Minha conta
    O Processo
    Nota média
    3,6
    publicações
    • Carmattos
    • Cinepop
    • Cineplayers
    • Ccine10
    • Cine Festivais
    • Cinema em Cena
    • O Globo
    • Papo de Cinema
    • Preview
    • Almanaque Virtual
    • Omelete
    • Observatório do Cinema
    • Folha de São Paulo
    • Veja

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    críticas da imprensa

    Carmattos

    por Carlos Alberto Mattos

    Sem entrevistas, sem comentários, sem música, sem qualquer efeito. O horror político e judiciário é mostrado somente com suas próprias imagens e sons. Maria Augusta é nossa mais devotada cultora do cinema direto.

    A crítica completa está disponível no site Carmattos

    Cinepop

    por Thiago Muniz

    No fim das contas, "O Processo" se torna uma obra histórica, com toda sua contemporaneidade, daqueles filmes que serão exibidos nas escolas quando a hora certa chegar.

    A crítica completa está disponível no site Cinepop

    Cineplayers

    por Francisco Carbone

    Com a estrutura imposta, essa intenção de seleção de personagens se mostra acertada, porque permite olhar para lados diferentes da questão, ao mesmo tempo que nos faz mergulhar no humano daquelas figuras, no que elas têm trágico e de cômico, às vezes banhados em ambos.

    A crítica completa está disponível no site Cineplayers

    Ccine10

    por Kadu Silva

    "O Processo" é um filme indigesto com um remédio amargo, mas necessário para tentar curar essa doença que assola nossa país, que é a corrupção enraizada.

    A crítica completa está disponível no site Ccine10

    Cine Festivais

    por Juliana Domingos de Lima

    "O Processo" não é, assim como o jornalismo ou a historiografia nunca foram, registro neutro e desapaixonado dos fatos. É filme: discurso, documento. Não é a “verdade” histórica. Ainda assim, é talvez a oportunidade mais concreta disponível, até o momento, de se acessar uma parte dessa verdade.

    A crítica completa está disponível no site Cine Festivais

    Cinema em Cena

    por Pablo Villaça

    Revelando uma Dilma que, mesmo na posição de acusada, revela mais serenidade do que seus algozes, "O Processo" termina apropriadamente com uma literal cortina de fumaça, que funciona como lembrança dos conflitos que dominaram o país nos últimos anos e do verdadeiro propósito do “impeachment”...

    A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

    O Globo

    por André Miranda

    A política aparece em cada escolha de cena, na opção de um plano estar na sequência de outro, no desfecho em que Dilma discursa após saber do resultado e é seguida por dúzias de partidários gritando "Fora Temer".

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    Papo de Cinema

    por Marcelo Müller

    Portanto, dizer que “O Processo” é apenas valioso como peça de denúncia seria demonstrar miopia à ourivesaria gramatical de uma cineasta corajosa o suficiente para assumir a bandeira de suas convicções...

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    Preview

    por Vitor Búrigo

    Se o cinema pode ser considerado um ato político, então Maria Augusta acerta em cheio e apresenta também momentos inéditos dos bastidores de um período tenso e sombrio da nossa história com debates, reuniões e até situações cômicas.

    A crítica completa está disponível no site Preview

    Almanaque Virtual

    por Zeca Seabra

    “O Processo” é um registro do coletivo de uma desgraça onde os fatos atuais são maiores que as imagens coletadas, transformando-se em um libelo de uma saga política catastrófica.

    A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

    Omelete

    por Marcelo Hessel

    Que os senadores da República, em certo momento, sequer saibam reconhecer os prédios de Brasília quando enfim trocam os corredores do Congresso pela rua é o tipo de imagem de ouro que todo cineasta busca quando faz uma obra pensada para ser a síntese de algo.

    A crítica completa está disponível no site Omelete

    Observatório do Cinema

    por Rodrigo Oliveira

    Ainda que demonstre parcialidade, O Processo obtém sucesso ao exibir a força do recorte proposto. Entretanto, é a crueza de seu formato que o prejudica, por não valorizar em nada a linguagem documental.

    A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

    Folha de São Paulo

    por Inácio Araújo

    Que existe algo errado que ficou pelo caminho, existe. "O Processo" optou por fixar-se num momento preciso (e exaustivo). Não abordar o presente senão por letreiros alusivos a consequências, digamos, penais é o limite que a autora escolheu.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    Veja

    por Miguel Barbieri Jr.

    Posições políticas do espectador à parte, o documentário "O Processo" tem, sim, um lado partidário. [...] Nas escolhas das imagens, desponta a resposta da cineasta: sim, foi um golpe parlamentar.

    A crítica completa está disponível no site Veja
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top