Como Nossos Pais
    Você assistiu Como Nossos Pais ?

Eduardo Santos
    Eduardo Santos

Enviada em 3 de setembro de 2017
    Uma mulher de 38 anos, em crise no casamento, insatisfeita no emprego, com várias diferenças em relação à mãe, é a personagem central de Como Nossos Pais, filme mais recente da aclamada e talentosíssima Laís Bodanzky, e que ganhou 6 prêmios (mais que justos, aliás) no Festival de Gramado este ano. Maria Ribeiro é a protagonista, e ela realmente tem uma atuação fantástica. Questões e conflitos familiares, em que toda aquela pressão de ser mulher brilhante, ótima mãe, excelente esposa, boa dona de casa, profissional extremamente qualificada... Tudo recai sobre a mulher moderna. E ai dela se não der conta. E Rosa é falha. Ela chega a um ponto que afirma não dar conta de tanta cobrança. E sofre com uma revelação bombástica da mãe em relação a quem é seu verdadeiro pai biológico. O filme tem muitos pontos altos, e um deles é nunca cair na pieguice. Rosa é uma mulher real, verdadeira, crível. Nada de histrionismo e exageros. E assim os demais personagens também são desenvolvidos. Não são pessoas idealizáveis, e sim facilmente identificáveis, como se diz: “do mundo real”. O elenco é extraordinário. Os destaques óbvios são para Maria Ribeiro, num papel complexo e bem definido, numa atuação firme e naturalista. Clarisse Abujamra então rouba todas suas cenas. Uma personagem forte em uma interpretação marcante e, eu diria até, brilhante. Felipe Rocha e Paulo Vilhena também têm ótimos momentos em cena. Em papeis menores, Jorge Mautner e Herson Capri dão conta do recado com categoria. A direção segura de Bodanzky, a apurada e impecável parte técnica, a sensibilidade do roteiro muito bem construído... O final em aberto pode deixar algumas pessoas insatisfeitas, mas tudo é coerente em cena. Tudo evolve para um filme que teoricamente parece simples, mas que tem uma profundidade rara de se ver nos dias atuais. Um filme maduro, bonito, tocante e que é mais um belo exemplo de que o cinema nacional pode ser universal e muito bem realizado.
    Alexandre M.
    Alexandre M.

Enviada em 11 de setembro de 2017
    Rosa (Maria Ribeiro) está presa em uma carreira que não gosta, em um casamento em conflito, com brigas permanentes com a mãe e tendo que sustentar seu pai meio viajão. Casada com um militante ecologista que está muito mais interessado em salvar a Amazônia do que em ajudar a criar as duas filhas.

Rosa é ácida nesse conflito. E transpira pessimismo. Quer ser dramaturga mas tem que ganhar dinheiro escrevendo folder. Não é militante, mas não é alienada, mas expõe a contradição do companheiro entre salvar o mundo e não ajudar nas tarefas da casa.

Rosa não é uma donzela que precisa ser salva, mas ela quer, desesperadamente sair da situação de angústia que
    ela vive. E não adianta esperar príncipe encantado que ele não virá.

Destaque para Jorge Mautner com seus discursos filosóficos dão uma cor especial ao filme.
    Enviada em 21 de setembro de 2017
    Simplismente um bom filme, retrata muito bem a realida de muitas família, mas nada de impressionante
    Yanko Rodrigues
    Yanko Rodrigues

Enviada em 2 de janeiro de 2020
    Como Nossos Pais é um filme que retrata muito bem várias famílias brasileiras, fala muito bem sobre traição e divórcio.
    Mas é uma história muito confusa, e um pouco arrastado.
    Lidice M.
    Lidice M.

Enviada em 30 de setembro de 2017
    Belo filmel que fala com simplicidade e sensibilidade sobre questões caras às mulheres . A difícil divisão entre trabalho e o cuidado com os filhos.Entre interesses pessoais e obrigações. A complexidade das relações familiares e amorosas. A cena da personagem da Clarice Abujamra ( numa atuação espetacular!) tocando "como nossos pais" no piano é linda e comovente. Uma cena para não esquecer.
    Jeniffer S.
    Jeniffer S.

Enviada em 6 de dezembro de 2017
    As Rosas estão exaustas

Não, não estou falando da flor rosa. As Rosas que estão exaustas são as mulheres. Na verdade, a Rosa que inspirou o título é a personagem do filme Como nossos pais, lançado em agosto com roteiro e direção de Laís Bodanzky (Bicho de sete cabeças).

Tomei a liberdade de pluralizar a situação vivida pela personagem de Maria Ribeiro porque apesar dela ser branca e fazer parte da classe média de São Paulo, a Rosa representa as mulheres quando pensamos sobre os papéis estabelecidos para mulher na sociedade.

A mulher é quem administra o lar e os filhos. É quem na maioria das vezes deixa de lado a profissão e os sonhos para cuidar da casa e da família. É quem trabalha fora, mas também dentro de casa. Tem jornada dupla, talvez tripla, se ela ainda tiver a ousadia de fazer algum curso ou qualquer outra atividade.

As Rosas estão exaustas porque há milhares de papéis estabelecidos que elas precisam desempenhar com perfeição. Não vale surtar. Não vale reclamar. E nem deixar de fazer. A Rosa, de Como nossos pais, sonha em ser dramaturga mas escreve textos publicitários. Cuida de duas meninas (uma pré-adolescente), lida com os segredos e problemas da mãe e as fantasias do pai. Ela tem marido e irmão. Mas Rosa não tem ajuda de nenhum dos dois. A gente percebe que não é porque ela deseja ser a supermulher, mas porque ela precisa dar conta de tudo. Do contrário, a vida de todos ao seu redor vai parar.

O filme é um recorte ficcional de uma realidade possível. E que se você for observar bem o seu cotidiano vai ver que é algo muito comum. Até passa despercebido porque é considerado normal. Eu parei pra observar a dinâmica de algumas famílias. Dizem que o homem é o chefe da casa, mas quem administra e faz tudo andar é a mulher.

Em um determinado momento do filme, Rosa diz: Várias vezes, durante o dia, eu me pergunto se eu estou fazendo o que eu queria estar fazendo. A gente percebe uma ansiedade e frustração. Rosa quer mais do que estão oferecendo. Ela não quer largar tudo e sair correndo. Até tem vontade, mas não faz. No meio do caos, da opressão, ela quer diálogo, quer espaço. Ela quer alguém parceiro para cuidar da casa e da família, quer viver seus sonhos, quer sexo, quer ser feliz. E ela não está pedindo nada demais.
    Peterson Florindo
    Peterson Florindo

Enviada em 15 de setembro de 2020
    Ótimo filme e que retrata a realidade de muitas relações familiares: uma mãe fria que, pai fracassado, outro pai indiferente, e um marido mentiroso com pinta de bom moço. O que é genial no filme é que ele apenas retrata a realidade como ela é: sem lições de moral como se deve ou não viver.

Enviada em 11 de junho de 2018
    Bom drama nacional! História que mostra com realismo o que ocorre numa família desajustada e sem limites, aqui temos Maria Ribeiro em sua melhor atuação, segura e atraente, onde mostra seu corpo lindo em uma das visões bacana, parte traseira em constaste com a paisagem do seu prédio, levando a fotografia do filme ao seu principal destaque. Como nossos pais não é um grande filme, mas se destaca em meio de tantas porcarias nacionais que saem em nosso país.
    Dagoberto M.
    Dagoberto M.

Enviada em 1 de março de 2018
    O cinema brasileiro adora cutucar as relações familiares e isso faz com que os filmes se tornem muito repetitivos.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 26 de abril de 2020
    Em Como Nossos Pais, filme dirigido e co-escrito por Laís Bodanzky, acompanhamos a história de Rosa (Maria Ribeiro, numa linda atuação), que se divide entre suas aspirações pessoais (se tornar uma dramaturga) e profissionais (trabalhar como assessora de imprensa); um casamento, aparentemente, em crise com Dado (Paulo Vilhena); a criação de suas duas filhas e a descoberta de um segredo familiar que sua mãe (Clarisse Abujamra) lhe revela.

Ou seja, Como Nossos Pais tem como foco uma mulher moderna, que tem que ser filha, esposa, mãe, profissional e que não sabe como dar conta de todos esses papeis de uma forma satisfatória. E muito de quem somos vem da nossa criação, dos valores que nos foram passados, da identidade que adquirimos a partir do momento em que essas nossas personas sociais são descobertas.

Por isso mesmo, o título do filme é tão bem adequado à história que vemos em tela. Ao longo de Como Nossos Pais, vemos Rosa tentando fugir ao máximo do estereótipo que seus pais eram, como se ela tentasse ser uma versão própria de si mesma. Este é um dilema que todos nós vivemos, quando chegamos à nossa idade adulta. Até o momento em que percebemos que “apesar de termos feito tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos, e vivemos, ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais“.