Fogo ao Mar
    3,4
    Você assistiu Fogo ao Mar ?

Renan S.
    Renan S.

Enviada em 22 de outubro de 2016
    Fogo no Mar não se sobre a tragédia, mas se sobressaí em relação ao tanto que se noticia sem qualquer sensibilidade a situação de vítimas. Se sobressaí na maneira com a qual, enquanto observador, consegue se aproximar de sujeitos em ambas as realidades. Na maneira com a qual se deslumbra com a esperança, com uma ingenuidade intocada, ao mesmo tempo em que se desgosta da tragédia:
    Paulo A.
    Paulo A.

Enviada em 29 de maio de 2016
    O cinema é uma arte onde as possibilidades são infinitas. Este filme considerado pelas resenhas como um documentário, guarda, contudo outras possibilidades de interpretação, embora o documento seja o seu principal atrativo, em especial diante do drama da humanidade em constante locomoção, melhor dizendo, fuga da barbárie, da fome, da seca, do horror do terror, da guerra.

Mas "Fogo no Mar", nos reserva surpresas maravilhosas com personagens fantásticos dessa ilha de aporte de milhares e milhares de foragidos de diversas partes da África e da Ásia. Nos reserva surpreendentes personagens, que com seu jeito simples e honesto, puro, é possível dizer, mostram que o muito pouco possuem, é muito diante dos que fogem e aportam no ponto avançado da Europa sonhada pelos miseráveis dos outros continentes. E, aí, a narrativa, muito mais o documento de facetas da vida dura, porém, pacata da comunidade de Lampedusa.

O filme tem enorme sensibilidade. Humanista ao máximo, sem qualquer concessão à ideologia e o denuncismo fácil, tão comuns nesses tempos de grandes tragédias e poucas, muito poucas, histórias edificantes. Menos politização fácil e muito humanismo! Essa a grande marca desta co-produção franco -italiana.

Digno de ser assistido por muita gente. Ajuda não a entender a geopolítica, não os supostos malefícios que os países e os poderosos do chamado primeiro mundo causam aos países colonizados, periféricos, escanteados das benesses do bolo rico da economia do mundo. Não, o filme está interessado em focar o que há de muito bom no ser humano, tanto do lado dos que recebem, mesmo em condições precárias, afinal a ilha é um ponto no meio do oceano, que luta com todas as dificuldades, quanto do lado dos que chegam e ainda conseguem sobreviver à dura travessia por países e continentes.
    Marco G.
    Marco G.

Enviada em 22 de maio de 2016
    Documentário italiano de qualidade sobre o problema dos imigrantes no Mediterraneo. Cinematografia ótima e toca em pontos importantes do problema.
    Cid V
    Cid V

Enviada em 7 de agosto de 2020
    Entre o continente africano e a Sicília se encontra a ilha de Lampedusa, mais próxima do primeiro e, pelo mesmo motivo, ponto quase obrigatório de passagem para refugiados africanos que chegam em barcos improvisados, em condições muitas vezes precárias de saúde ou, inclusive, como cadáveres.

Mais em: https://magiadoreal.blogspot.com/2020/08/filme-do-dia-fogo-no-mar-2016.html