Era Uma Vez um Sonho
    3,7
    Você assistiu Era Uma Vez um Sonho ?

Rodrigo Gomes
    Rodrigo Gomes

Enviada em 26 de novembro de 2020
    Interpretações incríveis! Um roteiro duro e pesado que trata diretamente sobre responsabilidade emocional, escolhas e coragem. O que temos que aguentar? Até quando precisamos suportar? Cada um precisa fazer a sua vida e apesar de tudo, a família sempre vai ser nossa parte mais importante e o que importa no final.
    Pedro David
    Pedro David

Enviada em 7 de dezembro de 2020
    Achei o filme muito bom! Não entendo o motivo de tantos ataques por parte dos críticos estadunidenses e brasileiros. Talvez seja por questões mais técnicas, embora eu tenha achado a fotografia, direção e construção das cenas incrível. A história mostra a realidade das famílias que lidam com parentes problemáticos e com dependência química, é um filme muito sensível. Eu não acho que tenha sido um “dramalhão exagerado”, como a crítica está apontando. Isso é a realidade, aliás, se trata de uma história verdadeira. O filme fala sobre superação, dependência química, faz crítica ao sistema de saúde americano, mostra a realidade das classes mais pobres dos EUA ( algo que as vezes é raro nos filmes ). Aliás, o que é a atuação da Glenn Close?? Fiquei arrepiado! Construção de personagem incrível, caracterização perfeita. Mais do que merece o Oscar! Não concordo com a crítica, achei o filme ótimo!
    Mislene Moreira
    Mislene Moreira

Enviada em 25 de novembro de 2020
    Filme lindo! Retrata o amor por sua mãe,usuária de drogas. .Vale muito a pena.Chorei ,emocionante. Super recomendo,superação,esperança!

Enviada em 20 de fevereiro de 2021
    Otimos atores em um drama familiar baseado em história real. O roteiro é meio cansativo, mas trata-se de uma boa história.
    Luiz Antônio N.
    Luiz Antônio N.

Enviada em 29 de novembro de 2020
    Baseado em uma história real, o longa mostra a vida de um ex-fuzileiro naval e estudante de Direito, J.D. Vance, que tem o sonho de ser um advogado renomado, mas é interrompido por uma crise família que o obriga a retornar a sua cidade natal e resolver a relação conturbada com sua mãe fazendo o jovem refletir nesta jornada seus antigos momentos com sua avó.

eu gostei muito, uma história real de uma pessoa que mesmo com todas as bagunças de uma família desestruturada ele ainda assim conseguiu ter sucesso na sua vida, uma lição de como não desistir
    Fabricio Menezes
    Fabricio Menezes

Enviada em 25 de novembro de 2020
    Hillbilly Elegy nada mais é do que um amontoado de cena dramática aleatória, apelando o tempo todo pra tentar comover o espectador. Mas o que se esqueceram é que pra emocionar, primeiro de tudo tem que trabalhar os personagens, criar uma conexão de quem assiste com aquelas pessoas. A conexão, pelo menos pra mim, foi nula! Os personagens mal são apresentados e já começam os conflitos sem construção nenhuma. Fruto de um roteiro superficial, que não se preocupa em se aprofundar na história daquelas pessoas. Simplesmente colocam eles gritando, chorando e brigando o tempo todo com o objetivo de forçar uma emoção que não existe. Mt triste pela Glenn Close ter aceitado participar de um projeto tão ruim. De todos que assisti dela, esse é sem dúvidas o seu pior filme. Minha torcida agora é pra que ela não seja indicada ao Oscar, pra não ficar marcada por essa bomba de filme. Realmente a única coisa "boa" do longa foi a personagem dela. O que mostra o talento da Glenn. Mesmo com um roteiro fraco em mãos, consegue fazer milagre.
    jaime filho
    jaime filho

Enviada em 28 de março de 2021
    História intensa e realista. Amy Adans e Gleen Close estão impecáveis. Indicações ao Oscar bem merecidas.
    Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

Enviada em 9 de dezembro de 2020
    Filme muito envolvente, Glenn close da um show de atuação e mesmo com highlights e um envolvimento real na enredo, souberam tirar de um drama da vida real atuações e cenas impactantes !Amei !
    Elizabete Contreras
    Elizabete Contreras

Enviada em 5 de dezembro de 2020
    Acredito que só entende o filme quem vem de uma família disfuncional. Pelo menos para mim, o filme despertou diversos gatilhos... Tanto que após acabar o filme, fiquei "atormentada" por uns bons minutos.

Sinceramente não sou "crítica" de cinema. Não tenho base para isso. Mas acredito que um bom filme é quando retrata contextos que mexe com a realidade das pessoas. E com a minha realidade mexeu.

Ps: As atrizes estavam maravilhosas.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 29 de novembro de 2020
    Baseado na autobiografia homônima escrita por J.D. Vance, "Era uma Vez um Sonho", filme dirigido por Ron Howard, nos conta a história do autor (interpretado por Owen Azstalos, quando jovem; e por Gabriel Basso, na idade adulta), mais precisamente enfocando o fato de como ele conseguiu vencer na vida, mesmo tendo como origem uma família repleta de problemas.

A sua história pessoal nos é contada por meio de flashbacks, no momento em que ele retorna para casa após anos distante, em meio a uma crise familiar com a sua mãe (Amy Adams), que é uma viciada em heroína em recuperação. Quando J.D. volta para a sua cidade natal, ele está num momento definidor de sua vida adulta: estudante de Direito na prestigiada universidade de Yale, ele pode estar prestes a conseguir uma vaga de estágio num grande escritório - o que pode mudar por completo a sua existência.

Na jornada de J.D., existe um elemento constante: o senso de não se sentir pertencente a algo. Quando jovem, enquanto ele passava férias com a família, ele ouvia dos outros garotos que aquele não era o lugar dele. Quando adulto, já estudante de Direito, ele não se enxerga no mundo da Ivy League (e seus jantares chiques, seu ambiente austero). O seu aprendizado pessoal, tendo em vista tudo o que ele experienciou, é o de que, para poder crescer, além de ouvir os conselhos da sua avó (o de que os estudos são a única porta para que ele tenha alguma chance na vida), ele precisa aceitar e abraçar as suas origens caipiras como parte daquilo que ele é.

Uma elegia é um poema triste ou melancólico e que, muitas vezes, é escrito especialmente para ocasiões relacionadas a esse sentimento, como um funeral, por exemplo. No caso da elegia escrita por J.D. Vance, ela se torna um verdadeiro tributo às pessoas que foram determinantes para a sua vida, como o avô (Bo Hopkins), a avó (Glenn Close), a mãe e a irmã (Haley Bennett). Cada uma à sua maneira, foram estas pessoas que permitiram com que J.D. tivesse uma chance.

"Era uma Vez um Sonho" é uma das grandes apostas da Netflix para o Oscar 2021. Em que pese o fato do filme ter obtido uma recepção bastante decepcionante pela crítica norte-americana; acredito que a obra deve, sim, marcar presença nas grandes premiações. Fique de olho em Glenn Close e Amy Adams, ambas excelentes no filme. Gabriel Basso também foi uma agradável surpresa. Não me surpreenderia se ele também aparecesse nas listas de premiações.