Relatos do Mundo
    Você assistiu Relatos do Mundo ?

@cinemacrica
    @cinemacrica

Enviada em 12 de fevereiro de 2021
    (Insta: @cinemacrica): O ex-combatente, capitão Kidd, muda drasticamente de ocupação e passa a usar a verbalização de histórias e notícias como instrumento de sobrevivência. Interpretado por Tom Hanks, o antigo militar migra de cidade em cidade nos EUA do final do Século 19. Em dado momento, Kidd se depara com uma pequena garota abandonada e assume a responsabilidade de devolvê-la aos únicos familiares vivos, seus tios.
    Considerando que o design de produção primoroso, que aqui está presente, é praticamente algo esperado para uma obra desse porte, pode-se destacar as atuações da dupla principal como pontos altos. Hanks mantém o magnetismo do herói superador de adversidades: não há como não criar empatia. Ao seu lado, ótima atuação de Helena Zengel (Transtorno Explosivo) interpretando uma criança rebelde. A propósito, considero-a uma das maiores revelações juvenis.
    A mídia tem feito paralelos com "Central do Brasil". De fato existem semelhanças: jornada literária baseada em levar cultura para não letrados, relação entre gerações, processo de conhecimento íntimo da dupla protagonista induzido por um contexto adverso. Portanto, a comparação não só é possível, como torna didática a explicação do porquê a obra norte-americana é rasa. Em termos estruturais, é esperado que o arco mestre da jornada seja sustentado por subtramas capazes de demonstrar elementos como: o porquê de o adulto do relacionamento se interessar genuinamente por uma criança alheia ao seu cotidiano, como a relação amadurece mutuamente a ponto de virar amor, mergulho no íntimo do protagonista para embasar motivações, entre outros. O que se vê, contudo, é o esboço dessa estrutura , mas populada com insumos banais. A preocupação reside muito mais em oferecer episódios aventurescos e estéreis do que comprar o desafio de explicar a evolução das relações humanas com profundidade.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 14 de fevereiro de 2021
    O título "Relatos do Mundo", do filme dirigido e co-escrito por Paul Greengrass, faz referência à forma como o seu protagonista, o Capitão Jefferson Kyle Kidd (Tom Hanks), ganha a vida: ele é um viajante, que percorre as cidades do Estado do Texas com o objetivo de ler as notícias do mundo para as pessoas. É importante mencionar aqui que o longa se passa no ano de 1870, logo após o término da Guerra Civil Americana, quando o Texas foi readmitido como um território dos Estados Unidos.

Os chamados road movies possuem algumas características marcantes - e todas elas ligadas a alguma perspectiva transformadora na vida das personagens envolvidas nestas histórias -, como: as presenças dos encontros, das paradas no meio do caminho; além da vivência de situações que representam rupturas e rebeldias diante dos acontecimentos retratados. Tudo isso está presente em "Relatos do Mundo".

O roteiro nos coloca diante do encontro entre o Capitão Jefferson Kyle Kidd e uma menina de 10 anos chamada Johanna (Helena Zengel). Na medida em que a trama progride, iremos perceber que os dois, apesar da enorme diferença de idade, possuem elementos em comum - principalmente o fato de que ambos são pessoas solitárias neste mundo e que perderam a referência daquilo que eles consideram como o lar. Por isso mesmo, a jornada maior deles em "Relatos do Mundo" é a preparação para o que vem pela frente, tanto para o Capitão Jefferson como para Johanna, e qual a melhor forma deles se posicionarem diante disto.

Por isso mesmo, o ponto mais importante de "Relatos do Mundo" é a excelente dinâmica que se estabelece entre Tom Hanks e Helena Zengel. Além da dupla, chama a atenção também, no filme, a competência da parte técnica - em especial da fotografia de Dariusz Wolski e da trilha sonora composta por James Newton Howard. A se lamentar somente o fato de que as transições entre as paradas no meio do caminho darem a sensação da narrativa ficar um tanto lenta. Mesmo assim, não é nada que prejudique no resultado final obtido por Paul Greengrass.
    Crismika
    Crismika

Enviada em 27 de abril de 2021
    O filme tem uma fotografia deslumbrante acompanhado por um trilha sonora perfeita para o gênero faroeste a que se propõe o filme. O destaque fica para a jovem atriz que tem uma atuação impressionante e a história é bem interessante. Vale a pena conferir.
    Felipe F.
    Felipe F.

Enviada em 23 de fevereiro de 2021
    Talvez Relatos do Mundo fosse o filme que faltava para a carreira de Tom Hanks, um faroeste. Sem bem que, o longa esta mais para um drama ambientado no velho oeste sulista estadunidense. Relatos do Mundo é uma ótima e agradável surpresa na minha opinião, tem um bom roteiro uma atuação e construção de personagem muito sólida de Hanks e uma ótima atuação também da pequena Helena Zengel. Vale ressaltar as lindas fotografias e trilha sonora que o filme tem, e é interessante notar também certo conceitos, ideias e opiniões atuais do diretor inseridos pelo decorrer da obra. O único deslize do filme talvez seja o CGI, que é bem mal feito. Ótimo e belíssimo filme.
    valmyr b
    valmyr b

Enviada em 13 de fevereiro de 2021
    Que grande filme. Que magnífica obra! Uma metáfora do quanto o ser humano é dependente da história; da própria e da interatividade com a de toda a humanidade. Hanks dá mais um show de interpretação, concedendo enorme carga emocional ao seu personagem e "arrastando" junto, todo o staff de atores; mesmo que todos tenham tido rápida aparição, à excessão da ótima coadjuvante, a menina Helena Zengel, que esteve soberba. Fotografia linda; historicidade levada a sério; e cronologia perfeitas dão a esse filmaço, desde já, a preferência para ser apontado como o favorito ao melhor do ano. Cinco estrêlas!
    Jean Sandro S.
    Jean Sandro S.

Enviada em 17 de fevereiro de 2021
    Um filme em um ritmo mais cadenciado, intimista mas muito bom de se ver. Tom Hanks não decepciona e a história apesar de um tanto simples e sem reviravoltas mostra uma amizade que cresce e transforma. Apequena selvagem também manda muito bem. Recomendo.

Enviada em 13 de fevereiro de 2021
    Tom Hanks em ação ou seja Western! Filme baseado num Best Seller e aqui nos proporciona um bom entretenimento, apesar dos clichês e de um roteiro com pequenos furos. É sempre bom vê o mestre Tom em cena.
    Marcel Aoki
    Marcel Aoki

Enviada em 19 de maio de 2021
    Minha opinião:

Antes de saírem oficialmente os indicados para o Oscar, era um dos favoritos para constar como um dos melhores filmes do ano passado.

Isso não aconteceu, acho que é melhor que alguns concorrentes, só que não é uma injustiça ter sido esquecido ou preterido.

Tom Hanks, acredite não concorre a melhor interpretação do ano e também acho que não é injusto.

Tom é um ator muito talentoso, assombrou o mundo ganhando dois Oscars seguidos , em 1994 por Philadélfia e em 1995 por Forrest Gump.

A última indicação para o melhor ator do ano foi em 2001.

O roteiro é regular, a edição deixa o filme ser menos cansativo e portanto é o melhor do longa metragem.

Concorre em prêmios menores, no total são 4 indicações:

Melhor fotografia - acho justo e um dos favoritos

Melhor trilha sonora - não acho a melhor

Melhor design de produção e melhor som - ambos são bons

Disponível na Netflix
    jaime filho
    jaime filho

Enviada em 21 de fevereiro de 2021
    Um homem que lê o jornal para dezenas ou centenas de ouvintes de cidade em cidade, em pleno sul pós-guerra civil americana, encontra uma garota alemã criada por índios. O choque cultural é o que mais chama a atenção, além dos percalços enfrentados pelo personagem.
    carlinhosmcz
    carlinhosmcz

Enviada em 19 de fevereiro de 2021
    Sou fã no gênero e de Tom Hanks e não poderia deixar de ver o filme.
    O filme em si é meio parado e não há grandes emoções no decorrer das duas horas mas mesmo assim vale pela fotografia e atuações.