Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Ricardo L.
63.294 seguidores
3.227 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 11 de novembro de 2019
Um dos grandes filmes do ano e de um diretor diferente e acima de tudo super talentoso, sendo ele já uma realidade no meio, o grande Joon-ho Bong já tem obras excelentes como O expresso do amanhã e Okja, mas aqui ele tem seu melhor filme, destaca-se principalmente pelo roteiro excepcional com diálogos incríveis, atuações de primeira e um enquadramento de câmera ótimo. Parasite tem potencial para daqui alguns anos se colocado como Obra prima.
Filme ácido sobre as relações sociais. Uma família desocupada, aos poucos assume todas as funções serviçais de uma família rica e aos poucos seus abusos vão sendo revelado, bem como daqueles que foram substituídos e da própria família abastada. Genial.
Parasita tem uma história diferente tendo elementos de comédia e drama não forçado, dando ao filme uma boa fluidez. Mas ao mesmo tempo é uma obra de reflexão, nos mostrando os contrastes da sociedade. O meu desapontamento é com terceiro ato. Mas é um belo filme, recomendo assistir.
Impressionante,é como podemos descrever esse intenso e mergulhante Suspense dirigido por um dos maiores talantos coreanos da atualidade.Ki-Woo é um jovem que vive de maneira miserável com sua família que praticamente não tem o que comer,certo dia ele começa a trabalhar para uma família rica e tem a idéia de infiltrar sua família na burguesia até que tudo começa a sair dos trilhos.O uso do tema Classe Social é muito importante no cinema atualmente,e o diretor sul coreano Joon-ho Bong já mostrou qhe gosta da temática em seus trabalhos anteriores,o que temos em Parasita é um filme extremamente imprevisível e fascinante.A maneira que o roteiro se desenvolve a história fica mais intensa e instigante,é de tamanho brilhantismo o plano em geral de Ascenção da família,tudo no seu tempo de maneira coerente acontece.Temos pontas que criam situações tensas e inesperadas que se acumulam e culminam em um explosivo terceiro ato.O elenco desse filme me impressionou,temos atuações que mostram o que o dinheiro pode fazer a ganância e o jogo sujo e brilhantemente interpretado pela família, seja por que começou tudo(Woo-sik Choi) ou seja pelo seu pai de família que é brilhantemente interpretado pelo Kang-Ho Song que faz uma de suas melhores atuações aqui.A direção de arte é bonita e a criação de ambientes seja da burguesia ou dos pobres é impecável e a trilha sonora é putra a se destacar.Parasita faz juz ao nome,é uma intensa história sobre ganância e mentira,tem um roteiro imprevisível que rende ótimas situações,é muito bem atuado e melhor ainda é a direção desse filme,fortíssimo candidato ao Oscar de melhor filme estrangeiro e do Globo de Ouro,um dos melhores do ano !
Gostei muito do filme e confesso que só assisti após a premiação do Oscar, acredito que seja o primeiro filme Sul-coreano em que tenha assistido. Achei um pouco semelhante à "Nós" e "Corra" onde também a injustiça social são o tema da obra, apesar de propostas diferentes. O filme tem dois momentos, a primeira parte em que são apresentadas as duas famílias e suas respectivas realidades e classes sociais e a segunda parte onde a intensidade das cenas cresce substancialmente, indo de comédia e drama ao terror. Tem um roteiro muito bom, desenvolvimento e atuação perfeita dos personagens. O filme termina de uma forma em que te deixar fazendo uma análise de tudo em que foi construído... e destruído...
spoiler: Só achei que os filhos por serem bastante inteligentes, boa dicção, boa apresentação poderiam ter conseguido um bom emprego antes de trabalharem dobrando caixas e aquelas duas pedradas que o rapaz levou na cabeça, com aquela força o teria matado, mas enfim.. um ótimo filme...
Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes 2019, bem como de quatro Oscars 2020 (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Filme Internacional e Melhor Roteiro Original), "Parasita", longa dirigido e co-escrito por Bong Joon Ho, faz uma crônica social a respeito das desigualdades que fazem parte do mundo globalizado e das grandes metrópoles.
Preste atenção à maneira como os espaços nos quais se passam a ação de "Parasita" nos são apresentados: a família de Ki-taek (Kang-ho Song) reside num pequeno sobrado localizado num andar inferior, sem qualquer conforto; enquanto que a família de Dong Ik (Lee Sun-kyon) mora numa mansão repleta de facilidades. O dinheiro era um problema para a família de Ki-taek (na medida em que todos - pai, mãe e filhos - estão desempregados). Já para a família de Dong Ik, o dinheiro não era um problema - pelo contrário, ele era mais do que suficiente para bancar todos os luxos que a família possui.
A partir do momento em que o filho mais velho de Ki-taek consegue um emprego como professor de Inglês da filha mais velha de Dong Ik, os planos de ascensão social da família desempregada começam a ser colocados em prática. Um a um, pai, mãe e irmã também conseguem empregos na mansão de Dong Ik; e é a partir deste instante que "Parasita" se transforma num filme que reflete também sobre quais os limites éticos da ambição - note também que as personagens da obra são anti-herois, afinal seus atos são moralmente questionáveis.
Em seu sentido literal, o parasita é um "organismo que vive de e em outro organismo, dele obtendo alimento e não raro causando-lhe dano". Quando há um elemento prejudicial nesta equação, entramos num processo conhecido como parasitismo e que é marcado pela dependência excessiva entre esses organismos. Estes conceitos são perfeitos para definir, não só o que é o filme dirigido e co-escrito por Bong Joon Ho, como também todas as críticas que ele faz ao sistema capitalista. "Parasita" é uma obra repleta de inteligência, principalmente na maneira como trabalha cada elemento de sua trama.
Um filme perturbador... acima de gêneros, com muita realidade explicitada na tela. Forte, caricato em alguns momentos, metafórico em vários. Título perfeito para a obra.
História simples,porém de uma inteligência incrível,esse filme de 2 horas passa voando pra gente. Não temos informações antigas das famílias, somente o que é apresentado no presente e por isso não temos que escolher em qual lado ficar e sermos assim imparciais. As duas famílias parecem ser gente boa e estão acostumados com suas vidas de riqueza e pobreza respectivamente,porém os pobres acham uma brecha e através de mentiras, vão se encaixando na classe alta. O problema é que eles sonham alto demais e as mentiras são tantas e todas entrelaçadas que se um cair,derruba os outros. Não fazer planos é a melhor coisa,pois não precisa se preocupar se não der certo,a frase dita pelo pai é verdadeira. A gente passa da tristeza,indignação,oportunismo, alegria,surpresa,injustiça,amor e desespero de uma hora para outra e o final é surpreendente,mas merecido!
A nítida crítica social que se apresenta nesse drama permeado por suspense. Bem interessante e diferente do que estamos acostumados. Vale ser conferido.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade