Invasão Zumbi
    Muito bom
    Invasão Zumbi

Um trem de adrenalina

por Lucas Salgado

Com o sucesso de The Walking Dead, é possível dizer que os zumbis estão na moda como nunca. No entanto, já não fazem tanto barulho nos cinemas, afinal é difícil contar uma história nova envolvendo tais criaturas. Nos últimos anos, comédias como Todo Mundo Quase Morto, Zumbilândia e Meu Namorado é um Zumbi foram alguns exemplos de filmes de zumbis que funcionaram. E funcionaram justamente por oferecerem uma nova perspectiva para o gênero.

Agora é a vez de uma produção da Coreia do Sul mostrar que as criaturas ainda têm vez nas telonas, basta originalidade. E isso não falta em Invasão Zumbi. Dirigido por Sang-Ho Yeon, o longa gira em torno de um pai workaholic divorciado que é convencido pela filha, que mora com ele, a levá-la para passar um tempo com a mãe.

Eles pegam um trem a caminho do Busan, mas a viagem acaba sendo mais difícil do que esperavam. Ao mesmo tempo, começa uma epidemia zumbi em toda Coreia. E um desses zumbis acaba no trem, gerando um tumulto generalizado, em que homens acabam jogados um contra o outro na luta pela sobrevivência. Diante da ameaça, temos aqueles que ajudam à pessoa ao lado, mas também aquele que só pensa nele.

O filme é adrenalina pura. O ritmo já começa frenético e só cresce até o fim. O espectador fica nervoso junto com os personagens e se desespera com as situações de perigo. O roteiro trata de criar inúmeras situações de conflito, na maioria físico, mas também emocional.

Um detalhe importante é que o longa não facilita a vida de seus protagonistas. Os zumbis não são seres lentos que morrem com um simples golpe na cabeça. Eles são insanos, rápidos e resistentes. É claro que o texto oferece alguns truques, mas tudo é muito bem desenvolvido e complexo.

Não bastasse a qualidade do roteiro, deve-se valorizar muito os efeitos especiais e visuais da obra. A maquiagem é excelente e os efeitos não deixam a desejar. Não é um caso em que você pensa: "Poxa, se fosse feito em Hollywood seria ainda melhor!" Não, tudo é de muita qualidade. Uma produção de primeira que mostra que o cinema de gênero não é uma exclusividade da indústria americana.

Repleto de reviravoltas e com um excelente elenco, o longa tem tudo para se tornar referência dentre os fãs de zumbis. Se em Madrugada dos Mortos estão todos presos num shopping e em [REC] estão todos num prédio, aqui a sensação de urgência é ainda maior. Estão todos presos em um trem. Dezenas de passageiros. Que em pouco tempo vão se tornando dezenas de zumbis.

Filme visto na 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em outubro de 2016.

• Jackson A L
      Sim, você já viu esse filme, os zumbis continuam idiotas, porém agora são maratonistas. A maquiagem foi uma das poucas coisas que se salva. O Hospedeiro e Parasita, que também são filmes sul coreanos são excelentes, mas esse, apesar da proposta diferente, é mais do mesmo, porém, dessa vez, com olhinhos puxados.!!
    • RamonesRJ
      é a UNICA parte que o filme pecou!!! mas teve atos inteligentes, e pense: nem todo mundo é inteligente na hora do desespero
    • RamonesRJ
      melhor filme de zumbi disparado!!! vale por tudo ate pelo drama da historia
    • Silva S
      Melhor comentário!! KKKKKKKKK
    • Guilherme Oliveira
      Nota-se que o Mateus ia ser um dos primeiros a morrer, com uma arma num lugar infestado, vou atirar para atrair mais zumbis, claro faz todo sentido. Melhor opção armas brancas. Demais o filme é muito satisfatório. Pena que no quesito burrice acho que o Mateus se incluiria.
    • rafarockeira1234_329
      Eu gosto de série e filmes asiáticos há muito tempo e esse filme eh daqueles q vc fica querendo socar algo e ao mesmo tempo querendo abraçar algo. Top.
    • Allan Oliveira Mello
      Cara, esse é de longe um dos filmes sobre zumbis/infectados mais realista nos últimos anos. O primeiro claro que foi A Noite dos Mortos-Vivos onde nem o público sabia oq tava acontecendo. kk
    • Allan Oliveira Mello
      Quem em um situação dessas não procuraria por uma arma para se defender?Pegaram bastões durante o filme, até mesmo no inicio quando tudo começou, e não se esqueça, estavam num trem, lugar mais Civil que isso é tenso.Quem ficaria parado encarando um ser que tinha acabado de comer uma pessoa?Você na hora: Meu deus, um drogado, cadê a segurança de trem, onde já se viu isso? E ficaria no mesmo local por que obviamente a ultima coisa que vai pensar é num zumbi/infectado.Quem ficaria calmo e parado esperando, sendo que dezenas de pessoas estão fugindo assustadas?Você sabe ler mentes agora para ver quem realmente esta calmo?Se dezenas de pessoas estão correndo, então qual o problema uma ou outra pessoa parada? Sabe uma coisa chamada paralisia? Quando uma pessoa esta com tanto medo que mal consegue piscar.Dentre outras dezenas de situações onde apelam para o clichê da burrice no intuito de gerar tensão.Verdade, esqueceram de mandar algum passageiro falar: Gente, não se esqueçam, temos que agir de uma forma que gera tensão por que estamos num filme, não estamos na vida real onde estamos prestes a morrer, com medo e que a maioria não se importa com os outros, então não se esqueça das poses de heróis.
    • Caio Bruno
      Em uma situação de caos qualquer ser humano cooperaria tranquilamente (Ou bff como você chama) ou vira um bosta como o cara que matou várias pessoas indiretamente para depois virar zumbi e ainda levar o pai da menina.
    • Lara M
      Odeeiiiiiii essa mizera de filme .. Caraí tava tudo ótimo , até a parte que oh pai da menina morre ...cadê ? Vcs não tem coração não ? Manoo tadinha , que final foi esse , lutou tanto pra não sobreviver ? A vai a merda , amei até a parte que ele não morria ...
    • Randeval
      gostei do filme
    • Randeval
      Eu sou bastante crítico nesse sentido também, mas esse filme eu consegui toleram bem.
    • Mateus
      Mais um filme que precisou recorrer à burrice dos personagens para conseguir gerar tensão na trama. 90% das decisões tomadas não fazem sentido algum dentro do contexto de sobrevivência.Quem em um situação dessas não procuraria por uma arma para se defender? Quem ficaria parado encarando um ser que tinha acabado de comer uma pessoa? Quem ficaria calmo e parado esperando, sendo que dezenas de pessoas estão fugindo assustadas? Dentre outras dezenas de situações onde apelam para o clichê da burrice no intuito de gerar tensão.É muito ruim no quesito, estragou o que poderia ter sido um bom filme.
    • Luzimeire S.
      Se fosse da Marvel teria essa nota.