Réquiem para Sra. J.
    • Veja
    • Carmattos

Ccine10

por Kadu Silva

Vale destacar a cena que encerra o filme, é uma das coisas mais belas e tristes que o cinema já produziu, merece ser admirado e aplaudido de pé por tudo quem envolve. "Réquiem para Sra. J." é um filme difícil de digerir, e completamente não recomendado para quem está passando por momentos de depressão, ainda que sua lição final seja um alivio para a dor.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Cineplayers

por Francisco Carbone

Ponto para atriz e diretor, que trabalham em conjunto para mostrar que os seres podem até ter uma noção meio gasta do que é afeto, mas que as vezes da forma mais inadequada ele é demonstrado.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cineweb

por Alysson Oliveira

Como alegoria sobre a Sérvia, "Réquiem para a Sra J" é a investigação de um país preso num limbo entre o passado e o futuro sem conseguir se livrar inteiramente de um para seguir rumo ao outro.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Críticos.Com.Br

por Luiz Fernando Gallego

O capricho da direção - sem firulas ou exageros, pelo contrário, o filme pode parecer “simples” na sua fluidez pausada como o ritmo emocional da personagem – estende-se aos desempenhos [das atrizes].

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Folha de São Paulo

por Lúcia Monteiro

"Réquiem Para Sra. J." pode ser encarado como uma trágica narrativa nacional, que não conduz à esperança de futuros prósperos, simbolizados em casamentos, nascimentos ou novas promessas. Ainda assim, é possível rir do destino coletivo, e rir em comunhão.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Simone Zuccolotto

Vuletic, que também assina o roteiro, cria um arco dramático sutil, que, sem solavancos, vai dando indícios de uma transformação das intenções da protagonista. Por uma semana acompanhamos, num ambiente hostil, a relação com as filhas que se estreita.

A crítica completa está disponível no site O Globo

The Hollywood Reporter

por Stephen Dalton

A monotonia do cenário, um terreno baldio de concreto invernal pintado em 50 tons de marrom sem alegria, é claramente sombrio, mas artisticamente composto [...] Se Wes Anderson fizesse um filme sobre viúvas balcânicas suicidas, provavelmente seria assim.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Guy Lodge

Alguns espectadores vão ficar estramente satisfeitos com esse catálogo espiral de angústias, enquanto outros devem ficar simplesmente atormentados. O equilíbrio perfeito de um duro realismo e um absurdismo de dar pesadelos pode ser apreciado de qualquer perspectiva...

A crítica completa está disponível no site Variety

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

A expressão extenuada da protagonista, fruto de um esgotamento existencial, dá exatamente o tom do filme, desse desalento que abre diversas possibilidades, algumas delas pouco aprofundadas, como as circunstâncias que levaram a família àquele estado de espírito.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

Surgem aspectos cômicos (no tipo de humor do Leste Europeu), e a história flerta com o absurdo [...] Ao longo dos dias, haverá espaço para muita treva, uma radiografia implacável do estado do país e, sim, um fiapo de luz, porque senão ninguém aguenta.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Screen International

por Dan Fainaru

Segurando o filme do início ao fim, [Mirjana] Karanovic é uma artista consumada, que nunca sai do personagem, seu rosto é uma máscara de derrota confusa sobre situações que ela não pode compreender ou controlar.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Com um fino e rigoroso senso estético, o diretor [...] explicita a dor do luto por meio de uma personagem castigada pelo próprio destino [...], interpretada pela excelente Mirjana Karanovic. Embora a primeira metade seja tensa e deprimente, o roteiro dá uma alternativa para a iminente tragédia.

A crítica completa está disponível no site Veja

Carmattos

por Carlos Alberto Mattos

A atriz Mirjana Karanovic [...] mantém-se quase sempre impassível diante da câmera, seja nos closes, seja nas tomadas distanciadas que resfriam e ressecam a narrativa. É uma aposta estilística que tanto pode sintonizar como enfastiar o espectador. Eu, por exemplo, oscilei entre os dois polos.

A crítica completa está disponível no site Carmattos