Um Domingo Qualquer
    Você assistiu Um Domingo Qualquer ?

Rafael V
    Rafael V

Um domingo qualquer:
    Oliver Stone é um cineasta polêmico e que já fez grandes filmes, mas esse "Um Domingo Qualquer" é apenas um filme razoável, que mostra de forma nua e crua, o mundo e o submundo do futebol americano profissional, nos E.U.A., esporte que é uma paixão nacional por lá; Tony D´Amato (Al Pacino, seguro) é um treinador veterano e durão que se envolve completamente com seu time e seus jogadores, começa, no time, há ocorrer um conflito de egos, um maior que o outro, mas isso vai ter que ser superado e terá que existir um espírito de eguipe e de união, para esse grupo chegar a algum lugar (união que é o lema desse esporte, um dos mais coletivos de todos os esportes); destaques para as atuações de Cameron Diaz (presidente do time comandado por Al Pacino), Jami Foxx (que se revela um grande ator, que seria confirmado com o recente Oscar por "Ray"), além de ter no elenco nomes da envergadura de Dennis Quaid, James Woods e Charlton Heston. Vale para conhecer esse esporte tão desconhecido para o grande público brasileiro. Nota: 7.
    Francisco Russo
    Francisco Russo

Não é nenhuma maravilha, mas é um bom filme. Oproblema é que ele é muito exagerado, tem muita firula, muita trucagem de câmeras,muito efeito especial. Tudo isto misturado passa a sensação de que o filme tem umapoluição visual gigantesca! Gostei da história, apesar de que concordo que ela é bemmanjada, mas não vi ninguém brilhando em matéria de atuação. Quem mais me chamou aatenção foi a Cameron Diaz, muito mais pelas discussões que ela tem com o Al Pacino (emque o coloca no chinelo) do que por outra coisa. Aliás, não gostei do Pacino, acho estauma das atuações mais fracas de sua carreira (se não for a + fraca). Também não acheique o Jamie Foxx merecesse as críticas elogiosas que recebeu da crítica americana, nãovi nada demais em sua atuação.Gostei de quatro partes do filme: a cena inicial do jogo (serviupara se localizar dentro do filme em relação ao modo como o Oliver Stone iria mostrá-lodali em diante), o jogo final (apesar de prejudicado pelos cortes constantes, achei amelhor parte do filme) e as duas discussões da Cameron Diaz com o Al Pacino. Acomparação com "Ben-Hur" realmente foi ridícula, se ao menos houvesse apenasuma citação ainda dava para aceitar, mas por que colocar a todo instante as cenas dofilme? Perfeitamente dispensável.Creio que o filme seria bem melhor se tivesse outro diretor. Stonedefinitivamente não era o melhor nome para contar esta história..

Enviada em 26 de dezembro de 2017
    Bom filme! Elenco poderoso, com destaque para dua atuações dignas de óscar ou pelo menos indicações, Al Pacino Jammie Foxx, ainda temos Dennis Quaid e James Wood. Roteiro Bom, mas um pouco cansativo, diálogos bacanas em certos momento, mas exagerados em outros, mas aqui se tem um bom entretenimento, principalmente para quem é amante do Futebol americano.
    Maiko D
    Maiko D

Enviada em 3 de março de 2015
    Elenco de peso. Al Paccino realmente faz a diferença em qualquer, filme mesmo um boqueta desse. Aquela explanação no vestiário antes do final é interessante, mas no tema e sim na sua maneira de atuar. Contudo, o filme em si é apenas razoável. Tem vários outros filmes do gênero futebol americano com roteiros melhores, embora seja perceptível que explorar esse lado financeiro seja o objetivo do Stone e acho que teve sucesso nisto. Gostei do final.
    Enviada em 21 de junho de 2013
    "Filmes de esportes norte-americanos não são os favoritos dos brasileiros, mas este não é o meu caso. Propositalmente exagerado por Stone, é um bom filme, com muitos prós (as atuações e o elenco são de grande calibre) e contras (os frequentes esteriótipos e exageros). Mas vale a pena conferir."
    Mauricio C.
    Mauricio C.

Enviada em 29 de setembro de 2015
    O filme é interessante e original. O roteiro é bom, o elenco de primeira, atuações ótimas e o que chama a atenção é a fotografia e sonoplastia do filme que faz com que você tenha a percepção e emoção como se estivesse presente dentro do filme, muito interessante!
    Enviada em 25 de janeiro de 2016
    De todos os subgêneros do cinema, os filmes de esporte costumam ser os mais motivadores e inspiradores. Exemplos vêm de todas as áreas do esporte: basquete, baseball, futebol americano, boxe, hockey e etc. A superação, com seus personagens sendo submetidos a confrontação dos seus maiores medos e tragédias. A transformação, onde através de poderosas descobertas interiores, o protagonista corrige e aprende com seus piores defeitos. O sacrifício, na busca pela sobrevivência e ultrapassando limites rumo ao seu destino.

Este mês um grande drama esportivo completa 15 anos de seu lançamento aqui no Brasil. “Um Domingo Qualquer”, do diretor Oliver Stone é quase que uma sátira do dia-a-dia nos bastidores de uma equipe de futebol americano profissional, desde o funcionamento do departamento médico até a politicagem da diretoria do clube (para os norte-americanos, chamado de “franquia”). Mas também, é uma visão bastante plausível da vida pessoal e dilemas dos jogadores, treinadores e etc. O diretor propositalmente exagera na caracterização, nos inevitáveis clichês e nos inúmeros estereótipos que acercam a vida desses “gladiadores”, que é como o próprio filme faz uma analogia de si mesmo. O elenco do filme é algo espetacular: temos Al Pacino (dando um show como o treinador Tony D’Amato, pra variar), James Woods, Dennis Quaid, Cameron Diaz, Matthew Modine, Aaron Eckhart e o futuro vencedor do Oscar Jamie Foxx – em um papel que fora recusado pelo comediante Chris Tucker.

Ao longo de suas 2 horas e 36 minutos (Director's Cut), basicamente o filme começa quando uma lenda na história da liga (Quaid), quarterback do time (jogador que lidera e dita o ritmo da equipe em campo, aquele que dá o passe para os demais jogadores) sofre uma pancada devastadora em uma jogada e precisa sair do jogo para se recuperar por um mês. Então um jovem desconhecido (Foxx), reserva do reserva na posição é chamado para substituí-lo. Típico jogador arrogante, que nunca foi mais do que uma promessa por culpar o mundo por seus erros, Willie Beaman sabe o que aquela pode ser sua última chance, e aos poucos vai se adaptando à equipe. Com um talento inegável e personalidade forte, o jovem logo vira uma celebridade e peça fundamental na recuperação da equipe.

O antigo treinador Tony D'Amato (Pacino), pressionado pela diretora geral da franquia, então precisa reavaliar seus valores e estratégias testadas pelo tempo e começar a enfrentar o fato de que o jogo está mudado. Surge o dilema entre manter a lealdade pelo líder que a equipe segue, mesmo velho e sem ritmo ou tentar controlar o ego de uma estrela em ascensão, que provavelmente é o melhor jogador do país, apesar de não ter o apoio do restante da equipe. A jovem e agressiva Diretora e Co-proprietária da equipe (Diaz) sabe que sob o seu comando os Sharks ainda não conquistaram nada, seus dias de glória vieram apenas durante a gestão do seu falecido pai, amigo pessoal do treinador. Sendo assim, o desejo de Christina é provar a si mesma que pode ter sucesso em um mundo e em um cargo dominado por homens.

O sucesso de Um Domingo Qualquer está na riqueza de problemas, tramas, dilemas e etc. apresentados com extremo dinamismo, de forma que o filme passe sem que o espectador tenha dificuldades para absorver tanta informação apresentada. Fica a sensação de que há algo de verdadeiro naqueles personagens e - mesmo por vezes didáticos - as ótimas atuações do elenco e alguns diálogos muito bem escritos respeitam a inteligência do espectador.

Para um fã de filmes deste gênero, Oliver Stone consegue transmitir, através de cortes rápidos e closes que transmitem a intensidade emocional dos personagens, a sensação de estar dentro de campo. O esporte tem algo antagônico que mexe com nossa paixão e ódio em questão de segundos: para cada vencedor, há um perdedor; para cada conquista, uma decepção. Dentro daquela arena, os jogadores entram como guerreiros rumo à batalha. Frente a frente, cara a cara, vemos a garra, a determinação para ir além dos limites, defender, atacar, marcar, rir, chorar. E a cada temporada é sempre a mesma coisa, novas estrelas surgem, novos times vencem, novos torcedores se apaixonam, novas batalhas são travadas. Cada disputa, cada lágrima, cada minuto, cada segundo, cada polegada. Afinal, em um domingo qualquer, tudo pode acontecer...
    Léo
    Léo

1- Nascido em 4 de julho; 2- Entre o céu e a terra; 3- Platoon; 4- Reviravolta.Esses 4 são bons, depois recomendo ver este aqui ("Um domingo qualquer") e depois, SÓ DEPOIS, "ASSASSINOS POR NATUREZA", que é sua obra-prima e menos comprendida. A cronologia está certa, não comece por "Um domingo qualquer" ou "Assasinos por natureza", pois o resultado não vai ser positivo. Depois não diga que eu avisei :D .