1917
    Você assistiu 1917 ?

Toninho M
    Toninho M

Enviada em 20 de janeiro de 2020
    Um bom filme de guerra, nada mais. "Dunkirk", de 2017, é melhor. Quem sabe um dia teremos um - novo - grande filme sobre a Primeira Guerra. Por enquanto, "Nada de novo no front", o primeiro, ainda é o melhor sobre o tema.
    Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 19 de janeiro de 2020
    "1917" É um filme um filme transformador por sua técnica aplicada, com um fiapo de roteiro, o longa dirigido por Sam Mendes conquista o telespectador por sua direção visual e técnica, todo simulado em plano sequencia e com uma mixagem de som assustadora, o claustrofóbico e ameaçador filme nos conduz por uma jornada que sentiremos na pele a linearidade e o terror de uma guerra.

O roteiro é simples e claro, dois cabos tem a missão de levar um recado de um ponto a outro, até o sucesso do seu objetivo é dúbio, pois a jornada aqui vale mais que a conclusão, os dois cabos, vividos pelos atores George Mackay e Dean-Charles estão muito bem, embora o filme não deixe muito espaço para contemplarmos atuações, os poucos momentos de terror e angustia de George são ótimos.

Além de um roteiro que serve como desculpa para embarcarmos e aproveitarmos uma jornada, os desenvolvimentos de personagens são simples mas profundos, porém o longa se coloca em um ritmo a onde é contraproducente criar aprofundamentos, e quando Sam Mendes faz isso, é os únicos 5 minutos que desconectamos do filme.

A técnica do filme é o que mais salta os olhos, simular um plano sequencia de um filme de guerra me parece muito ousado, quando "Birdman" fez isso a 5 anos atras ficamos encantados, aqui, esse sentimento é elevado mais ainda, o cuidado de técnica que Sam Mendes teve aqui é algo a se pensar, é claro que os planos sequencias são simulados, percebemos seus cortes, contudo, são diversos e ousados os planos longos conduzidos, embora muito deles sejam com pouca ação em tela, sua condução é magnifica, com diversos planos abertos e uma constante contemplação do desastre, com corpos mutilados, ratos e sujeira, o nojo e medo é passado ao telespectador que acompanha aquela narrativa preso na cadeira, muito por conta dessa condução narrativa e de outros aspectos fundamentais também, sua composição de cenário, sua fotografia que em que determinados momentos desfoca afim de criar a tensão e escurece em planos com uma iluminação forte que transforma cenas em filmes de terror, e por ultimo, mas não menos importante, o som, tudo o que circula esse importante componente de filme de guerra é ótimo, começando por sua mixagem e terminando em sua magnifica trilha sonora, o compositor Thomas Newman abusa de musica erudita e de sua equalização sonora, sempre com tons altos e progressivos, afim de ir conduzido o telespectador ao climax, como um elemento de filme de terror.

"1917" não é uma perfeição cinematográfica, temos alguns erros de continuísmo (que são aceitáveis em um plano sequencia), também temos um problema quando o filme usa efeitos especiais em vez do pratico, pois tais efeitos ficam muito perceptivos, mesmo assim "1917" é um filme espetacular, se assemelhando muito a clássicos como "O resgate do soldado Ryan" e filmes recentes como "dunkirk", cuja a capacidade de imersão é a mesma.

Sam mendes volta a ser muito prestigiado 20 anos depois do seu clássico "Beleza Americana" com um filme extremamente técnico e quem tem tudo, mesmo em um ano extremamente concorrido de virar o grande destaque do óscar e das premiações. NOTA 9/10