The Square - A Arte da Discórdia
    • Washington Post
    • Omelete

Ccine10

por Davi Gonçalves

Já nos primeiros minutos do novo filme [...] o espectador já tem a consciência de estar diante de uma obra bastante singular e provocante, seja pelo humor mordaz ou pelo desconforto.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Cinepop

por Georgenor Franco Neto

Por mais que o The Square critique o povo do “não tenho preconceitos”, os meio intelectuais, meio desconstruídos, Östlund não produz uma filme para agradar algum lado. [...] deixa ainda mais patética a revolta das pessoas que falam coisas do tipo: “como é possível, em pleno ano 2017…”...

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Screen International

por Lee Marshall

Em seu equlíbrio brilhantemente falho, "The Square - A Arte da Discórdia" permanece original, visceral, desconfortável e essencial enquanto experiência espectatorial .

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Peter Bradshaw

O filme realmente traz um espetáculo chocante, esquisito e ultrajante, com instantes de incessante loucura. Eventualmente, ele perde o foco e a narrativa sofre mas o sacrífico para admitir esses momentos extraordinários compensa.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

O que talvez seja mais impressionante sobre o estilo evolutivo de Ostlund como cineasta e comentarista social é sua compulsão por enriquecer cada cena com uma variedade de tons e nuances através do espectro do "sério-cômico".

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

O Globo

por Marcelo Janot

A [cena] que mostra um ator fazendo uma performance de gorila num jantar de gala é antológica e por si só justifica a Palma de Ouro conquistada em Cannes. A ânsia por abordar tantos assuntos às vezes atrapalha, mas não chega a tirar o brilho deste filme provocador.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Variety

por Owen Gleiberman

Em seus melhores momentos, Ostlund é um cineasta focado e excitante mas, infelizmente, ele tem informações demais na cabeça e seus momentos de fraqueza são disformes e didáticos.

A crítica completa está disponível no site Variety

Observatório do Cinema

por Giovanni Rizzo

O que mais incomoda no vencedor da Palma de Ouro é a crença na sua própria inteligência, como se tudo o que diz realmente tivesse um valor incrível para um debate sobre a crise dessa elite cultural, ainda que em muitos momentos sejam apenas obviedades reproduzidas.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Rubens Ewald

por Rubens Ewald

esta comédia é muito particular, com um senso de humor ferino, mas que não chega a provocar gargalhadas. [...] quem não frequenta museus e bienais vai ter dificuldade em achar muita graça na história [...] é diferente, feito com visual adequado para a trama, mas só vai agradar os que sacarem as referencias.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

New York Times

por A.O. Scott

"The Square - A Arte da Discórdia" é, em última análise, uma versão estendida do prolixo pedido de desculpas de Christian, ostensivamente inteligente, talvez até demais, mas também altamente complacente, covarde e perdido.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Washington Post

por Ann Hornaday

"The Square - A Arte da Discórdia" pode ser um dos filmes mais atuais da temporada, mas desperdiça sua própria relevância filmando banalidades na maneira mais preguiçosa e dolorosamente óbvia possível.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Omelete

por Marcelo Hessel

A espiral de caos que envolve o protagonista está longe de tragá-lo numa desconstrução corajosa ou minimamente visual. [...] The Square não consegue ir além da monotonia com que apresenta variações em esquete de uma mesma situação de desconforto envolvendo privilégios socioeconômicos.

A crítica completa está disponível no site Omelete