Bright
    Regular
    Bright

Raças em conflito

por Lucas Salgado

Primeiro trabalho do diretor David Ayer após receber uma enxurrada de críticas negativas por Esquadrão SuicidaBright é um filme peculiar e de muita personalidade. Ele cria um cenário ficcional repleto de criaturas e espécies diferentes, mas insere em um cenário urbano bem conhecido do público, debatendo exageros da força policial e conflitos raciais. De certa forma, lembra um pouco a ideia de Neill Blomkamp em Distrito 9, mas menos futurístico e mais pé no chão.

Feito diretamente para a Netflix, o filme é conceitualmente interessante, possui uma concepção fascinante, mas a execução, infelizmente, joga muito a perder. A obra é visualmente muito rica, contando com ótimos trabalhos de design de produção e especialmente maquiagem/penteado. São várias espécies diferentes, sendo Orcs e Elfos os mais destacados, além dos humanos, é claro.

Sem os problemas/vícios de montagem de Esquadrão, o longa remete aos dramas policiais dos anos 70 e 80, passando bem o sentimento de tensão racial desde a primeira cena. Neste sentido, é interessante a escolha de um ator negro (Will Smith) para assumir o posto de policial racista diante de um Orc (Joel Edgerton).

Will vive um policial humano que acaba de se recuperar de um tiro recebido por um Orc numa operação passada. Seu parceiro na polícia, um outro Orc (Edgerton), não é visto com bons olhos pelo restante do departamento. Em sua primeira operação após a recuperação, a dupla acaba se deparando com uma Elfa que possui um artefato que pode ser usado para reviver o Senhor das Trevas, criatura malígna que dominou a Terra por muitos anos num passado distante, e que é a razão principal pela qual todos odeiam Orcs.

Ao colocarem a mão no artefato, os dois acabam no foco de diversos grupos que querem o poder do mesmo. E grupos dos dois lados, da polícia e dos bandidos.

O grande problema do filme está no fato de que a história não é boa o suficiente para prender a atenção do espectador e a relação entre os personagens está bem longe de ser bem trabalhada. O próprio Ayer já havia se saído muito melhor em outro drama policial: Marcados para Morrer.

Ayer também não se livrou de todos os vícios dos trabalhos anteriores. A fixação com câmeras lentas em cenas de tiroteio é irritante. O elenco até está bem, mas a superficialidade dos personagens dificulda um trabalho mais destacado. Além de Will e Joel, Lucy FryNoomi RapaceÉdgar Ramírez integram o time da produção.

A ideia de O Senhor dos Anéis encontra Dia de Treinamento pode até sobreviver um brainstorm, mas não sobreviveu essa adaptação.

• Paulo Víctor C
      Caramba, o filme é muito bom. Diverte bem, tem cenários bem trabalhados, cenas de ação, um contexto social / cidade muito bem trabalhados, e não possui uma história clichê. Este Lucas Salgado deve ser fã dos irmãos Netto ou de Friends
    • Edvaldo Marcelo Alves
      Somente vi agora este filme e para mim cumpriu a parte que é a de divertir, até dá vontade de ver a sua continuação e concordo com um dos que já escreveu que talvez a história seria melhor contada em uma serie. Para mim valeu o entretenimento, mas não é filme que eu pagaria para ver no cinema. Para mim vale 3,5 estrelas.
    • l2k99
      putza filme! se não viu o, nem perca tempo lendo essa critica.
    • Willian Torquato
      sabe nada de cinema seu bosta
    • Tiago JOSE DOS REIS
      Mano, esses criticos so sabem falar bem de filme da Disney, que mesmo quando é fraco, ganha 4 estrelas. Bright é bom e ponto final!
    • Luccas Salgado
      você fez eu ter uma crise de indentidade com seu nome
    • Evandro Marquues
      É impressionante a opinião superficial destes especialistas, o filme tem seus erros, mas em geral é um ótimo filme, a história não é boa o suficiente para prender a atenção do espectador, tipo? A história é ótima, é a melhor parte, esse universo completamente novo que relaciona diversos tipos de raças, com preconceito, confiança, testa o policial bom, o policial ruim, corrupção, etc... Ficou demais, e acho que o erro na verdade foi querer colocar tudo isso em um filme só, mas como teremos á sequência, já estou ansioso. Se tudo der certo espero ver mais filmes desse universo.
    • Marcio Silva Baptista
      Este Lucas Salgado é muito charope, tá na profissão errada, tinha que ser pedreiro, se os pedreiros não se ofendessem.O filme mostra (na ficção) a existência de seres de mundos diferentes vivendo com humanos e a existência da magia como uma realidade nos dias atuais.O único pecado é ter sido superficial na base da estoria, pois, como telespectador, sem saber da origem de tudo, fica vago o fato de diversas raças coexistiram.Fora isso, este Lucas Salgado, deveria procurar outra coisa para fazer, pois o filme e muito bom, foge totalmente da mesmice do cinema atual.
    • lucas
      gostaria de participar
    • Paulo R.
      Diverte um pouco pelas cenas de ação, mas achei a história muito sem nexo e o lance com elfos meio forçado e exagerado em alguns momentos, não vou comentar mais pra não spoilear, mas vi por causa do Will Smith, que mais uma vez está bem num papel que sempre flerta com o humor e algumas boas frases de efeito, mas esperava mais desse filme...
    • Fernanda Azevedo
      Euu ameiiii esse filme. A critica ta por fora, quem curte um D&D vai amar! O filme deixou com um gosto de quero mais, creio que terá continuação. Eu recomendo sem duvidas!!!!
    • THARCISIO MOURA D EALMEIDA
      Eu to achando a critica deles severa de mais pra muito filmes, concordo plenamente com o que vc disse kkk
    • Anderson
      Será? Às vezes, até que eles acertam. rsrsrsrsrsrsrs
    • Carlos Renato Hertel
      Podem fazer a crítica que for que isso não muda o fato de eu ter adorado o filme.Só acho que pecou um pouco no desenvolvimento da protagonista elfa e, claro, poderia também ter colocado mais espécies, mas, de resto, o filme é ótimo.
    • Jonathas Camila Guterres
      Adorei!!! fazia tempo que não via algo no ritmo e alucinação dos filmes policiais tipo duro de matar, maquina mortífera e bad boys, com uma tematica maluca mas muito bem trabalhada, é incrivel que uma historia tão alucinada acabe tendo algum sentido... mas tem e ainda aborda temas racistas, tematicas atuais e tem muitos easter egs muitos mesmo, vcs vão adorar olhem!
    • Luana F.
      Adoro cinema pecou e muito na critica. O Filme é incrível, a história é extremamente bem desenvolvida, efeitos maravilhosos, visual perfeito. Filme que deixa aquela ansiedade de quando terá mais. Amei.
    • Vagner Souza
      Adorocinema disse que é fraco, podem assistir que é bom. Kk
    • Miguel E.
      Achei o filme bom, os críticos exageram nas criticas negativas, o problema do filme pra mim foi apenas que quiseram contar uma história de uns 3 filmes em 2 horas apenas, se fosse uma série com um pouco mais de cadência seria perfeito!
    • Cíntia serravale
      E impressionante como os críticos so fazem criticas negativas de filmes. deveriam ser roteiristas pra ver se fazem melhor. filme de entretenimento entendeu, pra divertir não pra filosofar salvo em algumas exceções. críticos idiotas acham que criticar e somente caçar defeitos.
    • Lord D.
      Imagine que o filme todo ocorre em uma noite,como todos o seres ,os elfos vão se cansando.Os orcs tem muita força e são resistentes,enquanto o Wade possui um ótimo treinamento,reflexos e experiência.