Na década de 1960 milhares de esperançosos jovens norte-americanos vieram para o país, mais especificamente para cidades nordestinas, através do programa de voluntariado Corpos da Paz. Com a missão de ajudar, mas sem funções específicas, incentivo financeiro ou amplo acolhimento da população, eles na verdade eram peças da agressiva política de influência de John F. Kennedy na América do Sul, e através de depoimentos e materiais de arquivo o documentário revela as contradições entre a motivação dos jovens e o que de fato faziam.
Classificação indicativa a definir por http://www.culturadigital.br/classind.
Críticas AdoroCinema
4,0
Muito bom
Em Nome da América
Yankee go home
por Taiani Mendes
Na década de 1960, idealistas jovens estadunidenses contrários à Guerra do Vietnã foram atraídos por bizarros comerciais de TV à um programa governamental que parecia perfeito para a suavização de suas inquietações. Como Voluntários da Paz eles se estabeleciam em países pobres para viver como os locais, ensinar inglês e, sem orçamento, ajudar a população carente da melhor maneira possível, especialmente em termos médicos. Em Nome da América, instrutivo documentário de Fernando Weller, investiga a profusão de “enviados de Kennedy” em Pernambuco e, conduzindo o espectador pela mão, vai desvelando a ligação dos bem-intencionados pacifistas inúteis com articulações da CIA a respeito da Guerra Fria. Não existe ponto sem nó do governo norte-americano, é (ou deveria ser) de conhecimento geral.Abrindo com uma bandeira do Brasil na porta de uma casa tipicamente estadunidense e fechando com uma ré
Com Amor, Van Gogh e Legalize Já foram as ficções escolhidas pelo público.
7 Notícias e Matérias Especiais
Crítica de usuários
Asaugusto
Seguir usuário
Ler as 3 críticas
5,0
Enviada em 7 de abril de 2019
O filme é incrível principalmente pelo aspecto educacional. EU nunca sequer tinha ouvido falar nessa história. IMportantíssimo para entender a história recente do Brasil e suas relações com outros países. Assista!!!
O longa está competindo na mostra Première Brasil: Competição longa documentário do Festival do Rio de 2017.
Premiado
Vencedor do Prêmio Petrobras de melhor documentário brasileiro na 41ª edição da Mostra São Paulo.
Badalado
Exibido na Mostra Competitiva do VIII Festival de Documentários Cachoeira Doc, na Bahia e também no Festival do Rio, dentro da mostra competitiva Première Brasil: longa documentário. Também fez parte da programação oficial do 21º Forum.doc.Bh.2017.
curiosidades
Detalhes técnicos
Nacionalidade Brasil
Distribuidor Inquieta Cine
Ano de produção2017
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 5 curiosidades
Orçamento-
Idiomas
Português, Inglês, Espanhol
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Comentários
Faça login para comentar
Mostrar comentários
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade