A Grande Mentira
    • The Playlist
    • Críticos.Com.Br

Observatório do Cinema

por Aléxis Perri

Novo trabalho de Bill Condon dispõe de grande elegância para discutir ganhos e desvantagens da mentira, e qual o peso que um trauma carrega.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

The Guardian

por Peter Bradshaw

Este filme sacode junto com uma energia e um traço fantásticos, e as sequências de flashback mostram que na verdade é muito mais ousado e ambicioso do que você poderia esperar. É um grande duelo entre McKellen e Mirren.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Cineweb

por Neusa Barbosa

Sem entregar as viradas no roteiro, é possível apreciar a maestria de McKellen na pele de um vilão terrível. É  aquele tipo de filme que provoca a paciência do público para envolvê-lo na torcida por uma grande catarse nos momentos finais.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Screen Rant

por Sandy Schaefer

O filme está interessado em história e por que algumas pessoas sempre têm que conviver com o passado, enquanto outras - geralmente o pior tipo de privilégio - são capazes de descartá-lo como acabado e feito, e se mudar com suas vidas.

A crítica completa está disponível no site Screen Rant

Cinema com Rapadura

por Bruno Passos

“A Grande Mentira” rende uma boa ida ao cinema porque a dupla de atores principais carrega a experiência nas costas. McKellen e Mirren trazem energia e vigor para a tela, elevando a sessão para um patamar ao qual seu roteiro simplesmente não faz jus.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Collider

por Matt Goldberg

Uma das razões pelas quais eu realmente gosto de "A Grande Mentira", é que é um filme para adultos. Não vai gerar uma franquia. Não há mercadoria para comprar. Não se trata dos fluxos de receita auxiliares; é sobre essa história, e é muito boa.

A crítica completa está disponível no site Collider

O Globo

por Sérgio Rizzo

A trama de golpe erguida a partir do encontro tem desdobramentos às vezes rocambolescos, que o diretor Bill Condon trata com uma naturalidade “old school”: as reviravoltas podem parecer inverossímeis, mas estamos no cinema, terra de mentira.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Variety

por Owen Gleiberman

O prazer de "A Grande Mentira" é a chance de assistir Mirren e McKellen agirem juntos em um dueto de gato e rato que se transforma em uma valsa elegante de carinho e decepção.

A crítica completa está disponível no site Variety

Papo de Cinema

por Robledo Milani

É de se lamentar, no entanto, que o filme se contente em ser não muito mais do que isso: uma boa oportunidade para vislumbrar esse encontro de dois velhos amigos, aqui reunidos pela primeira vez na ficção. Pois de resto, tanto as soluções do cineasta quanto o argumento são bastante convencionais.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Washington Post

por Ben Kenigsberg

É um filme com uma brisa boba estrelado por dois dos melhores atores britânicos, cada um se divertindo brincando de gato e rato com o outro. [...] O filme não trata de grandes questões morais, além de um simples fato: os ecos de uma mentira, por mais distantes que sejam, nunca desaparecem.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Chicago Sun-Times

por Richard Roeper

É um filme bem trabalhado e meticulosamente pensado. No entanto, apesar de todos os seus ares de sofisticação e inteligência, este é um filme que sempre exige que pessoas ostensivamente inteligentes façam escolhas incrivelmente idiotas, apenas para manter a trama rolando.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

New York Times

por Ben Kenigsberg

À medida que avança, o filme revela complicações e um motivo que poderia muito bem ter sido retirado do chapéu. O final poderia ser escrito com detalhes completamente diferentes, e quase nenhuma cena anterior a ele teria que mudar.

A crítica completa está disponível no site New York Times

The Hollywood Reporter

por Jon Frosch

A sofisticação do filme não é nada senão superficial. Quadrada, mansa e arrumada como a casa da região de Londres mantida pelo septuagenário primorosamente elegante e de tez cremosa de Mirren, "A Grande Mentira" é uma obra habilidosa, mas com pouca faísca.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

The Playlist

por Asher Luberto

Embora os dois protagonistas sejam deliciosos, eles não são suficientes e o filme acaba sendo envolto por uma monotonia. É um mistério chato. [...] . Em vez de discernir os jogos mentais de Roy através de atmosferas ambíguas ou um tom pensativo o filme adota uma abordagem comercial de suspense.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Críticos.Com.Br

por Luiz Fernando Gallego

Há um show de interpretação de McKellen, mas o roteiro é previsível demais para conseguir surpreender como pretende.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br