mãe!
    • Folha de São Paulo
    • Télérama

Almanaque Virtual

por Rodrigo Fonseca

Uma espécie de micareta macabra sintetiza naquele lar a Babel das nossas tolerâncias, todas de pavio curto, que, acesos frente ao desamparo de uma força maior, ateiam fogo num paiol de egos, de incongruências, de paganismos afetivos.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

"Mãe!"  [...] é um filme desagradável. Frequentemente angustiante e sombrio, este novo trabalho de Darren Aronofsky tem um primeiro ato que inquieta, um segundo que incomoda e um terceiro que chega próximo do insuportável. A propósito: estou elogiando a obra.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Quarto Ato

por Hillary Maciel

"Mãe!" é um dos filmes mais ousados do século XXI, que beira a presunção e a vaidade. Se apropriar de questões delicadas pode parecer, ao olhar de muitos, uma oportunidade para perpetuar o filme e o nome do seu conceptor. No entanto, Aronofsky traz a sua visão de caos, do apocalipse e do que somos.

A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

The Guardian

por Peter Bradshaw

Talvez seja apenas sobre a alegre anarquia envolvida na destruição, simplesmente levando o público a revirar seus estômagos e à porções de loucura. [...] Como terror é ridículo, como comédia, é surpreendentemente divertida, e como uma máquina para te assustar é uma maravilha.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Playlist

por Jessica Kiang

Uma alegoria religiosa incendiária, um filme de casa mal-assombrada, uma viagem psicológica tão extrema que deveria vir com um aviso de apologia ao crime do ego criativo. [...] O filme mais bombástico, absurdo e fabuloso de Aronofsky.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Cinepop

por Letícia Alassë

[...] Aronofsky presenteia o público com uma singela explicação, o que transforma este longa em uma obra fantástica. ["Mãe!"] é um filme artístico, figurativo e provocador, portanto, é para ser digerido lentamente e como muita interpretação. Se você gosta de desafios, divirta-se!

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Observatório do Cinema

por Vítor Guimarães

De dramas intimistas, embates dialéticos, construção de visuais sombrios e ritualísticos até um assalto visual com inúmeros elementos que emulam verdadeiramente uma guerra, parece realmente não haver nada que Darren Aronofsky não possa trazer como elemento para tornar ainda mais labiríntica essa trama.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Aronofsky está aqui para isso, para provocar, e nunca simplesmente entreter. Afinal, "Mãe!" ensina ao oferecer o conflito. O crescimento vem destes instantes de descuido. A segurança é mera ilusão.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

CineClick

por Iara Vasconcelos

Lawrence sem dúvidas rouba a cena com uma interpretação sólida e visceral de uma mulher que é quase uma "amélia" no início do filme, mas que vai se transformando com o passar dos acontecimentos e buscando força até onde não acreditávamos que fosse possível.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Collider

por Brian Formo

"Mãe!" se apresenta como um pesadelo delirante, mas na verdade ele aborda o processo criativo de um artista, o trabalho sem descanso de uma musa e o público que recebe este trabalho.

A crítica completa está disponível no site Collider

Screen International

por Fionnuala Halligan

Darren Aronofsky entrega uma oda expressionista aos tempos em que vivemos. [...] "Mãe!" é uma declaração pessoal do "fim dos tempos" que expressa a angústia desses tempos, bem como um ódio profundo e sangrento deles.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

Este é um conto que, como qualquer filme do gênero fantástico, ao mesmo tempo que nos intriga com sua situação dramática central, nos empurra para fora com alguns artifícios de enredo poderosamente rebuscados.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Ccine10

por Kadu Silva

"Mãe!", ainda que seja exuberante tecnicamente, não consegue dizer com clareza a mensagem do diretor ao tocar no tema apresentado. (Tenho para mim que é uma forma de criticar muitas instituições e pessoas mundo a fora).

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Cinema com Rapadura

por Rogério Montanare

Tivesse um pouquinho mais de espaço para que nós mesmos pudéssemos montar o quebra-cabeças do nosso jeito, teria sido uma experiência infinitamente mais satisfatória. Pretensiosa ou não, esta obra permanecerá nas cabeças e nas línguas dos cinéfilos por muito e muito tempo.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cineplayers

por Francisco Carbone

Tecnicamente impecável, o filme é construído como um pesadelo sujo e gratuito. Viciado em planos-sequência num nível que lá pelas tantas eles passam a nem serem percebidos mais, Aronofsky é puro excesso em cena, e eu não sei dizer se isso é necessariamente bom ou ruim.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

New York Times

por A.O. Scott

Sr. Aronofsky é um virtuoso de humor e timing, um devoto estudante de forma e técnica que se esforça para ser um visionário crível. Porém, tão selvagem e provocativo quanto as suas imagens, há algo que falta - um elemento de estranheza, de dificuldade, do tipo de inspiração que substitui a simples inteligência.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por Mário Abbade

Aronofsky sustenta a sua homilia por meio do texto, das ótimas interpretações dos quatro atores e também com a eficiência técnica da câmera de Matthew Libatique, um costumeiro colaborador do diretor.

A crítica completa está disponível no site O Globo

ScreenCrush

por Erin Oliver Whitney

Uma viagem única com toques de humor negro, "Mãe!" deve ser o filme mais controverso de Aronofsky até hoje. Embora assumidamente ousado, o filme é uma mistura autoindulgente com ideias demais. Empolgante, mas frustrante.

A crítica completa está disponível no site ScreenCrush

Variety

por Owen Gleiberman

Trata-se de uma estranheza hermeticamente fechada que se transforma em uma experiência de viagem falsa. De todo modo, vá assistir a "mãe!" e aproveite seu exibicionismo de montanha-russa. Mas tenha medo, muito medo, só se você quiser ver um filme que é tão honestamente inquietante quanto é vistoso.

A crítica completa está disponível no site Variety

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Mais uma vez, Aronofsky não se acomoda e faz um filme inquieto, perturbador e de respostas nada fáceis. A princípio, pode parecer um suspense assustador como tantos outros. Engano! Da estranheza nasce um delírio surrealista com citações bíblicas de deixar o espectador perplexo.

A crítica completa está disponível no site Veja

Zero Hora

por Daniel Feix

"Mãe!" proporciona algo oposto à experiência de "Corra!", [...] que se revela bem mais profundo do que parecia inicialmente [...] "Mãe!" tem seus fãs (como "Anticristo"), mas a verdade é que, como o exercício de linguagem que se propõe a ser, fica devendo.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Chicago Sun-Times

por Richard Roeper

A ação e a escala da atuação são muitas vezes mais adequadas a uma peça de teatro elaborada do que a um filme. Lawrence enxerga e grita e chora com grande entusiasmo. Os olhos dela pulsam com um medo louco dos lunáticos que invadiram sua casa. É uma grande performance, mas não uma ótima performance.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Screen Rant

por Chris Agar

A essência do roteiro se desenvolve como uma grande metáfora que pretende comentar o estado do mundo e da humanidade - enquanto força a mensagem na cabeça dos espectadores.

A crítica completa está disponível no site Screen Rant

Boston Globe

por Ty Burr

Com "Mãe!", Aronofsky arremesa a cautela para o espaço e entrega a sua experiência cinematográfica mais abstrata até então. Além disso, é indiscutivelmente o seu pior filme.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

Cineweb

por Alysson Oliveira

Ambição (que pode ser bem ou mal sucedida, mas, geralmente, é um sentimento positivo em se tratando de arte) é fazer um filme sobre a degradação humana mediada por diversos tipos de drogas. Pretensão é fazer uma alegoria com motivos religiosos sobre o mal-estar da contemporaneidade.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Omelete

por Marcelo Hessel

Que demonstração mais desavergonhada de megalomania, recriar o Éden e a jornada de Maria, voltar aos temas bíblicos que marcam sua carreira desde o começo, mas desta vez se colocar frontalmente como a figura onipotente do Criador, inquestionável nas suas escolhas.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

É uma ego trip que vai ficando feia e triste, chegando ao que parece a comer criancinha! Será que foi pesadelo meu?! Não estou disposto a assistir tudo de novo. Melhor aceitar que tudo foi um equívoco de péssimo gosto e insuportável conclusão.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Washington Post

por Ann Hornaday

Nem mesmo o magnetismo de Jennifer Lawrence conseguem impedir que "Mãe!" saia dos trilhos, o que no início acontece cumulativamente, e depois em uma louca corrida durante o estranho clímax do filme.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Critikat.com

por Fabien Reyre

Aronofsky, capaz do melhor ("O Lutador", seu mais belo filme até hoje) mas também do pior (quem se lembra de "Fonte da Vida"?) atinge os limites do seu cinema-peão, capaz de girar indefinidamente sobre si mesmo sem ir a lugar nenhum.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Estamos, portanto, na esfera do filme de "terror de arte", aquele que se vende como reflexão profunda sobre o futuro da humanidade: não mais o mero combate entre o bem e o mal ou a luz e as trevas dos velhos tempos.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Télérama

por Louis Guichard

Deslumbrado com a grande produção, o cineasta perde o controle e confunde audácia com afronta. "Mãe!" deixa o sentimento de cálcule, entre a impulsão do início e o exagero do resultado.

A crítica completa está disponível no site Télérama