Esplendor
    • Critikat.com
    • The Hollywood Reporter

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

O tempo inteiro nos é proposto sentir por diferentes vertentes [...]. Por fim, fica um filme cujo conteúdo pode parecer simples ou de pouca ousadia, mas cuja forma transcende a história que se quer ser contada.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Ccine10

por Kadu Silva

Um roteiro sensível, que usa a metalinguagem de forma brilhante, justamente porque o texto é certeiro em mostrar o que ela propõe. Se não bastasse tanto doçura, a dupla de protagonistas Ayame Misaki ("Ataque dos Titãs") e Masatoshi Nagase ("Paterson") entregam atuações incríveis para seus papeis...

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Aqui há também uma referência igualmente tocante da heroína com sua mãe que sofre de Alzheimer no que vem a ser o clímax de um filme delicado e complexo, que só mesmo os orientais são capazes de nos fazer sentir.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Carmattos

por Carlos Alberto Mattos

No fundo do seu draminha meio açucarado, Naomi Kawase semeia essas ideias um pouco mais sofisticadas, enquanto acaricia o espectador com sua delicadeza audiovisual, seus filtros e suas epifanias de luz.

A crítica completa está disponível no site Carmattos

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

Essa ideia de aproximar a técnica do cinema das nossas condições primárias de percepção confirma Kawase como uma artista sugestiva, que propõe experiências, mais que oferece respostas.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Susana Schild

Com forte carga poética e falas filosóficas, Naomi Kawase construiu mais um filme sensível [...]. Apesar de sua lentidão e de uma certa dispersão interna, “Esplendor” poderá ser apreciado pelos espectadores mais zen.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Preview

por Mariane Morisawa

O relacionamento dos dois terá dificuldades. Kawase às vezes resvala no melodrama, mas em geral explora de maneira gentil essa história original e cheia de significados.

A crítica completa está disponível no site Preview

Screen International

por Wendy Ide

Tipicamente delicado e tão suave quanto um aroma balsâmico, a seriedade bem-intencionada do filme não vai agradar ao extremo mais sórdido do público.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Peter Bradshaw

“Nada é mais bonito do que aquilo que desaparece diante de nossos olhos” é uma linha chave e nos dá a estética orientadora do filme, ou ética. A beleza evanescente e indescritível de uma flor ou de uma nuvem ou de um pássaro em vôo...é fascinante porque é muito breve.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Variety

por Guy Lodge

O que falta é a relação devocional com a natureza presente em grande parte do trabalho anterior do diretor: paisagens exuberantes e formas de vida não humanas são retratadas em “Radiance”, mas contribuem com mais embelezamento estético do que qualquer papel complexo e cósmico no drama.

A crítica completa está disponível no site Variety

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

A japonesa Naomi Kawase tem uma sensibilidade no trato com os personagens, conforme demonstrou com a idosa em "Sabor da Vida" (2015). Igualmente afetuosa, a diretora volta à cena com "Esplendor", tendo personagens em situações singulares.

A crítica completa está disponível no site Veja

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Os vínculos, assim como as motivações, são vagos e claudicantes, sintomas da aposta da dobradinha roteiro/direção num itinerário epidermicamente poético, mas cuja beleza não ecoa na essência, sendo, ironicamente, bem atrativo aos olhos, mas dramatúrgica e expressivamente inconsistente.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Critikat.com

por Antoine Gaudin

Além de sua poesia naturalista ligeiramente afetada, entendemos que os métodos de encenação servem primeiramente para comunicar na tela alguma experiência da semi-cegueira. Mas, embora produzam resultados notáveis ​​aqui ou ali, no comprimento total das filmagens sua estrutra mostra-se bastante difícil.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

The Hollywood Reporter

por Clarence

Assim como nas saídas anteriores de Kawase, "Esplendor" oferece uma fascinante mistura de luzes exuberantes e sons sensivelmente esculpidos. Embora certamente notável, esses elementos oferecem quase nada de novo para a paleta do autora japonesa.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter