O Bar Luva Dourada
    • Cineweb
    • Télérama

Folha de São Paulo

por Bruno Ghetti

Há, porém, algo de bizarramente fascinante nessa podridão. A estilização ajuda, assim como um humor inesperado aqui e ali. Mas o diferencial do longa é menos óbvio —e é o seu cerne. Mostra a humanidade de seres que mal se lembram de que são humanos.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Mário Abbade

É justamente esta a intenção do premiado diretor alemão de ascendência turca Fatih Akin: demonstrar que serial killers são seres desprezíveis e que não merecem ser retratados com glamour.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Télérama

por Guillemette Odicino

A FAVOR: Tudo no filme se resume à violência crua, à bebedeira patética e à deformidade. No entanto, estranhamente, é a recusa de Fatih Akin de toma distância, sua vontade de mergulhar nas tripas nojentas e grotescas do abjeto que acaba por nos fascinar.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Carmattos

por Carlos Alberto Mattos

Entendi o filme como um mergulho competente num universo cruel e melancólico, como se Fassbinder tivesse um dia resolvido filmar uma história desse gênero.

A crítica completa está disponível no site Carmattos

Papo de Cinema

por Robledo Milani

A câmera é distante, não se aproxima, apenas observa. Assim, a audiência é exposta à inconstância dos humores desta criatura grotesca, seja jogando suas convidadas porta afora ou enforcando-as com um pano de cozinha.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Screen International

por Wendy Ide

Em uma era em que os cineastas permanecem inexplicavelmente fascinados por serial killers, e ainda estão aptos a glamourizá-los, Fatih Akin adota a abordagem oposta e não há um quadro desse filme que não seja feio.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Deborah Young

A frieza da visão de Akin, provavelmente será cruel demais para a maioria dos espectadores. [...] A história de Fritz é compulsiva e o cineasta a localiza entre um filme de horror com humor negro.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Guy Lodge

Dassler impressiona com desempenho físico, enquanto Tiesel traz um breve vislumbre de tragédia humana oca ao processo. [...] O filme pode não celebrar seu tema, mas o exame íntimo que ele oferece a ele é em si um privilégio.

A crítica completa está disponível no site Variety

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

O psicótico Honka seria sintoma do algo de podre que existe nos porões da reconstrução do pós-guerra. [...]. Falta, no entanto, senso de nuance para tornar mais humana essa história tétrica. [...] Falta dialética a esse retrato chapado demais da miséria, e esse é seu principal ponto de incômodo.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

The Guardian

por Peter Bradshaw

O filme não glamuriza o protagonista, a banalidade, indiscutivelmente, pelo símbolo do mal, está lá. A violência e a misoginia são realmente horríveis e parecem muito autênticas.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Cineweb

por Alysson Oliveira

O diretor turco-alemão Fatih Akin [...] nunca havia feito um filme tão embaraçosamente ruim como este "O Bar Luva Dourada", que mira em Fassbinder e acerta o pior de Lars Von Trier.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Télérama

por Frédéric Strauss

CONTRA: Mesmo compreendendo que através das monstruosidades da tela, é uma Alemanha monstruosa que o diretor busca evocar, o interesse suscitado por esta grande carnificina é muito fraco.

A crítica completa está disponível no site Télérama