Gandhi
    Você assistiu Gandhi ?

Sueli A
    Sueli A

Enviada em 7 de março de 2023
    Vi Gandhi quando estreou no cinema, lá no início da década de 80. Depois, vi quando passou em algum canal de TV. Decidi revisitá-lo e a sensação de que é um dos filmes mais incríveis feitos no século passado, persistiu. Uma emocionante aula de História, Filosofia, Sociologia e Política protagonizada pelo excelente ator Ben Kingsley, em sua melhor atuação, muito provavelmente. Kingsley encarnou a personagem de Gandhi com maestria. Tudo é maravilhoso em Gandhi: atuações, produção, direção, fotografia, figurino, trilha sonora. Quem não viu ainda, então, veja!
    Enviada em 9 de janeiro de 2021
    Isso não é bem uma crítica eu só estou com preguiça de pensar demais e elaboradas argumentos eu só precisava posta uma crítica dia 9 de janeiro mesmo
    Junior Rafael Fiorenzano
    Junior Rafael Fiorenzano

Enviada em 1 de agosto de 2020
    Assisti o filme em 2020, e fiquei impressionado pela forma que Gandhi conduzio seu povo para liberdade. Que história magnífica, e fica absolutamente claro quem realmente são as vítimas na historia. Não levantar sequer uma arma, foi algo impressionante em uma guerra. Que inspirador, o filme mostra como vc pode ser bom, sempre argumentar, e lutar acima de tudo pela paz. Ótima atuação de Ben Kingsley. Muito bom
    Crismika
    Crismika

Enviada em 20 de maio de 2020
    O filme é bem longo, mas conta de modo bem simples a vida do grande revolucionário que através da paz conseguiu a independência da Índia. Ganhou vários Oscars, o que foi merecido. Traça a vida de Gandhi desde seu início como advogado até seu final. MUITO BOM, recomendo a todos.
    Jaldérico Xavier
    Jaldérico Xavier

Enviada em 13 de abril de 2020
    Pelo apelo do mais simples, do Davi contra Golias, esta obra inicia com constatação de que é impossível descrever exatamente que foi uma pessoa, limitando-se a reconhecer que ela é o que está na mente e coração das pessoas que a conheceram e que suas ideias viverão naqueles que nunca o viram, concordem ou não com elas.
    O manifesto de um homem contra a injustiça. A obra chama a atenção ao que pode ter sido o despertar de Gandhi para sua causa quando foi expulso do trem em que viajava por não ter pele branca. Incrível com suas ideias foram testadas e aprovadas mesmo estando tão longe do seu país. A África do Sul, debaixo do mesmo Rei, chancelou o líder que acabara de nascer.
    Se era a injustiça que o incomodara, Gandhi foi conhecer de perto, por quase toda a Índia, o sofrimento do seu povo, que era trágico. Interessante notar que ele nunca demonstra cólera contra o que vê, mas o ator consegue deixar entender que por dentro seu sangue ferve mas sua mente parece ferver ainda mais com as ideias e estratégias para avançar na sua luta de uma independência pacífica do domínio inglês.
    Embora seja uma obra para o mundo, é digno de nota que quase não há referência sobre a língua nativa e milenar dos indianos. Isto talvez se deva a querer demonstrar a profundidade da influência dos ingleses na sociedade indiana, o que fica cristalino quando Gandhi durante um discurso incentiva a que todos se livrem das roupas fabricadas com tecidos vindos da Inglaterra e conclamando a todos que a partir daquele momento usem tecidos fabricados nacionalmente. Aqui abro um espaço para comentar que esta ideia de boicote a produtos estrangeiros é sempre recorrente na história humana e tem tomado corpo neste tempo de pandemia.
    Os ingleses parecem não se importar com o que está em curso. Admirável a sensibilidade dos atores que representam os governantes ingleses na Índia, principalmente, do maior deles que consegue transmitir com maestria uma arrogância ímpar ao tratar de qualquer caso referente a Gandhi, inclusive com a distância quando o recebe na sede do governo.
    Não foram tempos fáceis, chacinas, rebeliões, boicotes, greves são o que chegam ao nosso conhecimento através dessa obra. E, talvez, como último recurso Gandhi faz uma caminhada de trezentos e oitenta quilômetros em direção ao mar e lá chegar, no mesmo dia em que a Índia lembrava da chacina comandada pelas forças britânicas na qual mais de mil indianos foram assassinados, para novamente conclamar a população a vender por conta própria, em feiras livres e mercados, o sal que coletasse mar, afirmando que o sal era dos indianos. Mas um ato de rebelião, sem violência, contra o regime, já que o comercio do sal era um dos grandes negócios monopolizados pelos invasores.
    Gandhi, após ser mais uma vez preso e libertado, consegui talvez o maior feito da sua vida – negociar e conseguir a libertação do seu povo. Contudo, a astúcia com que foi capaz de usar seus atos para derrotar o maior império da época sem uma arma não foi capaz de enxergar, ou não quis ver, ou era de menor valor, não foi de mesmo grau para considerar que entre seus aliados existia um que não compartilhava com seus ideias de fraternidade, de uma Índia para hindus, muçulmanos, cristãos e mulheres vivendo na mesma terra. Tão logo se avizinhava a independência o povo foi incitado a separação por seus líderes, em especial um líder muçulmano que sempre participou do grupo que pensava a libertação da Índia. Contudo, este desejo parece não ter sido só de um lado. Por fim, para não perder sua obra de vida, Gandhi aceita a divisão.
    Após mais uma greve de fome, Gandhi consegue pacificar seu país. Mesmo em vida, e ainda mais após seu assassinato pelo próprios seus, o mundo passa a reconhece-lo como o homem que conseguiu derrotar um império sem disparar um único tiro, mais que isso, que seus ideias, nada novas, são o que cada ser humano, enquanto indivíduo do mundo e sociedade organizada, realmente precisam para viver bem.
    Yanko Rodrigues
    Yanko Rodrigues

Enviada em 24 de março de 2020
    É um grande filme, dá uma lição de humanidade e mostra que o homem pode ser capaz de ser algo muito melhor. O filme só peca no tempo, infelizmente é muito longo. Me segue no Adorocinema para não perder nenhuma crítica minha.

Enviada em 12 de novembro de 2019
    Clássico dos anos 80, precisamente em 1982 foi agraciado a oito óscar, incluindo melhor filme, melhor direção para o genial Richard Attenborough e roteiro. Aqui temos a história de um dos maiores lideres que esse mundo já viu O Mohandas Karamchand Gandhi que revolucionou um país e modificou a forma de fazer liderança sem guerra, Podemos destacar o elenco que está impecável, parte técnica e excelentes jogo de câmera elevam essa obra a um patamar de inesquecível.
    Paulo M.
    Paulo M.

Enviada em 12 de novembro de 2019
    Filme de fôlego. O filme obedece de maneira fidedigna os preceitos históricos dos momentos principais da vida de Gandhi e da independência da Índia. Poderia ser mais curto sim, mas penso que a abordagem foi mais romantizada do que biográfica. Acho mesmo que as liberdades dadas ao roteirista e diretor num filme de ficção, não mascaram o lado biográfico do filme. Para mim, passa a ser umas das referências da vida de Gandhi e da história da independência da Índia e Paquistão.
    Pedro A.
    Pedro A.

Enviada em 29 de agosto de 2017
    Gandhi é uma figura mundialmente famosa, todos sabem que está ligado a libertação dos indianos dos domínios britânicos. Esse filme conta a trajetória da vida desse grande líder, que conseguiu mudar a história da Índia sem levantar uma mão, magnífico!!!!!
    Jairo D.
    Jairo D.

Enviada em 3 de agosto de 2017
    'Gandhi' é um filme sobre uma pessoa e seu olhar para muitos povos. A obra nos coloca sua busca pela liberdade, pela igualdade e pela paz. É um daqueles filmes que precisam ser conhecidos e revistos de tempos em tempos, já que a humanidade parece não ter aprendido a lição que tantas vidas custou e sabe-se lá até quando esta cegueira bélica e desprezo dos Estados e grupos ideológicos para com humanos que são diferentes, ou que querem viver com dignidade e alcançar direitos que lhes são negados, ainda irá durar.