Como Nossos Pais
Média
3,7
233 notas

27 Críticas do usuário

5
5 críticas
4
8 críticas
3
12 críticas
2
1 crítica
1
0 crítica
0
1 crítica
Organizar por
Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
Eduardo Santos
Eduardo Santos

340 seguidores 183 críticas Seguir usuário

4,0
Enviada em 3 de setembro de 2017
Uma mulher de 38 anos, em crise no casamento, insatisfeita no emprego, com várias diferenças em relação à mãe, é a personagem central de Como Nossos Pais, filme mais recente da aclamada e talentosíssima Laís Bodanzky, e que ganhou 6 prêmios (mais que justos, aliás) no Festival de Gramado este ano. Maria Ribeiro é a protagonista, e ela realmente tem uma atuação fantástica. Questões e conflitos familiares, em que toda aquela pressão de ser mulher brilhante, ótima mãe, excelente esposa, boa dona de casa, profissional extremamente qualificada... Tudo recai sobre a mulher moderna. E ai dela se não der conta. E Rosa é falha. Ela chega a um ponto que afirma não dar conta de tanta cobrança. E sofre com uma revelação bombástica da mãe em relação a quem é seu verdadeiro pai biológico. O filme tem muitos pontos altos, e um deles é nunca cair na pieguice. Rosa é uma mulher real, verdadeira, crível. Nada de histrionismo e exageros. E assim os demais personagens também são desenvolvidos. Não são pessoas idealizáveis, e sim facilmente identificáveis, como se diz: “do mundo real”. O elenco é extraordinário. Os destaques óbvios são para Maria Ribeiro, num papel complexo e bem definido, numa atuação firme e naturalista. Clarisse Abujamra então rouba todas suas cenas. Uma personagem forte em uma interpretação marcante e, eu diria até, brilhante. Felipe Rocha e Paulo Vilhena também têm ótimos momentos em cena. Em papeis menores, Jorge Mautner e Herson Capri dão conta do recado com categoria. A direção segura de Bodanzky, a apurada e impecável parte técnica, a sensibilidade do roteiro muito bem construído... O final em aberto pode deixar algumas pessoas insatisfeitas, mas tudo é coerente em cena. Tudo evolve para um filme que teoricamente parece simples, mas que tem uma profundidade rara de se ver nos dias atuais. Um filme maduro, bonito, tocante e que é mais um belo exemplo de que o cinema nacional pode ser universal e muito bem realizado.
Alexandre M.
Alexandre M.

9 críticas Seguir usuário

4,0
Enviada em 11 de setembro de 2017
Rosa (Maria Ribeiro) está presa em uma carreira que não gosta, em um casamento em conflito, com brigas permanentes com a mãe e tendo que sustentar seu pai meio viajão. Casada com um militante ecologista que está muito mais interessado em salvar a Amazônia do que em ajudar a criar as duas filhas.

Rosa é ácida nesse conflito. E transpira pessimismo. Quer ser dramaturga mas tem que ganhar dinheiro escrevendo folder. Não é militante, mas não é alienada, mas expõe a contradição do companheiro entre salvar o mundo e não ajudar nas tarefas da casa.

Rosa não é uma donzela que precisa ser salva, mas ela quer, desesperadamente sair da situação de angústia que
ela vive. E não adianta esperar príncipe encantado que ele não virá.

Destaque para Jorge Mautner com seus discursos filosóficos dão uma cor especial ao filme.
Kamila A.
Kamila A.

7.940 seguidores 816 críticas Seguir usuário

4,0
Enviada em 26 de abril de 2020
Em Como Nossos Pais, filme dirigido e co-escrito por Laís Bodanzky, acompanhamos a história de Rosa (Maria Ribeiro, numa linda atuação), que se divide entre suas aspirações pessoais (se tornar uma dramaturga) e profissionais (trabalhar como assessora de imprensa); um casamento, aparentemente, em crise com Dado (Paulo Vilhena); a criação de suas duas filhas e a descoberta de um segredo familiar que sua mãe (Clarisse Abujamra) lhe revela.

Ou seja, Como Nossos Pais tem como foco uma mulher moderna, que tem que ser filha, esposa, mãe, profissional e que não sabe como dar conta de todos esses papeis de uma forma satisfatória. E muito de quem somos vem da nossa criação, dos valores que nos foram passados, da identidade que adquirimos a partir do momento em que essas nossas personas sociais são descobertas.

Por isso mesmo, o título do filme é tão bem adequado à história que vemos em tela. Ao longo de Como Nossos Pais, vemos Rosa tentando fugir ao máximo do estereótipo que seus pais eram, como se ela tentasse ser uma versão própria de si mesma. Este é um dilema que todos nós vivemos, quando chegamos à nossa idade adulta. Até o momento em que percebemos que “apesar de termos feito tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos, e vivemos, ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais“.
Luana O.
Luana O.

764 seguidores 557 críticas Seguir usuário

4,0
Enviada em 3 de maio de 2020
Uma história mais profunda sobre relações, tanto familiares, quanto amorosas. Falar sobre o cotidiano é importante, desmestifica a ideia das famílias perfeitas de comercial de margarina. Importante tocar nas feridas, e o filme retratou isso muito bem
Mário Sérgio P.Vitor
Mário Sérgio P.Vitor

96 seguidores 138 críticas Seguir usuário

4,0
Enviada em 28 de fevereiro de 2018
A cineasta brasileira Laís Bodanzky merece ter seus filmes mais vistos. Há todo um cuidado em suas produções e hoje vi "COMO NOSSOS PAIS', seu filme mais recente. Drama sensível sobre relações familiares e conflitos geracionais, tem algumas arestas mal aparadas e uns poucos excessos. Mas, no conjunto, tem uma luminosidade de esperança, reforçada pelas interpretações precisas das atrizes Maria Ribeiro e Clarisse Abujamra. Não chega ao lirismo e à nostalgia dolorida de um CHEGA DE SAUDADE ou de um vendaval dramático de um BICHO DE SETE CABEÇAS, mas cumpre brilhantemente o papel de enternecer e fazer pensar sobre a vida de um modo mais generoso.
Eduardo C.
Eduardo C.

3 críticas Seguir usuário

4,0
Enviada em 6 de setembro de 2017
mostra diversos temas importantes que toda família deve estar atenta e aberta para discutir sobre e faz isso de uma forma gostosa e com fluidez!
Rhayra C.
Rhayra C.

1 crítica Seguir usuário

4,0
Enviada em 18 de novembro de 2019
O filme transborda sensibilidade e transmite a narrativa de forma muito realística... Além disso, a atuação dos protagonistas é muito boa, em especial a das crianças e a do personagem do seu Homero, que é extremamente cativante. Impossível não notar também a autenticidade da Clarice... Vale a pena assistir!
Fantoche Estrangeiro
Fantoche Estrangeiro

1 crítica Seguir usuário

4,0
Enviada em 20 de março de 2022
Como nossos pais

Rosa, interpretada pela Maria Ribeiro, é a protagonista desse filme.
Seu caráter é exatamente o de alguém criado por pais tóxicos.

Creseu sem receber o amor de sua mãe Clarice, interpretada pela Clarisse Abujamra.
Ela é mãe tóxica típica.
A Rosa é adulta mas ainda fica criticando o que a mãe fez para ela.
A Rosa não tem flexibilidade.
E não sabe pedir ajuda a outros. Porque contar com os outros significa admitir que você é incompetente.

Gostei do Homoro interpretado pelo Jorge Mautner.
O jeito dele falar coisas aleatórias é engraçado e irritante.

O pai biológio Roberto é interpretado pelo HERSON CAPRI. Ele sempre atua como um homen bem sucedido.

A cena do enterro acompanhado com o piano da Clarice é impressionante.
Nunca vi uma produção em que o piano da pessoa morta fosse tocado durante toda a cena do enterro.
A sensação de deixar um impacto duradouro, mesmo após a morte.

Eu não entendo o lance Allstar.
Ele jogou fora o tênis porque não gostou do pai do Henrique?

A intuição de mulher sempre acerta.
A reação do Dado parece falsa.

Eu gosto da última cena.
A casa e as plantas deixadas por sua mãe são herdadas e cultivadas.
A Rosa conseguiu se liberar da mãe dela e aceitou as coisas da mãe.
E a própria Rosa mudou.
Ela não aprovava a insistência de sua filha em ir de bicicleta para a escola , mas começaram a ir de bicicleta com capacete.


Palavras novas
platéia 観衆
conceber 孕む
desnortear 導く
pâncreas 膵臓
fantoche 操り人形
hereditário 遺伝の
transgressão 違反
submisso 服従
freira 修道女
monogâmico 一夫一妻制
chifrar 浮気する
cornear 浮気する
confinar 幽閉する
convento 修道院
posar de bom 善人を気取る
sacanear いらだたせる
exalar de poro 毛穴から発散する
Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema
  • Melhores filmes
  • Melhores filmes de acordo a imprensa