é doloroso. A perspectiva bifocal recai sobre a investida do protagonista em gerar sustento e seus desbravamentos amorosos. A primeira porção traz consigo a exposição dos vícios, a segunda busca resgatar a ternura.
Esse é o jogo perseguido pelo diretor Burhan Qurbani. A ponderação do ...
Leia Mais
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade