A Síndrome de Berlim
    Você assistiu A Síndrome de Berlim ?

Josiane Viana
    Josiane Viana

Enviada em 6 de setembro de 2021
    O filme é bom, tem uma história coesa. Conta a história de uma fotógrafa em construção de identidade que busca se encontrar como profissional passando um período em Berlim fazendo fotos para seu projeto pessoal. O filme traz uma questão de desequilíbrio psicológico e não um transtorno ou patologia; estaria mais ligada a um tipo de psicose/mania, que supostamente se inicia por experiências traumáticas na infância, fatos que não soube compreender.
    Há momentos que o telespectador pode ser pego querendo entender e sair da situação ajudando o abusador, o que leva a refletir sobre pessoas que se mantém em relações abusivas.
    Acho que vale a pena, a série não é fantasiosa, embora alguns achem difícil ter prédios abandonados, sem moradores de rua; a Alemanha de maneira geral praticamente não possui moradores na rua, especialmente em Berlin.
    Keilinha O.
    Keilinha O.

Enviada em 12 de novembro de 2020
    Eu gostei da trama.. mas o fim deixou a desejar! Suspense bom.. eu fiquei tensa todo o filme.. mas como eu disse faltou um final que nos deixasse satisfeitos.. depois de tanta angústia.
    Telma Esteves
    Telma Esteves

Enviada em 29 de setembro de 2020
    Gostei do filme. Algumas pessoas comentaram que não entenderam o final. Segundo o que eu entendi, a Clare deixo-o ali para morrer, ou seja, o mesmo fim que o Andi lhe queria dar. Ele inclusive fechou a água para ela acabar por morrer sozinha no apartamento. Mas com a ajuda da Franka, ela conseguiu que fosse ele a ficar ali fechado. A caixa das chaves que estava lá em baixo no chão, veio do andar de cima e não das janelas do apartamento que não dava para abrir. Por isso eu gostei bastante do final e não estava a espera que a Clare se fosse safar assim. Provavelmente ele não tinha telemóvel para chamar ninguém porque saiu à pressa da escola. Gostei
    claudia Monica
    claudia Monica

Enviada em 15 de setembro de 2020
    Filme começa bom e prende a atenção. Mas o final... não entendi bulhufas do que aconteceu!! Como a garota conseguiu sair? A caixa foi jogada no pátio pela janela q não abria???? O cara não tinha celular p pedir ajuda?????

Parece que de repente resolveram acabar o filme todo em cinco minutos e ficou uma droga

Pena
    Jorge Alves
    Jorge Alves

Enviada em 2 de fevereiro de 2020
    Ao contrário do síndroma de Estocolmo, em que a vítima cria uma empatia com o agressor, aqui Clare monta um esquema de fuga difícil de entender ao espectador. Com efeito, logo no início, é visível que a vítima entende o seu destino, caso não consiga escapar, quando descobre cabelos no ralo do chuveiro. Mais tarde, caso as dúvidas prevalecessem, ele descobre o que aconteceu com a Canadiana. Por isso, ela tem de encontrar uma estratégia para se libertar, se não quiser ser morta. Daí que ela tivesse de simular uma empatia com Andi e, juntando o útil ao agradável, ela volta mesmo a ter sexo com ele, dando a sensação de que haveria empatia com a dor da morte do pai de Andi. Se isto é um facto ou uma simulação, não importa, o que importa é que a realizadora do filme encontrou a saída precisamente naquilo que é o calcanhar de Aquiles de Andi: o ódio contra as mulheres e o seu charme perante elas. Franka teria sido uma vítima de Andi, caso ela não fosse alemã e ligada a ele pela sua profissão. Andi humilhou-a, mas ela tinha visto Clare. Clare usou este facto para se salvar.
    Aparte da excelência do filme e da interpretação dos actores, a realizadora expôs a inteligência e a solidariedade feminina para capturar um assassino desprovido de empatia por qualquer ser vivo, o perfeito egoísta que não merece a liberdade nem as benesses de viver em sociedade. Parabéns à realização e a todo o elenco deste fabuloso filme.
    Sandra D
    Sandra D

Enviada em 9 de julho de 2019
    Enredo até que me prendeu no sofá, mas o final foi péssimo.
    O que houve com o seqüestrador?
    Deixo péssimo exemplo para sociedade
    Karl M
    Karl M

Enviada em 22 de junho de 2019
    Deixou a desejar. A história parecia instigante, no entanto, o filme acabou redendo um final sem impacto
    Antowan
    Antowan

Enviada em 6 de dezembro de 2018
    Filme até que bom no começo, mas se revelou no final inconclusivo uma perca de tempo, não entendi nada no final, que fim teve o sequestrador? Ele foi punido? Resumindo, grande porcaria de filme !!!
    Yuri F.
    Yuri F.

Enviada em 19 de novembro de 2017
    Roteiro fraco! História se torna monótona apesar do grande apelo. O foco central se perde ao longo da trama sem sucesso ao tentar retomar...tinha tudo pra ser bom, mas nao deu.
    Luiz Antônio N.
    Luiz Antônio N.

Enviada em 14 de outubro de 2017
    Clare é uma fotógrafa australiana que está passando férias em Berlim. Lá, ela conhece Andi, um jovem carismático que logo conquista a atenção da moça.

eu estava achando a história bem parecida com algumas outras que eu já tinha visto e realmente a história é meio padrão mas não é de todo ruim🌟🌟🌟