1917
    Você assistiu 1917 ?

Raul de Albuquerque Goetzinger
    Raul de Albuquerque Goetzinger

Enviada em 11 de junho de 2020
    O plano de sequência, roteiro, atores... incrível, muito bom o filme. Capricho nos detalhes, vc se sente nele. Um dos melhores filmes de guerra que assisti.
    Marcio A.
    Marcio A.

Enviada em 9 de junho de 2020
    Me lembro como se fosse hoje quando assisti o ótimo filme do Diretor Sam Mendes Beleza Americana! Mas embora tenha amado os trabalhos dos atores, dos sacos que dançavam no ar e a doideira deliciosa de seu epílogo impactante, eu sabia que ele estava concorrendo com um dos meus filmes prediletos: A espera de um milagre! E na minha ressignificação eu pensava nele como o filme que roubou a cena do génio Frank Darabont. Só que o mundo da voltas maravilhosas, e surpreendentemente este cara me volta contando uma história que parece bem simples, mas a sua execução é algo de perder a respiração! Pois é ... ontem assisti uma ode poética, uma bomba de nêutrons que explodiu na minha mente, uma nova maneira de se contar e desenhar uma história! Um clássico que se desdobra numa declaração de amor a arte, o filme parece um quadro que se movimenta espalhando a perseverança de dois guerreiros com medo e perdidos no meio de cadáveres humanos e de animais. Da forma que falo sem mencionar os protagonistas, parece que eles não foram bem, mas de propósito eles principalmente o Mccay traduzem todo o medo e o abandono com um plano paralelo. Mas como ele ( o filme ) pode ser poético? Na maneira como Mendes e sua equipe ilumina cada quadro - o jogo de sombras me fez soltar um palavrão de admiração pela equipe por trás deste verdadeiro mágico chamado : Sam Mendes. Quando contamos histórias que falam sobre nossas raízes parece que algo irrompe numa forma ainda mais intimista; não quero içar e colocar expectativa demais em quem vai assistir. Mas não posso esconder que este filme hoje pra mim é um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos, e o que mais me surpreendeu foi a edição sobrenatural claro! Além da fotografia e a iluminação que revelam o amadurecimento de um Diretor. Dito isso, eu lamento dizer... mas foi o filme do ano! Só perderia na categoria de atuação devido ao monstro Joaquim Phoenix, e o trabalho da Lupyta hipermegablaster desprezado pela academia , aonde ela e a criatividade genial do Diretor Peele me impactaram sem um efeito especial só o talento dos dois. Sam Mendes este ano foi pra mim o que o sobrenatural Dimash esta sendo para a música no mundo! Recomendo 1917 para todos!!!!
    Rodrigo o que?
    Rodrigo o que?

Enviada em 6 de junho de 2020
    Um dos melhores filmes do ano passado e um dos melhores filmes sobre guerra que eu já assisti 👍
    Vale muito a pena
    Leo Britto
    Leo Britto

Enviada em 20 de maio de 2020
    Grandioso! Acabei de assistir ao filme neste exato momentos! Incrível gravar um filme como esse todo em plano sequência! Sensacional! Tenso!
    Julianna
    Julianna

Enviada em 19 de maio de 2020
    Se o objetivo da produção cinematográfica de 1917 foi única e exclusivamente inovar tecnicamente, ok. Então fizeram jus às 10 indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro.
    Mas se passou pela cabeça que iriam explorar a primeira guerra mundial sob um ponto de vista diferente, que surpreendesse, emocionasse, cativasse, erraram feio.
    Convenhamos: cinema é a arte de fazer você se envolver com a história. Não é só técnica.
    Cenário de guerra é algo que choca, emociona. Você sente a dor das mutilações, da falta de perspectiva e se compadece com a luta por um ideal. E o filme não te envolve em nenhum desses aspectos.
    Você até se transporta pro cenário, como se estivesse passando pelas trincheiras, dentro do bunker ou pisando na lama. Inclusive a fotografia do início do filme é incrível.
    E é só.
    No entanto essa experiência não dura muito tempo porque não há envolvimento com os personagens. Me parecem que ficaram tão cansados com o percurso, que não sobrou energia pra interpretação.
    O filme não entrega a "angústia" que normalmente é esperada ao ver o soldado atravessando o território inimigo. Não emociona quando um dos dois soldados amigos morre durante o percurso.
    Em suma, o filme poderia ser, além de inovador, uma interessante releitura do cenário de guerra. E passou longe disso.
    Anderson Alves
    Anderson Alves

Enviada em 18 de maio de 2020
    O filme tem o como ponto forte sua fotografia, com uma ambientação sensacional dos Campos de batalhas da Primeira Guerra Mundial, rico em detalhes e direção que te transporta p dentro do filme de forma única, sendo filmado com um plano continuo (sem cortes), muita das vezes colocando em ângulos como se o telespectador estivesse dentro das trincheiras e túneis como um próprio soldado do exército britânico, em alguns momentos até parecendo um game de guerra na 1ª pessoa, transformando a experiência para quem assiste totalmente imersiva.
    Com roteiro simples e diálogos modestos, o filme não foca em dar profundidade nos personagens. Logo, quem sofre com isso são os dois protagonistas, pois vão passando por alguns acontecimentos na trama que por falta de empatia pelos personagens, acabamos não ligando p esses fatos, muito pelo fato de não conhecermos os personagens, fatos estes que são cruciais na trama. Os atores até se esforçam p entregar boas atuações, mas como o foco não é neles e sim na missão, os atores acabam não tendo destaque algum, tornando o filme monótono e sonolento.
    1917 é um filme que possui características técnicas maravilhosas e elogiáveis, mas peca em seu roteiro preguiçoso. O filme tinha tudo p ser grande, acabou se tornando um filme lindo, mas chato.
    Drih S.
    Drih S.

Enviada em 11 de maio de 2020
    1917

Sam Mendes (do icônico "Beleza Americana") dirige, produz ( juntamente com Jayne-Ann Tenggren, Callum McDougall, Pippa Haris e Brian Oliver) e roteiriza (também com Krysty Wilson-Cairns) o longa. E o interessante é o fato do enredo ser vagamente baseado em uma história contada a Sam Mendes por seu avô paterno, Alfred Mendes. Onde podemos acompanhar a narrativa sobre dois jovens soldados britânicos durante a primeira guerra mundial, quando lhe é designado a missão de levar uma carta transmitindo a mensagem que salvaria da emboscada alemã cerca de 1600 soldados.

1917 é contado a partir de uma pequena passagem na primeira guerra mundial, o que eu já acho um fato totalmente plausível de todos os elogios que o longa recebeu. Fazer um filme sobre a segunda guerra mundial em diante, teoricamente é mais fácil, até por ainda ser possível encontrar relatos, contos e até pessoas que viveu à época que ainda podem contar algumas passagens. Mas a primeira guerra mundial é bem mais difícil, é muito mais complicado partir de um relato que aconteceu naquela época (ou até uma pequena passagem, como é o fato contado aqui). Nesse quesito encontramos a peculiaridade de 1917, em conseguir nos imergir em uma passagem tão antiga de uma forma tão cativante.

O longa se passa em um período de guerra, trata sobre o tema guerra, mas não é propriamente um filme de guerra e sim um suspense, um drama vivido pelos jovens cabos William "Will" Schofield (George MacKay) e Thomas "Tom" Blake (Dean-Charles Chapman). Este é o grande trunfo de Sam Mendes, nos mergulhar em uma obra singular, peculiar, nos trazer uma experiência imersiva, cativante, que nos despertava a empatia pelos jovens que estavam envolvidos na missão. Um ponto que engradece ainda mais a obra, a maneira como acompanhamos os passos dos soldados em cada canto que eles iam, e de uma forma apreensiva e sufocante, onde cada fato que acontecia nos prendia de uma forma que era difícil até se lembrar de respirar.

Um dos pontos cruciais do filme está na direção de Sam Mendes, onde ele desenvolveu um trabalho primoroso, competente, que elevou ainda mais a sua obra. É difícil acompanharmos um trabalho de filmagem feita com a qualidade que Sam Mendes trouxe para seu filme. Como o fato do longa se desenvolver quase que inteiramente em um 'plano-sequência', sem edições, sem cortes e colagens de cenas. Um fato que me deixou curioso e completamente maravilhado, em poder acompanhar o relato sendo contado de uma forma ininterrupta, que definitivamente me imergiu ainda mais na história. Na minha opinião, Sam Mendes fez um trabalho em altíssimo nível, elevando a qualidade de direção do seu longa à um outro patamar, e que definitivamente foi injustiçado no Oscar desse ano. O prêmio de Melhor Diretor deveria ter sido entregue a ele, porquê pra mim o trabalho que ele desenvolveu em 1917, nenhum dos indicados na categoria chegaram perto.

Em qualidades técnicas o longa realmente é uma obra-prima. A começar pela direção de arte, que esteve absurdamente bem feita e bem destacada. Como observamos em várias partes do filme, com cenários, casas, campos, trincheiras, tudo feito com uma riqueza de detalhes incríveis. A qualidade técnica da direção de arte era tão grande, que durante as duas horas do filme eu sempre me pegava observando cada detalhe desse quesito. Os figurinos, cabelos e maquiagens também estavam muito bem ajustados e dentro dos padrões da época. A fotografia de Roger Deakins ("Um Sonho de Liberdade" é o seu trabalho que eu mais gosto) estava estupidamente bem destacada ao longo de toda caminhada do filme. Um trabalho primoroso, que também foi o grande responsável em nos adentrar ainda mais na obra, com uma qualidade de fotografia genial que só o grande mestre Roger Deakins sabe fazer (Oscar muito justo por sinal). A trilha sonora do gênio Thomas Newman (grande amigo de Sam Mendes de longa data) é sempre um show à parte. Um grande compositor que eu acompanho de longas datas, que me entregou verdadeiras pérolas que eu nunca vou esquecer em filmes como "Um Sonho de Liberdade", "À Espera de um Milagre" e "Beleza Americana". Aqui Newman entrega mais um dos seus grandiosos trabalhos, que foi muito bem reconhecido com sua indicação ao Oscar. Além, é claro, a edição de som, mixagem de som e efeitos visuais, que acompanhavam as qualidade técnicas do longa com muita qualidade.

Em questões de elencos: George MacKay e Dean-Charles Chapman entregaram um trabalho nos personagens muito bem desenvolvido e muito bem interpretado. Dean-Charles entrega uma ótima atuação, porém eu acho que George esteve um passo à frente, sua atuação condiz muito mais com o seu personagem que esteve o tempo todo carregado de uma grande carga dramática. Colin Firth também entrega uma ótima atuação como general Erinmore. Assim como Benedict Cumberbatch, que quando entrou em cena me ganhou completamente. Sua atuação como coronel Mackenzie é fantástica, a cena é completamente dele, ganha todas as atenções, e eu achei uma performance grandiosa.

Porém devo destacar o roteiro, que nos mostra uma missão dada durante a primeira guerra mundial, mas que definitivamente não é algo impactante, ou marcante pra história em geral (até por se tratar de um roteiro original). Tem sim suas várias qualidades como já destaquei e não deixa de ser uma experiência incrível, até pela sua imersão, mas em questão histórica eu achei um tanto quanto simples.

1917 esteve indicado em 10 categorias no Oscar desse ano, incluindo Melhor Filme, porém levou apenas 3 estatuetas por mixagem de som, efeitos visuais e fotografia. No Globo de Ouro foi indicado em 3 categorias, ganhando duas por diretor e filme drama. No BAFTA foi nomeado em 8 categorias e venceu em 7, incluindo a principal, Melhor Filme. No Critic's Choice também esteve nomeado em 8 categorias e se sagrou campeão em edição, fotografia e direção.

Sam Mendes nos entrega mais um belíssimo trabalho, com todos os méritos pra sua direção e suas qualidades técnicas, que realmente estiveram acima da média. Mas na minha opinião o longa não é uma obra-prima do cinema, que será lembrado por muitos e muitos anos. Como em "Beleza Americana", que é uma grande obra-prima do cinema, sendo muito bem lembrada por todos até hoje (20 anos depois), e ainda será por muitos anos. Também não acho que 1917 é o melhor trabalho de Sam Mendes, ainda considero "Beleza Americana" (um dos meus filmes preferidos) como o seu melhor trabalho da carreira até hoje. [10/05/2020]
    Marcelo Henrique
    Marcelo Henrique

Enviada em 11 de maio de 2020
    Criei tanta expectativa e mais uma vez me decepcionei, o filme é Fraco Demais, oque salvou mesmo é a fotografia.
    Jackson A L
    Jackson A L

Enviada em 6 de maio de 2020
    É um filme muito bonito, tanto pela fotografia quanto aos efeitos visuais. O plano-sequência é uma obra-prima, merecedor de Oscar, como de fato, ocorreu. A sensação é de estar em campo participando também da missão. Gostei muito do "desespero visual" e angustiante da chamada "terra de ninguém"!!
    Marcus Tulio M.
    Marcus Tulio M.

Enviada em 3 de maio de 2020
    Envolvente do começo ao fim. Uma obra prima. Valeu cada minuto assistir esse filme épico. Indico sem dúvida.