Orfeu do Carnaval
    Você assistiu Orfeu do Carnaval ?

Vitor
    Vitor

Enviada em 24 de abril de 2023
    "Orfeu de Carnaval" é um filme emocionante que traz à tela uma versão moderna e vibrante da lenda grega de Orfeu. Com um elenco talentoso e uma trilha sonora envolvente, o filme é uma celebração da cultura brasileira e de sua música contagiante.

A direção de Marcel Camus é habilidosa ao retratar a vida nas favelas do Rio de Janeiro com autenticidade, mas também com um olhar poético que embeleza a cidade e sua cultura. As performances dos atores, especialmente de Breno Mello como Orfeu e Marpessa Dawn como Eurídice, são intensas e comoventes, transmitindo toda a paixão e o drama da história.

Além disso, a música é o coração pulsante do filme, com composições de Antônio Carlos Jobim e Luiz Bonfá que se tornaram clássicos da bossa nova e da música brasileira. A coreografia dos desfiles de Carnaval é espetacular e oferece um retrato impressionante da celebração anual que é tão importante para a cultura brasileira.

No geral, "Orfeu de Carnaval" é uma obra-prima do cinema, que mistura elementos clássicos e contemporâneos para criar uma experiência única e emocionante. É um filme que deve ser apreciado não apenas pelos amantes da música e da cultura brasileira, mas por qualquer pessoa que aprecie uma história emocionante e visualmente deslumbrante.

Enviada em 12 de janeiro de 2022
    O Frances Marcel Camus dirige essa perola filmada no Brasil, falado em Português, com um elenco Brasileiro. Vencedor do óscar de melhor filme Estrangeiro e entregue a França, fato que até hoje ninguém entende. Grande filme.
    c4rlc4st
    c4rlc4st

Enviada em 10 de maio de 2019
    Vendo daqui de 2019, pouco consigo me identificar com o Brasil mostrado no filme, seja no dialeto das pessoas ou em suas atitudes. Tudo parece muito exagerado e falso. O carnaval é simplório e os elementos da cultura negra brasileira são explorados de maneira superficial e caricata.
    Em aspectos técnicos, o filme tem duas faces. Por um lado, a mise en scene precisa acompanha uma bela fotografia que sutilmente enaltece as cores do Brasil e as belezas do Rio de Janeiro. Mas ao mesmo tempo, tudo que envolve audio é desastroso, desde a falha mixagem até a terrível dublagem dos atores.
    A sensação que fica é que o filme foi bem recebido por inserir o conto grego em uma cultura exótica, mas que pouco representa nosso país, servindo apenas como pano de fundo.
    Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

Enviada em 5 de maio de 2019
    Dirigido por Marcel Camus e com roteiro adaptado por Camus e Jacques Viot em 1959, filme ítalo-franco-brasileiro. Primeira versão cinematográfica da peça, Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes, Orfeu Negro transpõe o mito grego de Orfeu e Eurípedes, (aqui Breno Mello e Marpessa Dawn) uma trágica e bela história de amor, para os morros do Rio de Janeiro, durante o carnaval. Consagrado no mundo inteiro, tendo recebido muitos prêmios, incluindo a Palma de Ouro em Cannes e o Oscar de Filme Estrangeiro em 1960 (representando a França). Um dos marcos fundadores da bossa nova, trazendo músicas clássicas do gênero, assinadas por Tom Jobim, Vinicius, Luiz Bonfá e Antonio Maria, como “A Felicidade”, “Manhã de Carnaval” e “O Nosso Amor”. Filme obrigatório de ser apreciado por qualquer cinéfilo de bom gosto. Raridade, marco do cinema nacional.