Relatos do Mundo
    Você assistiu Relatos do Mundo ?

Erik Fonseca
    Erik Fonseca

Enviada em 19 de janeiro de 2024
    As convenções do gênero estão presentes no filme, de modo que ele remete muito aos "westerns" clássicos, como Shane, ou mesmo os filmes de John Ford. A fotografia e cinematográfica são belas e bem executadas, com um apreço pelo figurino.
    Em questões de roteiro, há um forte elemento de redenção presente, a jornada do Capitão Kidd é cativante, é um homem bom, que se arrepende de decisões do passado e preferiu seguir de modo itinerante pelo Texas ao invés de encarar seus "demônios". Mas, a vida lhe força a lidar com um situação que ele não previa.
    O elenco é muito bom, Tom Hanks sempre carismático, passa confiança, afetuosidade e familiaridade a seu papel, parece alguém com quem nos importamos e queremos o melhor. A jovem Helena Zengel transmite um olhar de descoberta, espanto e adaptação, um personagem que nos importamos. A relação entre os dois é afetuosa e gera uma sensação de acolhimento.
    O filme tem algumas falhas, a ação é pouco entusiasmante, e a presença do Tom Hanks, involuntariamente ofusca um pouco os outros personagens, não por intenção do ator, mas pela forma com o roteiro foi construído.
    Contudo, os aspectos positivos do filme sobrepujam os negativos, de modo que o considero um bom filme de western, muito agradável de acompanhar.
    _vgarrido
    _vgarrido

Enviada em 30 de julho de 2021
    Gostei muito do fato de o filme mostrar o sul do pós guerra civil, isso é algo pouco explorado no cinema.
    Marcel Aoki
    Marcel Aoki

Enviada em 19 de maio de 2021
    Minha opinião:

Antes de saírem oficialmente os indicados para o Oscar, era um dos favoritos para constar como um dos melhores filmes do ano passado.

Isso não aconteceu, acho que é melhor que alguns concorrentes, só que não é uma injustiça ter sido esquecido ou preterido.

Tom Hanks, acredite não concorre a melhor interpretação do ano e também acho que não é injusto.

Tom é um ator muito talentoso, assombrou o mundo ganhando dois Oscars seguidos , em 1994 por Philadélfia e em 1995 por Forrest Gump.

A última indicação para o melhor ator do ano foi em 2001.

O roteiro é regular, a edição deixa o filme ser menos cansativo e portanto é o melhor do longa metragem.

Concorre em prêmios menores, no total são 4 indicações:

Melhor fotografia - acho justo e um dos favoritos

Melhor trilha sonora - não acho a melhor

Melhor design de produção e melhor som - ambos são bons

Disponível na Netflix
    Sunça - Felipe Assumpção Soares
    Sunça - Felipe Assumpção Soares

Enviada em 6 de maio de 2021
    “Relatos do mundo” é o primeiro faroeste do diretor Paul Greengrass, o longa é baseado no livro de mesmo nome de Paulette Jiles. Paul foi o responsável pelos três últimos filmes, estrelados por Matt Damon, da saga Jason Bourne. O diretor se reencontra com Tom Hanks após terem trabalhado juntos em “Capitão Phillips”. A jovem Helena Zengel se une aos dois, e o trio apresenta uma obra bonita e emocionante. Trazendo à tona a diversidade entre os norte-americanos e os diferentes modos de pensar em uma desconstrução do western e da personalidade texana “padrão”.

Acompanhamos o Capitão Jefferson Kyle Kidd (Tom Hanks) poucos anos após o fim da Guerra Civil, a trama se passa em 1870. Para os sulistas o clima de derrota ainda persiste. Não concordam com o pagamento das dívidas de guerra e têm muita dificuldade em aceitar a abolição da escravidão e o direito ao voto dos ex-escravos. É um ótimo contexto histórico que diz muito sobre as discordâncias ainda existentes na população dos Estados Unidos. Nas entrelinhas do longa encontramos importantes discussões: preconceito, racismo, xenofobia e até mesmo fake news. O capitão é um dos derrotados na guerra, ele perdeu tudo e viaja de cidade em cidade lendo as notícias de jornais para os habitantes locais. Durante um de seus trajetos pelas perigosas estradas do velho oeste, ele encontra a pequena Johanna (Helena Zengel) que escapou de um assalto a diligência que a transportava. A menina viveu anos com o povo indigena Kiowa após ter sido sequestrada de sua família alemã. Sua família Kiowa é assassinada pelo exército americano e a garota estava sendo transportada para viver com seus tios. Kidd acaba aceitando a missão de levar Johana para sua nova casa. É essa jornada longa e perigosa de um sulista ex-combatente na guerra civil e uma garota alemã criada por indígenas que acompanhamos.

A dupla protagonista é fascinante, Helena Zengel impressiona com uma atuação de impacto em uma difícil personagem. A garota de doze anos fala três línguas diferentes e passa por situações extremas em um papel que exige muito. Ao seu lado Tom Hanks demonstra sua já consagrada habilidade sabendo evocar muito bem o homem durão com traumas do passado que reencontra uma razão de viver. Porém, ele não é o cowboy clássico dos bangue-bangues, e sim alguém que é levado a tomar atitudes e ações dignas de um pistoleiro. Mesmo que a todo momento ele as tente evitar. Ambos têm de superar traumas, enfrentar as dificuldades do presente e encontrar seu lugar no mundo enquanto viajam pela linda fotografia de Dariusz Wolski. Durante a jornada temos algumas cenas pontuais de ação, impactantes e bem realizadas têm o objetivo de causar tensão e suspense. Mas todas elas também funcionam em prol da narrativa, seja deixando a dupla mais próxima, causando empatia em ambos ou mostrando mais a fundo como cada um daqueles personagens é.

Em “Relatos do Mundo” encontramos um homem e uma garota que perderam seu lugar no mundo e suas histórias. Em meio a grandes empecilhos e dificuldades, conseguiram se reencontrar e almejar um futuro juntos contando histórias.
    Crismika
    Crismika

Enviada em 27 de abril de 2021
    O filme tem uma fotografia deslumbrante acompanhado por um trilha sonora perfeita para o gênero faroeste a que se propõe o filme. O destaque fica para a jovem atriz que tem uma atuação impressionante e a história é bem interessante. Vale a pena conferir.
    Ana maiza Maiza
    Ana maiza Maiza

Enviada em 24 de abril de 2021
    Pra quem está com problema com o sono , pode assistir , recomendo . Vc dorme num instante ..........
    Bruno Faraj
    Bruno Faraj

Enviada em 3 de abril de 2021
    Tom Hanks sempre impecável. História bacana, com uma certa ação e desenrolar interessante. Filme prende. É fofo! RS Vale a pena!
    Grazi
    Grazi

Enviada em 31 de março de 2021
    Gostei muito do filme. E que bela atriz a Helena, para contracenar com um ícone das telas...Parabéns ao diretor pela bela escolha do elenco.
    Enviada em 14 de março de 2021
    Laços.

Em “Relatos do Mundo” acompanhamos a jornada do Capitão Jefferson Kyle Kidd (Tom Hanks), um veterano de guerra que ganha a vida lendo notícias de jornais e contando histórias às pessoas de diferentes cidades do estado do Texas; e da jovem Johanna Leonberger/Cicada (Helena Zengel), uma garota de origem alemã que foi criada por indígenas. Com o objetivo de levar Johanna em segurança até seus tios - visto que tanto seus pais biológicos quanto a família indígena que a adotou foram vítimas dos conflitos civis daquela região -, Capitão Kidd leva o espectador para uma viagem pelo Velho Oeste dos Estados Unidos.

Como plano de fundo da história principal, temos uma região que está lidando com os resultados da Guerra de Secessão (1861-1865), período conturbado da história americana no qual as regiões do Norte (industrial) e as regiões do Sul (escravagista) entraram em conflito. Como “Relatos do Mundo” se passa no Texas, localizado na região Sul, acompanhamos de longe o lado dos derrotados, suas angústias, remorsos e o desprezo pelos vitoriosos.

Apesar desse cenário hostil em que os personagens estão inseridos, “Relatos do Mundo” não é um filme sobre conflitos ou guerras civis, mas sobre a relação e os laços criados entre seus dois personagens principais. Desde o primeiro encontro entre eles dois, vemos um afeto do Capitão Kidd por Johanna que, movido pela sua boa índole e pela consciência de fazer o certo mesmo que ninguém diga, decide ajudar a órfã. Apesar da rejeição inicial por parte da personagem de Helena Zengel, com o passar do tempo e devido às situações que eles se envolvem, ela acaba desenvolvendo um carinho pelo personagem de Tom Hanks e um laço forte entre os dois é criado.

Vemos essa relação “pai e filha” se tornando mais forte em cenas como a do tiroteio entre eles e o bando que quer raptar Johanna, na qual Capitão Kidd pede para que johanna fuja, mas, desobedecendo a ordem, ela voltar para ajudar o homem que está a protegê-la; ou na cena que ele volta para buscá-la e tirá-la das mãos de seus tios que estão a maltratá-la. Há compaixão e afeto entre esses personagem. Eles se conhecem e sabem os caminhos difíceis que tiveram de trilhar ao longo da vida. Vale ressaltar o bom trabalho de Tom Hanks e Helena Zengel ao representarem um homem fatigado da guerra e uma garota muito esperta que não atende às normas da sociedade.

Com uma boa direção de Paul Greengrass e ótima fotografia de Dariusz Wolski, o espectador é transportado para o Texas de 1870 onde somos apresentados a uma história sobre empatia, conexão, compaixão e, acima de tudo, coragem. “Relatos do Mundo” é um filme que nos ensina que devemos aprender com nosso passado, enfrentar nossos demônios e seguir em frente, pois dias melhores sempre virão.
    Rogerio Grassini
    Rogerio Grassini

Enviada em 28 de fevereiro de 2021
    Bom filme! Poderia ser melhor mas acho que a proposta foi mesmo manter a segurança e não inclinar para mais ou para menos. Segue-se uma linha morna mas atraente onde a dupla (leitor de notícias e criança) prendem o telespectador, e por isso vale a distração.