Eike - Tudo ou Nada
Média
3,0
51 notas

10 Críticas do usuário

5
1 crítica
4
1 crítica
3
3 críticas
2
4 críticas
1
0 crítica
0
1 crítica
Organizar por
Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
Mauro A
Mauro A

16 seguidores 99 críticas Seguir usuário

2,5
Enviada em 25 de setembro de 2022
Eu sei o quanto é difícil escrever um roteiro baseado na vida de uma pessoa. Este filme seria melhor se fosse adaptado para uma minissérie, de vez que muitos fatos sobre a vida deste empresário são omitidos. O filme, em si, mostra apenas o lado heróis de Eike como um empreendedor corajoso que tencionava investir na produção de petróleo e dar emprego para mais de 50.000 pessoas, No entanto sua empresa não se resumia apenas a isso mas MPX (energia), LLX (logística), MMX (mineração), OSX (indústria naval offshore) e CCX (carvão mineral). No filme ficou confuso o motivo da sua decadência e tampouco citou que este esteve envolvido na Operação Lava Jato por acusações de ter pago propina de 16,5 milhões de dólares para o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Ele também tornou-se réu pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro e nada disso é mostrado, mas no encerramento da película tais acontecimentos são registrados em legendas com fotos do verdadeiro Eike. No entanto, o mais ridículo para este filme foi o momento em que ele tem uma visão dos seus casamentos fracassados, tudo exibido como se fosse um teatro em que ele está assistindo. Como já dito acima, melhor teria sido se a vida deste biografado fosse mostrada em minissérie, ou então se fizesse uma continuação deste mostrando a sua tentativa da volta por cima, entretanto, o filme não é para todos os gostos.
Cleibsom Carlos
Cleibsom Carlos

16 seguidores 208 críticas Seguir usuário

2,0
Enviada em 2 de janeiro de 2023
Este filme, assim como o livro em que ele foi baseado, parece ter sido feito por um assessor de imprensa do personagem principal. Esqueça os estelionatos, as informações privilegiadas, a lavagem de dinheiro e os coitados que caíram na lábia do pilantra e tiveram suas economias de anos lesadas. Eike, pela ótica exposta aqui, não é culpado de nada e sim uma "vítima" do sistema. Na verdade, ele deveria ser canonizado por resistir e tentar empreender em uma país tão corrupto como o Brasil. Não me diga!!!!!!!!!! Não caia nessa conversa fiada, pois os crimes de Eike fizeram e fazem muito mal ao Brasil e a corrupção que o filme esconde, dos abonados perfumados de uma "elite" que vê este país apenas como fonte de expropriação, é a principal causa do nosso atraso.
Denise S.
Denise S.

13 seguidores 107 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 25 de dezembro de 2022
Sinceramente, eu ADOREI!
Nelson Freitas está perfeito no papel e a história está muito bem contada.
Retrata fielmente a ascensão e a queda de Eike Batista, é chocante!
Recomendo.
Carlos Taiti Yaguinuma
Carlos Taiti Yaguinuma

60 seguidores 540 críticas Seguir usuário

3,5
Enviada em 31 de maio de 2023
Minha opinião: Um filme nacional que faz a #biografia do brasileiro que chegoua ser o 7º homem mais rico do mundo. De sua sina pela letra “X” onde ele colocava a letra em sua empresas. Desde a venda de sua empresa de transporte por bilhões. E um novo desafio que foi a empresa petrolífera, que no inicio foi o seu maior sonho, que o tornou bilhonário. Mas depois o castelo começa desmoronar. Acreditando em um antigo funcionário da Petrobras. De contrariar os seus amigos e braço direito, porque ele queria ouvir que daria certo. Das transações com o governo Cabral. E o filme também relata de forma rápida o caso da Ex-esposa com o bombeiro, escândalo da época. Uma boa atuação de Nelson e dos outros atores. Até tudo acabar, ele fugir para os EUA. E retornar ao Brasil fazer sua delação e ainda estar com uns milhões de dólares e esperar a sua volta por cima.
Roteiro e enredo boa
Vale apena assistir? sim
Nota: 7
Igor C.
Igor C.

11 seguidores 351 críticas Seguir usuário

2,5
Enviada em 2 de março de 2025
Uma história real que abalou o país, mas infelizmente mais um exemplo de como o cinema brasileiro nem sempre sabe aproveitar o potencial que tem em mãos. O roteiro ficou apressado, atropelando partes importantes e dando foco a elementos irrelevantes. As atuações deixam a desejar, com exceção do grande Nelson Freitas, que entrega um desempenho digno. No geral, é um filme que serve para passar o tempo e conhecer melhor a história de Eike Batista, mas poderia ter sido muito mais impactante.
Frank Fonda
Frank Fonda

7 seguidores 133 críticas Seguir usuário

3,0
Enviada em 12 de dezembro de 2022
Um Competente retrato do capitalismo brasileiro ,Nelson Freitas esta perfeito no papel Principal e que elenco de Apoio.
Sergio Batisteli
Sergio Batisteli

21 críticas Seguir usuário

4,0
Enviada em 24 de julho de 2025
Eike - Tudo ou Nada (2022) - Crítica

Eike - Tudo ou Nada: Uma cinebiografia da ascensão e queda do magnata

Brasil, Rio de Janeiro, 2006. O Brasil passava por um momento de crescimento econômico, impulsionado principalmente pela descoberta do pré-sal, o cenário era perfeito para a ascensão de um novo magnata. O empresário Eike Batista, já era um nome conhecido no mercado e decidiu aproveitar a onda. Ele criou a OGX, uma petroleira que visava explorar as promissoras reservas de petróleo encontradas no pré-sal. Para dar início a esse ambicioso projeto, Eike não mediu esforços e contratou os melhores profissionais de alto escalão da própria Petrobras e formou uma equipe de elite com o objetivo de garantir a vitória nos leilões e na exploração do pré-sal.

(Eike: Tudo ou Nada – Brasil 2022) o longa-metragem é baseado no livro da jornalista Malu Gaspar "Tudo ou Nada - Eike Batista e a verdadeira história do grupo X" (2014). O filme é dirigido e roteirizado pela dupla Andradina Azevedo e Dida Andrade, que construíram uma narrativa no caminho da sátira e da ironia para falar dos bastidores das grandes corporações e parte da política brasileira. Através do cinema a dupla contextualiza como esse mundo do chamado "colarinho branco", pode ser um jogo sujo e corrupto, com seus excessos e perversões.

Essa escolha de como contar a história de Eike Batista não foi feita à toa, pois os diretores sabiam que tinham três atores com uma veia cômica de primeira qualidade. André Mattos interpreta provavelmente o governador mais corrupto da história do Rio de Janeiro, com o sugestivo nome de César Sobral, que certamente por questões jurídicas não foi creditado o nome real de Sergio Cabral. Xando Graça que faz o protótipo do jeitinho brasileiro na pele da malandragem em pessoa, Dr. Oil. O protagonista do filme Nelson Freitas nos apresenta um personagem típico do milionário que não sabe ouvir um não. Ora é ingênuo e desmedido, ora é sarcástico e irônico.

Um dos pontos altos do longa-metragem é justamente a interpretação de Nelson no papel de Eike. O ator consegue transmitir o carisma e a ambição do empresário, além de captar a complexidade de sua personalidade, oscilando entre a euforia e a desilusão. O filme enfatiza a habilidade de Eike em vender seus projetos, ele tem uma linguagem persuasiva e um charme inegável. Essa característica é explorada de forma satírica, quando mostra como o magnata convenceu investidores a apostar em suas ideias, muitas vezes grandiosas e pouco realistas. A caracterização física também é bastante convincente, aproximando o personagem da figura pública que conhecemos.

A fotografia da cinebiografia é outro ponto positivo, com imagens que retratam a ostentação e o poder do universo dos grandes empresários, contrastando com a precariedade de algumas situações de outras partes da sociedade brasileira. As locações escolhidas também contribuem para a construção da atmosfera do longa-metragem e transportam o espectador para o mundo de Eike Batista.

O roteiro do filme é bastante ágil e envolvente, conduzindo o espectador por uma jornada repleta de altos e baixos. A montagem dinâmica e os diálogos bem escritos colaboram para manter o interesse do público. No entanto, o longa-metragem poderia abordar melhor algumas questões, como por exemplo, contextualizar de maneira mais profunda quais foram os fatores que contribuíram para o sucesso e fracasso do mega empresário.

Um dos maiores desafios de uma cinebiografia é encontrar um equilíbrio entre a fidelidade aos fatos e a necessidade de criar uma "licença poética". Eike - Tudo ou Nada busca essa harmonia, mas alguns momentos criados na obra cinematográfica podem incomodar os espectadores mais exigentes.

O filme está disponível nas plataformas de streaming.

Sergio Batisteli é jornalista, criador de conteúdo do 'Blog do Sergio Batisteli - CineConecta'
Mauricio Xavier
Mauricio Xavier

7 críticas Seguir usuário

3,5
Enviada em 16 de janeiro de 2025
Estoria mto bem contada e que prende nossa atenção. Mas, a fotografia pesa demais ao tentar construir uma atmosfera tensa e abusa do tom escuro. Desnecessário ao ponto de incomodar na percepção de algumas cenas.
Alessandra Esteves
Alessandra Esteves

1 crítica Seguir usuário

2,0
Enviada em 24 de setembro de 2023
Como a maioria dos filmes brasileiros, o filme é lento. Outro ponto negativo é a sua indefinição sobre estilo. Documentário ou chanchada? Sem contar com atuações próprias para teatro, mas que em tela ficam demasiadamente caricatas, artificiais.

O cinema brasileiro continuará amador até o dia em que for obrigado a gerar lucro para se produzir. A ANCINE é responsável direta pela baixa qualidade do nosso cinema, em minha opinião.

Ruim. O filme é muito ruim,
jotap
jotap

1 crítica Seguir usuário

0,5
Enviada em 26 de setembro de 2022
Personagens extremamente estereotipados, não contou partes importantes da história, atores ruins. Me senti assistindo um filme para criança.
Uma pena, a história tinha potencial, porém foi muito mal feito.
Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema
  • Melhores filmes
  • Melhores filmes de acordo a imprensa