Os Fabelmans
    Você assistiu Os Fabelmans ?

Num Sei
    Num Sei

Enviada em 17 de setembro de 2023
    Gosto de me referir a esse filme como o filme do Spielberg sobre o Spielberg. Vi pessoas falando mal do filme por ser muito melancólico, mas isso é esperado de um filme semi auto biográfico que apresenta os fatores do sucesso de um gênio do cinema. Pesquisando um pouco, me surpreedi com o número de fatores reais, incluindo: spoiler: a descoberta da traição da mãe, o encontro com John Ford (note que esse é 100% real, incluindo as marcas dos beijos), e incrivelmente a garota gamada em Jesus
    . Poderia ficar horas falando de como o que faz esse filme são os mínimos detalhes, o sentimento, novamente trazido pela direção impecável do maior diretor do cinema (na minha opinião). Um dos momentos que mais me intrigaram para saber se é real ou não é quando spoiler: o valentão da escola se emociona com o filme do Sam (ou Steve)
    . Se esse momento for real e a fala "não farei um filme sobre isso" também, temos aqui uma das maiores quebras da 4ª parede existentes. Na verdade duvido muito que Spielberg eventualmente revelará a veracidade do momento, já que ele teria que cumprir a promessa. Em resumo, um bom filme 4,3 recomendo. (Arredondei para 4,5 pelo carinho que eu criei pelo filme)
    Enviada em 14 de junho de 2023
    Os Fabelmans é uma emocionante e brilhante autobiografia de Steven Spielberg.

A narrativa mistura lembranças pessoais com uns toques artísticos. É incrível como somos levados pela trajetória do Spielberg, desde quando ele começou a se apaixonar por cinema até se tornar um mestre, passando pelas coisas que inspiraram ele, as dificuldades familiares, e as adversidades enfrentadas na escola, na adolescência.

O jeito como somos apresentados a tudo isso é encantador. A gente sente de verdade as emoções do Spielberg e se conecta com a história dele de um jeito profundo.

Todo o elenco manda muito bem nas atuações, mas quero destacar a Performance poderosa da Michelle Williams, ela está simplesmente incrível.

"Os Fabelmans" é um filme brilhante, enriquecido pelas memórias reais do Spielberg, ele te encante e te emociona, e com certeza vai conquistar o coração dos fãs dele e de qualquer pessoa que ame cinema.

Enviada em 7 de março de 2023
    Steven Spielberg a lenda máxima nos entrega aqui mais uma obra prima e seu filme mais pessoal, até porque conta sua própria historia, seu roteiro é perfeito, sua trilha com mestre williams é incrível e as citações são marcantes. Um filme terno e eterno.
    @cineinstadicas
    @cineinstadicas

Enviada em 5 de março de 2023
    A história em si é muito carismática e bela, mas ao longo do tempo vai se tornando extremamente repetitivo e perde ritmo. Ao final temos uma obra fria e fraquinha, algo como um Cinema Paradiso mas sem sentimentos e "sem sal". Filme morno e desnecessário.
    Andre Belarmino Comercial
    Andre Belarmino Comercial

Enviada em 21 de fevereiro de 2023
    "The Fabelmans" - Roupa suja se lava em casa, Sr. Spielberg !

Cena de "E.T - o extraterrestre":
    Mary (mãe de Elliott) - Por que você não liga para seu pai e diz o que viu (um E.T.) ?
    Elliott - Não posso; meu pai está no México com a Sally.

Steven Spielberg sempre disse que os dramas das crianças em "E.T", com a separação dos pais, eram autobiográficos. Há alguns anos ficamos sabendo que sua mãe largou a família e foi embora com o melhor amigo do pai. É evidente que isso causou um trauma no Sr. Spielberg e agora veio a "vingança" em forma de "Os Fabelmans". Nos anos 1990 uma das irmãs de Spielberg (que também deve ser revoltada com os pais) escreveu um primeiro tratamento do roteiro que hoje é este filme; Spielberg recusou o texto da irmã pois disse que os pais não iriam gostar ... claro que não iriam ! Agora que todos os envolvidos estão mortos, Spielberg reescreveu o roteiro e "jogou a lama no ventilador".
    "The Fabelmans" não é sobre "formação de um cineasta" ou "Hino de amor ao cinema"; o filme é sobre um filho revelando toda a mágoa que ainda tem de seus falecidos pais. O diretor/roteirista apresenta a mãe (Michelle Williams, excepcional mas coadjuvante) como uma mulher fútil, egoísta e desesperada pelo amante e, o pai (Paul Dano, perdido em cena) é mostrado como um "banana", passivo, fraco, sem personalidade; o popular "corno manso" ... Spielberg deve odiar os pais.
    É constrangedor assistir ao filme ( a cena da revelação do adultério é imunda); por vezes, é de vomitar ao ver como Spielberg julga seus pais. Como eles se sentiriam ao vê-los na tela assim ? o filme é covarde (eles estão mortos), cruel e pior : é vazio; uma colcha de retalhos de acontecimentos desinteressantes ( a cena da fanática religiosa seduzindo o Spielberg é de se contorcer na cadeira) e pouco críveis (o colega de escola tendo sua redenção diante de Spielberg pelo "filminho da praia", eu DUVIDO que tenha acontecido).
    Tudo muito ruim.
    Um desastre !
    E Spielberg ainda tem a cara de pau de falar em "Enquadramento de plano" na sequência do encontro com John Ford; logo ele que jogou a carreira no lixo e hoje faz coisas como "Jogador número 1".
    Cinemaby
    Cinemaby

Enviada em 20 de fevereiro de 2023
    Aproveitando uma expressão da modinha, prometeu muito e entregou pouco.

Ficam claros na produção o rigor técnico e a pulsação artística do Spielberg, esta traduzida brilhantemente na atuação do personagem principal e sua mãe.

É um bom filme, porém, deixou uma sensação de incompletude. Ao "subir" dos créditos se espalhou no ar um quê de primeiro episódio de série que ainda tem muito a entregar.
    Adauto Jose Mendes d.
    Adauto Jose Mendes d.

Enviada em 18 de fevereiro de 2023
    Um filme bonito, gostoso de se assistir e foi esnobado pela academia. Uma bela homenagem ao cinema.
    Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 15 de fevereiro de 2023
    "The Fabelmans", novo filme de Steven Spielberg é  tão pessoal que é difícil de comentar ou avaliar, seu roteiro é um primor na construção de personagens, todos extremamente tridimensionais, quebrados, amorosos e carismáticos, talvez a construção ou acontecimentos, principalmente no núcleo de desenvolvimento de Sammy podem incomodar um pouco, porém, sendo os fatos baseados em lembranças de um dos maiores diretores do cinema de todos os tempos deixa os erros banais e dá um tom mágico a obra. A direção é calma, contida, com planos simples e ótimas tomadas, sempre buscando o lado emocional de seus personagens, a trilha sonora é fantástica, a fotografia muda conforme a localidade dos personagens e o ritmo é bom. Um dos pontos altos é a atuação, todos os personagens são bons, porém Michelle Willians está impecável, fazendo uma personagem angustiada e cheia de contravenções sentimentais, e a atriz consegue expressar todos os lados desse sentimento. 8/10
    Arthur
    Arthur

Enviada em 3 de março de 2023
    Os Fabelmans e sem noção de duvidas um dos melhores filmes de 2022. a maioria dos filmes que vejo hoje em dia não me passam nada. Acredito que hoje em dia falta o desejo de expressar seus mais profundos sentimentos em uma tela, coisa que o infame, Steven Spielberg conseguiu fazer com esplendor, nesse filme.
    Desde de o começo do filme percebemos uma o quão magico o cinema é. E como ele pode despertar e revelar coisas que olhos sem nenhuma criatividade não conseguem ver.
    Sammy (Gabriel LaBelle ) o protagonista e um pequeno rapaz que desde pequeno demostra um talento sem limites para o cinema. no começo do filme ele se recusa a ir ao cinema. Reclamando que as pessoas vão fica grande demais, mas depois ele sai com uma ideia que ninguém, felizmente, vai conseguir tirar de sua cabeça: a de se tornar cineasta.
    Não posso deixar de falar da atuação primorosa de Michelle Williams como mitizi a mãe de Sammy.
    o ponto alto para mim, foi a descoberta de de Jimmy quando ele percebe que os seus pais, não são apenas os seus pais, mas são pessoas com sentimentos e ideias diferentes da dele.
    Esse filme em minha opinião e uma declaração de amor ao cinema .faz tempo que não sinto uma euforia de sensações, um misto de alegria felicidade e desespero.
    Esse filme e impressionante
    Rhenner B
    Rhenner B

Enviada em 29 de janeiro de 2023
    Filme longo!. Chato e enfadonho. Gastou- se muito tempo para não se contar quase nada. Simplesmente um filme descartavel .