Troca de Rainhas
    • Folha de São Paulo
    • Papo de Cinema

Almanaque Virtual

por Raíssa Rossi

Uma excelente adaptação de um fato histórico, muito bem conduzida por Dugain, que prima pela direção de atores e pelos planos que lembram pinturas, que são, ao mesmo tempo, belos de se ver e sufocantes de se viver para os personagens.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cineweb

por Neusa Barbosa

É o tipo do filme de época que respira, com personagens atravessados por sentimentos e contradições humanos, ao mesmo tempo que embrenhados em dilemas políticos.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

O Globo

por Sérgio Rizzo

Dugain reconstitui esse episódio histórico com uma encenação caprichada nos detalhes, espirituosa nos comentários e pautada por um olhar contemporâneo que ressalta a opressão de duas mulheres.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Télérama

por Pierre Murat

Marc Dugain, romancista celebrado e diretor prestigioso, [...] usa o esplendor das imagens e dos figurinos para asfixiar ainda mais os seus personagens, prisioneiros de uma cerimônia à qual não podem escapar.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

Talvez por ter vindo das colônias, Dugain tem um olhar duro para a falsidade da corte. [...] Suntuosamente filmada e iluminada, a produção enche os olhos e se beneficia de participações ilustres.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Alexandre Agabiti Fernandez

A narrativa descreve em detalhes a atroz ciranda de maquinações dessa nobreza decadente disposta a tudo, enquanto o Antigo Regime desce a ladeira de uma crise que desaguará na Revolução Francesa quase sete décadas depois.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

O realizador evita levar adiante um posicionamento incisivo, mais direto, propondo a sucessão de instantes que expõem a intenção diretiva, sobretudo a de observar um painel amplo, partindo de demandas e angústias íntimas.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema