Coringa
    Você assistiu Coringa ?

Alvaro Triano
    Alvaro Triano

Enviada em 3 de outubro de 2019
    Um verdadeiro estudo de personagem, profundo e sombrio. Um filme levemente baseado nas historias em quadrinhos do Batman (Piada Mortal), mas que tem uma essência crua, realista e até mesmo inconsequente de um dos maiores vilões de todos os tempos. Sim! Coringa não é herói e nem anti-herói, Coringa é um filme sobre alguém com sérios transtornos mentais que em determinado momento, se torna um psicopata, um agente do caos que ao invés de cair em um tanque de ácido, cai justamente em uma sociedade doente. O filme do diretor Todd Phillips (Se beber, não case!, Cães de guerra) é uma verdadeira homenagem aos filmes de Martin Scorsese, desde "O Rei da Comédia" até "Táxi Driver", que tem em seu protagonista, Travis Bickle, uma cópia perfeita de Arthur Fleck (Joaquin Phoenix). É muito parecido! Principalmente na cena da dança com a arma e as indagações do protagonista olhando para a tela. Além de ser um longa antissistema parecido com "Clube da Luta" e um pouco de "Laranja Mecânica" pela espetacularização da violência. O longa de Phillips se passa no final da década de 70, onde temos uma Gotham city totalmente afogada em problemas como desemprego e falta de recursos sociais e de saúde. Nesse cenário a família Wayne está presente na figura do patriarca Thomas Wayne, representando a construção do rico fascista. Em muitos momentos, o roteiro de Scott Silver e Phillips tenta levar o humor negro e a empatia pelo protagonista, e em certos momentos você sente pena, fica triste pelo personagem que é, literalmente, maltratado, humilhado, pisado pela sociedade, mas não se engane! O Coringa é mau! Mesmo com toda a beleza da fotografia do diretor Lawrence Sher, sua estética, enquadramento, luzes, contrastes, trilha - O filme é muito bonito e muito bem feito - estamos vendo a história do príncipe do crime, que condiz com a exposição violenta de seus atos. Um filme pesado e perturbador! Um divisor de águas do cinema de HQs! Polêmico! Mas, de longe o melhor do ano! Um filmaço! Com uma atuação de oscar para Joaquin Phoenix, ator do método que entrega a fisicalidade, trejeitos e várias nuances de risadas nunca vistas no cinema. O cara é muito bom! O que faz do seu Coringa uma obra única e imperdível.
    Filipe N.
    Filipe N.

Enviada em 3 de outubro de 2019
    Mto foda. Não se trata de um filme de super heróis. É um drama psicológico de tirar o fôlego. Um filme adulto, mto bem conduzido e com roteiro e interpretações impecáveis. Espero que o próximo Batman seja a continuação e siga uma linha na mesma pegada.
    judsbiz
    judsbiz

Enviada em 3 de outubro de 2019
    Uma obra-prima do cinema no ano de 2019. Um filme que, certamente, dará o Oscar para Joaquin Phoenix por sua absurda interpretação.

Enviada em 3 de outubro de 2019
    Filme denso e incomum sobre a trajetória de Arthur Fleck até tornar-se O Coringa. Interpretação sólida e psicológica de Joaquin Phoenix em trama muito bem amarrada. Coringa é multifacetado e rico para o cinema. Filme instiga a violência contra a opressão social. Caótico, contundente e uma obra prima.
    Fernanda S.
    Fernanda S.

Enviada em 3 de outubro de 2019
    Gente! 😱😱😱 estou chocada! Perplexa! Sem conseguir raciocinar... É um misto de drama, muito drama, terror, e comédia... É a miséria humana das doenças mentais... A interpretação do Joaquin parece poesia! O link com o pequeno Bruce Wayne é de arrepiar! O físico do Joaquin Phoenix chega a dar nauseas, ele emagreceu 23 quilos para o filme. E a crueza das cenas de morte é visceral... Uma obra prima! Oscar para Joaquin e para Todd Phillips (diretor)! Você sai do cinema "dançando" com o coringa!
    Vitor A.
    Vitor A.

Enviada em 4 de outubro de 2019
    Quem diria que o Todd Phillips, diretor de comédias como Se Beber Não Case, iria conseguir realizar o filme mais impressionante de 2019.

Coringa é uma homenagem ao cinema da década de 70, principalmente às obras do Martin Scorsese, como Táxi Driver e Rei da Comédia - que inclusive são filmes excelentes!

O filme segue uma estrutura narrativa que é chamada de estudo de personagem, sendo assim, a todo momento temos a câmera acompanhando Arthur e sua trajetória. Tudo que é mostrado em tela é essencial para a transformação de Arthur no Coringa. E aqui está ponto mais alto do filme: Joaquin Phoenix. Ele é espetacular, faz um Coringa insano, perigoso, inocente, egoísta e imprevisível. (Sem comparações com o Heath Ledger, ambos são muito diferentes e impecáveis).

Tecnicamente o filme é um show a parte, a trilha sonora perturbadora se encaixa perfeitamente com toda a direção artística e atuação do Joaquin. É muito interessante reparar o quanto a trilha sonora e a fotografia se transformam juntos com o personagem.

Enaltecer um criminoso soa polêmico, a mídia condena ao dizer que o filme é um prato cheio de exemplos. Nesses casos, o real motivo é muito mais profundo que que uma ideia trazida por filmes ou jogos. O filme trata sim de temas perigosos e é bem explicito, definitivamente não é para crianças.

Coringa é sem dúvidas uma obra que vai gerar discussões durante muito tempo, seja pela atuação digna de Oscar do Joaquin Phoenix, seja pelo seu enredo complexo.

Recomendo.

Ressalvas:

1. Não leve crianças, além de ser um filme pesado, elas não vão gostar.
    2. Se você não está mentalmente bem, pode não ser um bom momento para ver Coringa. A temática “doença mental” é levada bem sério e para alguns pode ser um gatilho.
    3. Se você não gosta de filmes que tem um ritmo mais lento, Rambo ainda está no cinema.
    Henrique A
    Henrique A

Enviada em 5 de outubro de 2019
    Não tem como deixar de amar esse filme, coringa é um dos meus filmes favoritos de 2019/2020. a palavra certa pra descrever esse filme é avassalador.
    Max N
    Max N

Enviada em 4 de outubro de 2019
    Melhor filme do ano !!!! Superou todas as expectativas e (na minha opinião) Joaquim Fenix entregou o melhor Coringa de todos os tempos....claro sem esquecer da brilhante atuação de Heath Ledger que também sem dúvidas se tornou um marco no cinema!
    Antonio M
    Antonio M

Enviada em 3 de outubro de 2019
    É difícil conseguir descrever...
    O filme é fabuloso, pesado e assustadoramente realista. Uma obra de arte.
    Joaquin Phoenix está extraordinário.
    Italo J
    Italo J

Enviada em 3 de outubro de 2019
    Um dos melhores filmes q já assisti, não é atoa q é um dos favoritos ao oscar. E o ator, o jeito q ele entrega o personagem, simplesmente, espetacular.