Redemoinho
    • Preview
    • Rolling Stone

Folha de São Paulo

por Naief Haddad

A beleza e o impacto do filme estão, em grande parte, fundados em sua austeridade, em sua recusa aos ornamentos narrativos e estéticos. Assim são os diálogos do roteiro de George Moura, que se prendem apenas ao que está embuído de sentido.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Ccine10

por Kadu Silva

Villamarim aproveita a linguagem cinematográfica que lhe dá mais liberdade criativa e usa sua lenta para criar enquadramentos belíssimos, dando para a produção um toque poético, ainda mais por usar das simbologias, o silencio e os ruídos latentes para narrar sua trama.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

CineClick

por Celso Sabadin

Com tanto azul, "Redemoinho" navega por caminhos tortos para deixar uma mensagem otimista. Uma história de erros que pode desaguar num acerto final que não requer justificativas ou explicações.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinema com Rapadura

por Vinícius Volcof

[...] o diretor realiza, em sua estreia cinematográfica, um feito mais difícil do que parece para os realizadores brasileiros: unir o que há de melhor das nossas internacionalmente reconhecidas novelas, com a potência de nosso audiovisual.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cineweb

por Neusa Barbosa

Irandhir e Julio mostram, mais uma vez, porque são dois dos melhores atores do cinema brasileiro atual, desdobrando as camadas de emoções represadas por décadas, que vão explodindo aos borbotões, à medida que a noite cai e que a cerveja solta as amarras.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Críticos.Com.Br

por Hamilton Rosa Jr.

[...] o diretor José Luiz Villamarim, egresso da TV, onde desenvolve uma carreira mais do que respeitável, deve amar os westerns, deve adorar Sergio Leone e Clint Eastwood, porque coloca os dois protagonistas perambulando em volta de uma linha de trem até o encontro casual, na casa da mãe de Guido...

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Papo de Cinema

por Wallace Andreoli

"Redemoinho" acaba não conseguindo debater com maior profundidade o que parecia ser seu mote principal: o conflito entre a permanência numa vida interiorana medíocre e a partida para a cidade grande em busca de algo novo.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Cine Festivais

por Samuel Mariani

"Redemoinho" fabrica uma expectativa e pode segurá-la até quando quiser. A conjunção dos seus elementos fílmicos cria um grande quadro familiar. Do fio da meada, ou seja, a partir de Gildo e Luzimar, derivam-se os outros personagens da trama...

A crítica completa está disponível no site Cine Festivais

Cineplayers

por Francisco Carbone

No fim das contas, sobram belas imagens, sobram talentos envolvidos, mas infelizmente sobra também uma vontade tão genuinamente forte de ser um filme miúdo que essa pequeneza fica evidente e arranha o resultado final, deixando de ser miúdo pelas suas prováveis "intenções".

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

O Globo

por Susana Schild

O embate e, sobretudo, seu desfecho não correspondem totalmente às expectativas. Apesar de atores excelentes, Julio Andrade (Gildo, o que fica) e Irandhir Santos (Luzimar, o que volta) exibem poucas nuances na interpretação de tipos bem marcados.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

José luiz Villamarim [...] estreia no longa-metragem com "Redemoinho". Talento não falta ao cineasta ao compor um registro, ao mesmo tempo explosivo e singelo, da amizade de dois homens que o tempo afastou.

A crítica completa está disponível no site Veja

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

O problema é que a dupla central é talentosa demais para um roteiro que começa enigmático, mas não demora a entregar tudo de bandeja. O que era para ser revelação fica às claras antes do tempo.

A crítica completa está disponível no site Preview

Rolling Stone

por André Rodrigues

A fotografia de Walter Carvalho nos conduz com elegância por estradas de ferro, ruas sujas e pontes fantasmagóricas. Já o roteiro de George Moura infelizmente parece rodopiar sem rumo. A história baseada em obra de Luiz Ruffato desanda e, no lugar da comoção, surge uma sucessão de más escolhas.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone