16 de março de 2017
No cinema
|
1h 16min
|Documentário
Direção:Eduardo Consonni,
Rodrigo T. Marques
Elenco:Pedro Osmar
Imprensa
3,2 3 críticas
Adorocinema
3,0
Adicionar a coleção
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Twitter
Sinopse
Não recomendado para menos de 10 anos
Pedro Osmar é um grande artista paraibano, apesar de pouco conhecido pelo Brasil. Além de suas músicas ja terem sido gravadas por nomes como Elba Ramalho, Lenine, Zé Ramalho e Zeca Baleiro, esse nordestino talentoso já escreveu muitos textos que foram montados para o teatro. O músico, poeta e artista plástico iniciou sua carreira em 1970, nos festivais de MPB de João Pessoa, e, desde então, segue encantando muitas pessoas.
Críticas AdoroCinema
3,0
Legal
Pedro Osmar - Prá Liberdade Que Se Conquista
O artista pela arte
por Bruno Carmelo
Para um artista libertário, um filme libertário. O primeiro elemento de destaque neste documentário é sua liberdade formal: o paraibano Pedro Osmar ganha um retrato sem entrevistas elogiosas, sem cartelas históricas em tela, sem a linearidade típica das biografias. Os diretores Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques representam Osmar por sua arte, com uma sucessão de canções e performances encarregando-se por si próprias de criar uma imagem do personagem e um contexto social específico – no caso, o Brasil às vésperas das Diretas Já.
O tema torna-se ainda mais pertinente nos dias atuais: as imagens de arquivo da população protestando pelo direito de eleger democraticamente seu presidente espelham nosso ano de 2017, embora datem da década de 1980. A textura granulada e o som deficiente são explorados em total consciência pela dupla de cineastas, capazes de ressignificar os conteúdos e aplic
Ler a crítica
Trailer
2:54
Pedro Osmar, Prá Liberdade que Se Conquista Trailer
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade