Fogo ao Mar
Média
3,7
publicações
  • Estado de São Paulo
  • Cineweb
  • Cineplayers
  • Folha de São Paulo
  • O Globo
  • Papo de Cinema
  • Screen International
  • The Guardian
  • The Playlist
  • CineClick
  • Cinemascope
  • Rubens Ewald

Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

críticas da imprensa

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

Rosi lida com material humano muito rico e variado. Trabalha no registro de um encontro entre civilizações muito diferentes. Mas, ao contrário do que apregoam os defensores de um irredutível choque de culturas, vê aqui a possibilidade de um encontro...

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Cineweb

por Neusa Barbosa

Mais do que entrevistas e evitando a narração, o diretor prefere mostrar uma série imensa de rostos, captando emoções que ator algum conseguiria reproduzir, medo, tristeza, alívio, incerteza quanto ao futuro.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Cineplayers

por Francisco Carbone

O diretor se cerca do prosaico de cada cotidiano para lentamente, entre uma canção ou outra, explicitar o olhar dos moradores para a sombra daqueles novos habitantes, um misto de hóspedes e intrusos que vez ou outra fica explícito demais para não nos espantar.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

A costura do normal ao excepcional, do banal ao trágico agrega intensidade a "Fogo no Mar" sem que se perceba de imediato como o filme expõe o abismo que diferencia a economia e a política da vida de um europeu da de seus milhões de vizinhos.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por André Miranda

Rosi filmou e montou “Fogo no Mar” de um jeito que não aparece um único personagem olhando para a câmera — um feito técnico impressionante nas sequências em que mostra os barcos de imigrantes bem de perto.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Leonardo Ribeiro

A postura muitas vezes voyeurística do cineasta pode ser questionada [...] De qualquer forma, a força destas imagens é inegável, e talvez esta opção pela não interferência, além de certo distanciamento, seja mesmo com o intuito de reservar ao espectador a tarefa da reflexão e do debate.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Screen International

por Lee Marshall

A crise dos refugiados na Europa encontrou sua representação perfeita em "Fogo no Mar", o poderoso documentário, ora chocante, ora intensamente humano, do diretor italiano Gianfranco Rosi...

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Andrew Pulver

O método do diretor Gianfranco Rosi não é estridente; não existe nenhuma grande ação aqui. Seu foco se mantém principalmente nas pessoas [...] Este é um tipo de cinema silencioso e pouco chamativo que, acima de tudo, possui uma força poderosa em si.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Playlist

por Demetrios Matheou

Este filme não é controverso, nem polêmico, ele não oferece um confronto entre os moradores da ilha e os imigrantes. [...] Este não é apenas um documentário competente, e sim um filme muito bom.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

CineClick

por Iara Vasconcelos

A produção parece querer apenas chocar o espectador, sem aprofundar a discussão ou dar voz aos refugiados, que são meros recursos visuais e dramáticos. Também não fica claro como a crise imigratória afeta Samuele e sua família, já que seu cotidiano não parece mudar.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinemascope

por Verônica Petrelli

Por fim, ficou faltando um debate político na obra de Rosi [...] A impressão que fica é de um documentário bem raso que deixa de abordar questões extremamente importantes para o mundo contemporâneo.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Embora tenha sido vencedor do prêmio Urso de Ouro de Berlim, também do Ecumênico, da Anistia, é decepcionante este documentário que ficou também entre os cinco finalistas do Oscar de 17. Lento e básico, traz praticamente nada nem mesmo depoimentos das vítimas...

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema
  • Melhores filmes
  • Melhores filmes de acordo a imprensa